adj. e s. m. || que ou o que tem orgulho; soberbo, altivo: Dançou apenas uma contradança com Maria, e pareceu, na verdade, um pouco taciturno e orgulhoso. ( Eça , Maias , I, c. 2, p. 63, 3ª ed.)
F. Orgulho.
ser (orgulhoso e adj.);olhar os outros por cima dos ombros,ser de nariz arrebitado,ter muitos fumos,levantar a fronte,criar bico,apontar-se em orgulho,tratar com soberba,trazer o rei na barriga,não caber no mundo,não condescender em,ter despeito por,não se dignar,não haver por bem,ter menosprezo por,encrespar-se com soberba,não se dignar descer de sua importância,ser cheio de vento;sobreolhar = olhar sobranceiramente = olhar por cima dos ombros;desdenhar,orgulhar-se,orgulhecer-se,blasonar-se,bazofiar,vangloriar-se;levantar a fronte,levantar a grimpa;ensoberbecer-se,altanar-se,assoberbar-se,ufanar-se,timbrar;encher-se de ufania,encher-se de orgulho;desvanecer-se,gloriar-se,tufar-se,responder com entono,emproar-se,endeusar-se,arrebicar-se,recachar-se,entufar-se,enfunar-se,enfumar-se,inchar,sobalçar-se,criar bico,enfatuar-se,apavonar-se,encrespar-se,enchouriçar-se,engrimponar-se,encristar-se,encristinar-se,engrimpar-se,desvanecer-se,prevalecer-se de;encher de orgulho,fazer o orgulho de,orgulhar.
Advérbio
en grand seigneur,em tom doutoral,com sobranceria,com arreganho,de cabeça erguida,de fronte erguida;do alto de seus coturnos,do alto de seus tamancos;com ufania,com justificado orgulho;orgulhosamente e adj.;de modo orgulhoso.
ser (insolente e adj.);presumir,pôr os pontos muito altos,arrogar-se,atrever-se,arrojar-se,sair-se,adiantar-se;fazer de príncipe,afetar ares de príncipe;fazer de princesa,afetar ares de princesa,engrimponar-se,topetar-se,sobrancear,imposturar,ter cara para,tomar a mão a quem lhe dá o pé,trazer o rei na barriga;meter-se a taralhão ou tralhão,tomar confiança;fazer-se fino,fazer-se forte,chegar a,afrontar,insultar,tripudiar,espezinhar,desmerecer,desprezar,desdenhar,desacreditar,humilhar,menosprezar,pejorar,sevandijar,vilipendiar,fazer baixar os olhos,sobreolhar,olhar com sobranceria;olhar por cima dos ombros,dedignar-se,assoberbar,dar sota e ás a alguém,tratar com insolência,recachar-se,respingar = levantar a grimpa,grimpar,não respeitar ninguém,entesar,responder com atrevimento,fanfarrear;tratar com soberba,arrebitar-se;vir com sete pedras na mão;responder com sete pedras na mão,falar de papo ou com ares de importância,mostrar modos imperiosos,falar com rompantes,entonar-se,desaforar-se,fazer do sambenito gala,fazer carrancas,vir com as mãos à cara,engalispar-se,ensoberbecer-se,subir de pensamento,empinar-se,erguer a crista,despejar-se,desavergonhar-se,desfaçar-se,ter o despejo de,deslavar-se,impar de petulância,fazer sobranceria a alguém,pôr-se às maiores com alguém,descocar-se,descarar-se,desbriar-se,arrogar-se,arvorar-se,apropriar-se,tomar a liberdade de,alçar o colo,calcar aos pés,apisoar;atrever-se,prevalecer-se de.
Advérbio
insolentemente e adj.;regateiramente,com fumaças de gente,de mão na ilharga,ex-cathedra,doutoralmente.
Provérbio
Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.
desprezar,abasmar (ant.),abandonar,renegar,desdenhar,menoscabar,atropelar,mascabar;olhar com desprezo,tratar com desprezo;escorraçar,escornar,escornear,escornichar;fazer caso de alguma coisa como da lama da rua;não fazer caso se,transcurar,descurar,deszelar,esquecer-se de,não fazer caso nem cabedal de,espezinhar,conculcar,ter em pouca ou nenhuma conta,desadorar,não levar em conta,zingrar;tratar com indiferença,tratar com frieza;não dar importância,não ligar importância;olhar de lado,olhar de soslaio;pisar com indiferença,engolir,sopear,calcar aos pés,acalcanhar,apisoar,depreciar,atropelar,mofar,renegar,sobpor,pospor,sotopor,perpassar = postergar,preterir,pretermitir,desatender;pôr de banda,pôr de lado,pôr de parte;pôr para escanteio;deixar cair no chão,deixar cair no esquecimento;votar ao desprezo,votar ao abandono;relegar ao plano das coisas inúteis,deixar rolar no resvaladouro da indiferença,tripudiar sobre,vilipendiar,passar por alguma coisa como sem importância,atirar ao limbo;levar ao ostracismo,deixar no ostracismo;tratar sem respeito nem consideração,repulsar,torcer o rosto,torcer o nariz;virar a cara para alguém,voltar as costas,virar as costas;cortar pela honra,deprimir,passar por cima de (negligenciar);dar de rosto a alguém,deitar para um canto,refugar,depreciar;descontar,prescindir de,sacrificar;tratar com desprezo,olhar alguém por cima dos ombros;estimar em nada,ter em nada;sacudir o pó do sapato ao pé de alguém,sacudir os ombros,rasgar,atirar aos ventos;mandar à fava,mandar à tábua;mandar bugiar,mandar catar coquinho,não dar importância,fazer gato sapato de,meter na roda,enjeitar;ser (desprezado e adj.);ficar para um canto,pregar no deserto,baixar de importância,perder o valimento;cair no ostracismo (fig.).
Advérbio
desdenhosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
vá à fava!,vá bugiar!,vá à tabua!,uxte!,chiça!,fu!,cebolório!,irra!,passa fora! xô! vá catar coquinho! vá à merda (chulo!)! vá se ferrar! dane-se!.