v. tr. || fulminar com anátema; excomungar. || Condenar, reprovar energicamente, votar à execração: A assembleia anatematizou o indigno procedimento daquele sóclo.
F. gr. Anathema. atos+izar.
amaldiçoar,maldizer,lançar maldições,anatematizar,fulminar com anátema,adjurar,esconjurar,imprecar,proferir imprecações,remugir,abominar;apontar à execração,votar à execração;condenar alguém ao diabo,encomendar alguém ao diabo,mandar ao diabo;mandar de presente ao inferno,mandar de presente ao diabo;detestar,renegar,arrenegar,praguejar contra,rogar praga,pragalhar,rezar a paulina a alguém,salgar o terreno para que fique maldito e estéril,excomungar,fulminar a excomunhão,separar da comunicação com os fiéis e com a Igreja;benzer-se de,fazer figa a alguém, trovejar contra,ameaçar;ser (amaldiçoado e adj.);incorrer em excomunhão,merecer o inferno,ter uma salmoura no inferno.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
desgraçado de!,ai de!,pobre de!,infeliz de!,maldição eterna a!,ruat cœlum! = caia o céu,em nome do céu!,sê anátema!,honni soit! = maldito seja!,abrenúncio!,mal haja! cachorro de!,raça de!;raios te partam!,raios te comam!;vai-te para as areias gordas!,vai-te para os mares amarelos!;longe vá!,longe de nós!,maldição sem termo sobre ti!,monstro!,t’arrenego!,some-te!,uxte!,arreda!,zurre!,que Deus acoime os teus crimes! Dane-se!.
Frase
Fiat justitia ruat caelum,faça-se justiça, embora desabem os céus (atribuída a Lucius Calpurnius Pisos Caesoninus),.
Deus nos livre!,o tempora! o mores!,Benza-te Deus!,caramba!,que vergonha!,pro pudor!,abaixo,morra!,rua!,rua com!,vade retro!,poh!,víspere!,soco!,não apoiado!,mau!,vá às favas!,outro ofício!,fora!,ápage!,some-te!,vá pentear macacos!,uxte!,cebo!,bolas!,cebolório!,catrâmbias!,ruda!,ponha-se na rua!,gire!,credo!,abrenuncio!,com a breca!,bom prol lhe faça!,à terra!.
ser (maldizente e adj.);ser tão maldizente que nem a si poupa,não ter senão língua,ser catana,ser uma língua afiada,detrair,detrair da honra alheia,demolir reputação,dizer mal de,desgabar,deslouvar;ser capaz de pôr alguém na cadeia e jogar a chave fora (pop.),vilipendiar,viltar,aviltar,ultrajar,vilificar,infamar,denegrir,baratear,dedecorar,assombrar,zegoniar,enlamear,enegrecer,enodoar,enlodar,conspurcar,marear,enxovalhar,sujar;emboldriar (pop.),menoscabar,malsinar,beliscar a honra alheia,fradejar;forjar as mais revoltantes mentiras,tecer as mais revoltantes mentiras,abater,amesquinhar,ananicar,ferretear,estigmatizar;almagrar alguém por ladrão,almagrar alguém por mentiroso;prejudicar,caluniar,assisar,desacreditar,derrear,levantar falso testemunho,fantasiar calúnia,levar para a lama;malferir,desfazer,abocanhar,malfazer a reputação;catanear,assacar tudo contra;poluir,macular,desdourar,desluzir,deslustrar;levantar calúnias,ladrar calúnias;assestar as armas da calúnia contra,cravar os dentes envenenados;pôr por terra,pôr por postas;aluir o crédito,aluir a reputação;imputar,morder na pele de,cortar a casaca,arrastar pela rua da amargura,vituperar,atassalhar,difamar,aguarentar,ofender a reputação de,desferir os mais rudes golpes contra a honra de,pôr a boca a,desmanchar-se em,desfazer-se em,fazer alguém em pedaços,denegrecer,pasquinar;pôr alguém à ou pela rasa;morder,criticar com azedume,assacar aleives,assetear;dizer horrores de,dizer raios e coriscos de;não poupar ninguém;impor infâmias,impor falso testemunho;dar pábulo à maledicência invejosa,tesourar,tosar,dizer de alguém o que Mafoma não disse do toucinho;dizer cobras e lagartos,dizer sapos e saramantigas de alguém;tocar rabeca,desconceituar,arrastar alguém pela lama,atar alguém ao pelourinho da maledicência;pôr alguém raso,pôr alguém mais raso que a lama;atirar a alguém um punhado de lama apanhada das sarjetas (desrespeito);anatematizar;jogar a reputação de alguém na lama;mergulhar a pena em fel,mergulhar a pena na lama;curtir a pele a alguém,afiar a língua para,dizer mal da vida alheia,insimular,falar em desabono de alguém,fazer má ausência de,murmurar,cuspir na honra de,atirar alguém às bocas da calúnia,pôr a resina no arco,pôr alguém de rastos,ser (caluniado e adj.);ser morgado da maledicência,dar resina a alguém,ser assaltado pela maledicência invejosa;andar na berlinda,ficar na berlinda,ficar na rua da amargura;servir de pábulo à maledicência,ser o prato do dia.
Advérbio
Provérbio
Pela boca morre o peixe;Com a mão em teu seio, não dirás do fado alheio.