s. m. || ação de arrojar ou expelir. || Ousadia, audácia, intrepidez; ânimo, denôdo, temeridade, arrojamento, afoiteza: Aplaudira com paixão o arrojo e os distintos feitos que ilustravam o mancebo. ( R. da Silva. ) || (Pop.) Tumor, nascida. || (Trás-M.) Forcado de lavoura. || (Bras.) Aparato, ostentação. || (Nordeste) (pop.) Entusiasmo, animação (fal. de festas). || -, s. m. pl. aquilo que é arrojado: Era uma dor que lhe sacudira cinco anos o peito, como os arrojos da cratera... (Camilo, Um Homem de Brios, III, p. 59, 4ª ed.) || O que o mar arroja, arrolados, destroços.
F. Arrojar.
ser corajoso e adj.;andar em foro de valente,destemer;fazer frente ao perigo;encarar,afrontar,enfrentar,requestar,arrostar,desafiar,desprezar o perigo;familiarizar-se com o perigo = amoliri pericula;afrontar a morte,dar provas de valor,contrastar com os perigos,não ser para graça,lançar-se em empresas arriscadas,provar-se homem,encarar de frente,afrontar sem pestanejar,oferecer-se aos maiores perigos,ter barbas para;deitar os corninhos de fora,deitar os corninhos ao sol = adquirir ousadia;ganhar ânimo,ganhar ousadia;cobrar-se de um medo,sobrepujar perigos,armar-se de coragem;aviventar-se = cobrar ânimo,cobrar forças;fazer das tripas coração;animar-se,atrever-se,afoitar-se,resolver-se,abalançar-se,aventurar-se,arremessar-se,expor-se,arrojar-se,determinar-se a;cometer sua ventura a Deus,arriscar-se,ousar,despicar-se = portar-se na altura,pelejar rijo,ser homem para,ser mulher para,dar que fazer,ir ao extremo de,haver-se na luta com bizarria,bizarrear,bater-se com espartana bravura;enfrentar o perigo com a serenidade dos bravos,perder a timidez,deixar bom sinal de sua coragem,desacanhar-se,amarrar o guizo no pescoço do gato,entrar no antro da fera;infundir ânimo,inspirar ânimo,demonstrar valor;afoitar,meter em brios,desatemorizar,desapavorar,desaterrorizar,restabelecer a calma,desacobardar,infiltrar nos espíritos a ideia da luta,inocular brio,fortalegar,fortalecer,virilizar,animar,reanimar,acoroçoar,fortificar,encorajar.
Advérbio
corajosamente e adj.;sem pestanejar,a peito descoberto = arca por arca = peito a peito,face a face,frente a frente,desabafadamente.
ser impetuoso e adj.;não medir consequências,dasafiar a morte,meter-se em altas cavalarias,ter sangue nas veias,ter cabelo no coração,brincar com o fogo,não olhar a nada,ter o sangue quente,ter o sangue na guelra,abalançar-se ao maior perigo,despropositar-se,descomedir-se,lançar a cascavel ao gato,mexer em casa de maribondos,bulir em casa de maribondos,levar o gato à água,disparatar,ousar,aventurar-se,expor-se,arriscar-se,atrever-se,afoitar-se,arrojar-se a,abalançar-se a,chegar ao extremo de,desacautelar-se,desguardar-se,desprecatar-se,descuidar-se,desprevenir-se,acordar o leão que dorme,amarrar o guizo no pescoço do gato,desmesurar-se,apoiar-se em um caniço,caminhar para a destruição.
Advérbio
impetuosamente e adj.;à corps perdu,aosadas (ant.),com atrevimento,com ímpeto,arrancadamente,tolamente = sem prudência.
Provérbio
Interjeição
Frase
Aconteça o que acontecer;Audaces fortuna juvat;Seja o que Deus quiser;Alea jacta est.
ser (insolente e adj.);presumir,pôr os pontos muito altos,arrogar-se,atrever-se,arrojar-se,sair-se,adiantar-se;fazer de príncipe,afetar ares de príncipe;fazer de princesa,afetar ares de princesa,engrimponar-se,topetar-se,sobrancear,imposturar,ter cara para,tomar a mão a quem lhe dá o pé,trazer o rei na barriga;meter-se a taralhão ou tralhão,tomar confiança;fazer-se fino,fazer-se forte,chegar a,afrontar,insultar,tripudiar,espezinhar,desmerecer,desprezar,desdenhar,desacreditar,humilhar,menosprezar,pejorar,sevandijar,vilipendiar,fazer baixar os olhos,sobreolhar,olhar com sobranceria;olhar por cima dos ombros,dedignar-se,assoberbar,dar sota e ás a alguém,tratar com insolência,recachar-se,respingar = levantar a grimpa,grimpar,não respeitar ninguém,entesar,responder com atrevimento,fanfarrear;tratar com soberba,arrebitar-se;vir com sete pedras na mão;responder com sete pedras na mão,falar de papo ou com ares de importância,mostrar modos imperiosos,falar com rompantes,entonar-se,desaforar-se,fazer do sambenito gala,fazer carrancas,vir com as mãos à cara,engalispar-se,ensoberbecer-se,subir de pensamento,empinar-se,erguer a crista,despejar-se,desavergonhar-se,desfaçar-se,ter o despejo de,deslavar-se,impar de petulância,fazer sobranceria a alguém,pôr-se às maiores com alguém,descocar-se,descarar-se,desbriar-se,arrogar-se,arvorar-se,apropriar-se,tomar a liberdade de,alçar o colo,calcar aos pés,apisoar;atrever-se,prevalecer-se de.
Advérbio
insolentemente e adj.;regateiramente,com fumaças de gente,de mão na ilharga,ex-cathedra,doutoralmente.
Provérbio
Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.