Adj. || rígido, rigoroso, pouco ou nada inclinado à indulgência, que impõe as condições ou as coisas com todo o rigor; que não tem indulgências para com os outros, que impõe a sua vontade a todos e a tudo; austero: E um dos pais mais severos que se conhece. || Sério, que demanda circunspeção; importante: E afeito aos assuntos severos do governo. (Lat. Coelho.) || Inflexível, inexorável. || Sério, grave: Apareceu com semblante irado e severo. (Man. Bernardes.) Retorquiu com ar severo o romeiro. (R. da Silva.) || Que exprime rigor ou severidade: A virtude severa de D. Filipa influíra no contraste que oferecia a corte. (Herc.) D. Catarina era formosa também, porém de uma beleza severa. (R. da Silva.) || (Fig.) Bem definido, saliente, distinto: Que rosto! em linhas severas se lhe desenha o perfil. (Garrett.) || (Bel-artes) Estilo severo, o que é elegante sem afetação ou em que se patenteia nobreza e regularidade sem falsos ornatos; estilo simples e correto; estilo sóbrio. || -, s. m. o estilo severo.
F. lat. Severus.
conformar,conformar-se,acomodar,acomodar-se,adequar,adequar-se,harmonizar,harmonizar-se,ajustar,ajustar-se;adaptar,adaptar-se,não fugir à regra;ser regular,mover-se na sua órbita;observar,praticar,respeitar,cumprir as regras,cumprir os preceitos;quadrar,sujeitar-se,obedecer,convir com;ser guiado,ser dirigido;adquirir o hábito de;seguir a moda,a corrente;acompanhar a onda,ir na onda,acomodar-se ao tempo,ser fashion,fazer atença com o tempo,ir pelo caminho do carro,deixar-se levar pelo uso,seguir a trilha palmilhada,fazer como os outros,hurler avec les loups,fazer em Roma o mesmo que os romanos;ir com alguém,ir com a moda,ir com as turbas;pôr os olhos em alguém,seguir a ordem natural,submeter-se ao stare decisus,exemplificar,ilustrar,citar,aduzir exemplos.
Advérbio
regularmente & adj,de regra,em regra,por via de regra,de conformidade,de acordo;em harmonia com,como de costume;de praxe,ad instar,à laia de,à guisa de,à semelhança de,à maneira de;instar omnium; more solitum, move majorum.
Provérbio
Interjeição
Frase
Cela va sans dire.;Ça va sans dire.;Ex pede Herculem,Noscitur a sociis.
ser (verdadeiro e adj.);ser verdade,ser a questão,resistir a toda prova,desafiar contestação,inspirar confiança,não temer contradita;não admitir ilusões,não comportar ilusões;fazer fé,ser (genuíno e adj.);ir com o compasso na mão,ter muita sensibilidade;tornar verdadeiro,provar verdadeiro;tirar a prova dos noves,verificar com a maior minuciosidade,desfabular,exatificar,precisar,minuciar,substanciar;rebulir,retocar,corrigir,chegar à verdade (descobrir);obter resultado rigorosamente exato;tornar exato,corrigir,dar quinau,retificar.
Advérbio
realmente e adj.;verdadeiramente,bofé (ant.),na realidade,em carne e osso,deveras,com todas as veras,com toda a verdade (veracidade);certamente;atualmente,exatamente,ao justo,ad amussim,regularmente,perfeitamente,sem requinte de sofisma,de traço em traço,verbatim,varbatim et litteratim;totidem verbis;sic,à letra,ao pé da letra = verbum pro verbo,literalmente,ipsimis verbis;ad unguem,na íntegra,sem discrepar uma coma,ad verbum = sem mudar uma palavra,sem pospor ou antepor uma vírgula,com todos os ff e rr,tim-tim por tim-tim,ponto por ponto,p a pá,santa Justa,miudamente,com todo o rigor,no seu justo valor,sem refolhos,com toda a exatidão,a compasso = com exatidão rigorosa,propriamente dito;sem tirar nem pôr,em suas verdadeiras cores,sob todos os aspectos,sob qualquer prisma que se encare,em todo o caso,de qualquer maneira,à risca,à toda prova,rigorosamente falando,realmente,de fato,com efeito,a bem dizer,para bem dizer,por bem dizer;em boa,em sã consciência;resvés,à média,à justa,na conta,a ouro e fio.
ir direto à questão,deixar de divagações,dizer precisamente o necessário,não se perder em digressões,ir aos fatos,dizer com simplicidade e sem ênfase (laconismo),restringir-se ao principal,não enfeitar.
ser (obstinado e adj.),obstinar-se;torrar,ser a obstinação em pessoa,pôr os pés à parede,nascer de ferro e pouco dobradiço,insistir em,recavar,estar firme,obfirmar;aferrar-se,apegar-se,amarrar-se a uma ideia;resistir magna vi = não ceder uma linha,não voltar atrás,entesar,teimar aos pés juntos,ficar na sua opinião e daí não sair,encastelar-se no último reduto,embezerrar-se,emburrar em,não se deixar arrastar,levar de birra,ir barlaventeando de tudo,não fazer caso de oposições,não dar pelo leme,fazer fincapé,jogar a sua última carta;renitir,restribar,fazer-se forte,embirrar,levar de birra,encanzinar-se,insistir,caturrar,fincar pé,aferrenhar-se,encarniçar-se,encanizar-se,não dar o braço a torcer,birrar para alguma coisa,não tirar da cabeça,encasquetar-se,caturrar,mostrar-se caturra,estar teimoso em,emperrar-se,teimar,turrar,recalcitrar,renhir,persistir (perseverar);não voltar a cara atrás,relutar,perseverar em,porfiar em,apegar-se a alguma coisa,refilar,remenicar,martelar,encaprichar-se,cismar,marralhar,fazer questão de,fazer capricho em,não transigir;tornar obstinado,obcecar,desvairar,empolgar,cegar,apaixonar,preocupar,absorver,tornar contumaz;encasquetar (uma ideia).
Advérbio
obstinadamente e adj.;sobreteima,sem desfalecimento,com muita teimosia e subst.;cerradamente,tira que tira,aos pés,juntos,à carga cerrada,a pé firme,a pé quedo,sistematicamente.
ser (importante e adj.);ser alguém,ser alguma coisa,fazer ruído,ser alvo dos olhares e da atenção geral;merecer a atenção,atrair a atenção;ser digno de atenção,enlevar,empolgar,encantar,prender o espírito,fazer vista,levar os olhos,excitar a curiosidade,dar muito que falar,entrar em conta;fazer sensação,fazer estardalhaço;guiar os passos a alguém,ser de peso,ser de ver,avantajar-se,influenciar,não precisar de ser comentado,tocar de perto,sobrelevar de importância,preponderar,pesar na balança,dar nas vistas,ser de toda a atualidade,causar sensação,ocupar um lugar de decisivo relevo,interessar a,fazer ao caso,dar muito que falar,ter grande significação,repercutir,importar,significar,ressaltar,realçar,ressair,sobressair,campar,campear,brilhar,destacar-se,tomar colo,distinguir-se,avantajar-se em importância,primar,ter a primazia,relevar,fiar fino,avultar,merecer acolhimento,chamar a atenção;dar no goto,cair no goto;deixar no espírito boa impressão,vir à tona,tomar a dianteira,aquilatar,exercer decisiva influência;prender os olhos,refletir-se em,repercutir;abalar,sacudir,deixar tudo mais na sombra;assumir gravidade;atribuir,ligar,dar importância;apreçar,importar-se com,fazer caso de,ter consideração,dar o ser a,interessar-se por,tomar interesse por,empenhar-se,inquietar-se,preocupar-se,sublinhar,dar relevo a,esbater,grifar;pôr em itálico,pôr em versal,pôr em letras garrafais,pôr em letras de fogo;acentuar,assinalar,fazer cabedal de,(indicar);fazer estardalhaço em torno de,levantar grande celeuma,agitar a opinião,focalizar,tomar grandes proporções,tomar vulto,crescer de importância,abrilhantar,tornar saliente,cunhar.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.
abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.
Advérbio
tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).
ser niquento,ter má boca,ser de mau contento,achar defeito em tudo,ser difícil de contentar-se,ver manchas no sol,rabujar;implicar,rezingar,não dar trégua.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Noli me tangere;Querer sol na eira e chuva no nabal;Querer uma no papo e outra no saco.
ressentir-se com alguém,magoar-se com alguém,apurar-se com alguém,mostrar-se ressentido com alguém,queixar-se de,resmungar,regougar,melindrar-se,não estar com os seus alfinetes,formalizar-se,escandalizar-se,perder a calma,embespinhar-se,abespinhar-se,encavacar;dar a casca,dar o cavaco;ir à serra,suscetibilizar-se,sentir-se,agastar-se,encolerizar-se,assomar-se,alterar-se,apostemar-se,irritar-se,escabrear,encatramonar-se,embezerrar-se,estourar,afinar-se;indignar-se,marfar-se,escamar-se,estar como uma bicha,arrufar-se,emonar-se,encrespar-se,enfadar-se,morder os beiços,rebramar,enfurecer-se,fremir de indignação,tremer de raiva,embuchar,queimar-se,impacientar-se,fumar,ficar fulo de raiva,torvar = tornar-se carrancudo,ir às do cabo,espumar de raiva,encrudelecer-se,assanhar-se,encruar-se = exasperar-se = azedar-se,rebentar ou arrebentar de cólera,raivar,raivecer,raivejar,arreliar-se,arreganhar os dentes,engrifar-se,arrenegar-se,quizilar-se,arder de impaciência;fumegar,fumear a cólera no peito de alguém,escumar sangue e bile,remorder-se de raiva;levar-se do diabo,levar-se da breca;estar ardendo em brasa,aquecer-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,subir a cólera ao rosto,entrar numa irritação tremenda,ficar numa irritação tremenda,atirar com tudo pelos ares,destemperar-se,expectorar,prorromper,dar pulos,dar pulos de corça,dar por paus e por pedras;perder a compostura,perder o controle de si mesmo;arrebatar-se,estomagar-se,desencadear-se,desenfrear-se,desenfrenar-se,espinotear,entrar em desesperação,sapatear,zangar-se,amuar-se = enfuniscar,quebrar a ira em alguém,falar ab-irato;deitar cobras e lagartos,dizer cobras e lagartos,falar cobras e lagartos,despeitar-se,desainar,deitar escuma pela boca;soltar ou estar soltando fogo,soltar fumaça pelas ventas;estar cuspindo fogo;estar comendo marimbondo. espinotear-se em espasmos de ira;enviperar-se,dar-se por agravado,dar-se a perros,bufar de raiva,deixar-se cegar pela cólera,transparecer a cólera no rosto,irar-se,atear-se,atiçar-se,acender-se em ira,descarregar vista flamejante sobre,ferir lume,chamejar,chispar,comer-se de raiva,franjar de espuma a boca a alguém,comer as mãos de raiva,dar cavaco,tomar aspecto sombrio,ter o rosto carregado,saírem os olhos das órbitas a alguém,rabear,fazer beicinho,carranquear,embirrar,embezerrar;carregar a celha,carregar o sobrolho;arreminar-se (pop.);sair de si,sair fora de si;perder as estribeiras,enfervecer-se a sanha de alguém contra;fazer boquinha,pôr-se de tromba,arreganhar os dentes,enfrenesiar-se,frenesiar-se = impacientar-se,ir tudo raso,perder a tramontana,desatinar-se,alucinar-se,praticar desatinos,afiar a espada contra alguém,bravear,bravejar,esbravejar,esbravecer,inflamar-se,chispar,chiar (fam.),subir o sangue à cabeça,causar raiva,afrontar,envenenar,chegar a mostarda ao nariz de alguém,enfuriar,enfurecer,provocar,assovelar = impacientar,arreliar,azoar,faltar a paciência,enjoar,avinagrar,azedar,despeitar,incender;perder as estribeiras;atear indignação,exigir indignação,impor indignação;indignar,fazer a alguém fel e vinagre,fazer espirrar a alguém,fazer a alguém sangue de bugio,picar,agravar,exacerbar,trazer braçadas de gravetos para a fogueira;deitar lenha no fogo,deitar azeite no fogo,deitar combustível no fogo;endemoninhar,endiabrar,acirrar,açular,provocar,escandalizar,enfezar,irritar,irar,aziumar,encalmar (excitar).
Advérbio
zangadamente e adj.;num lampejo,num assomo de cólera;azedamente,torvamente = com o sobrecenho carregado,com fero cenho,de má vontade,pelos cabelos,sombriamente e adj.;a corpo perdido = furiosamente.
Provérbio
Interjeição
que diabo!,vá para o diabo!,com o diabo!,com trezentos mil diabos!,com seiscentos demônios!,proh pudor!,arrenego!,arrenego do diabo!,irra!.
Frase
A indignação lavra em vibrantes protestos;Deu-lhe, picou-lhe a mosca;Ira furor brevis est;a ira é uma loucura passageira.
Deus nos livre!,o tempora! o mores!,Benza-te Deus!,caramba!,que vergonha!,pro pudor!,abaixo,morra!,rua!,rua com!,vade retro!,poh!,víspere!,soco!,não apoiado!,mau!,vá às favas!,outro ofício!,fora!,ápage!,some-te!,vá pentear macacos!,uxte!,cebo!,bolas!,cebolório!,catrâmbias!,ruda!,ponha-se na rua!,gire!,credo!,abrenuncio!,com a breca!,bom prol lhe faça!,à terra!.
mortificar-se,macerar-se;castificar-se,viver em observância,mortificar o fogo dos instintos,ciliciar-se,flagelar-se,autoflagelar-se,votar-se a uma pobreza voluntária;fazer voto de pobreza.