s. f. || qualidade do que é grave. || (Fís.) Atração terrestre, a força desta atração, diminuída da força centrífuga devida á rotação da Terra: O peso é a ação da gravidade sobre um corpo em repouso. V. também gravitação. || (Fig.) Circunspeção, seriedade; compostura: A ciência, a ilustração, a gravidade, a experiência dos negócios estavam representados naqueles homens. ( Lat. Coelho. ) Respondeu-lhe o secretário das mercês com suma gravidade. (R. da Silva.) Um enorme veado, que por cima da sebe... contemplava Cristóvão, com a gravidade de um avô. (Eça, Últ. Págs., p. 29, ed. 1917.) || Importância, ponderação: A gravidade do assunto; a gravidade da situação. || Intensidade, força. || Estado de perigo, estado do que pode ter sérias e funestas consequências: A gravidade da doença. || (Mús.) Propriedade do som grave: A gravidade dos tons. || Centro de gravidade. V. centro. || -, pl. (Alent.) enfeites ou ornamentos de vestuário.
F. lat. Gravitas.
ser (grande & adj.);transcender,não conhecer limites,estar à prova de fogo,aumentar;ocupar uma grande área,pulular,fervilhar;avultar,dilatar-se;ir longe,perder-se de vista,esfervilhar aos centos,revestir proporções assombrosas.
ser (inteligente e adj.);abundar em talento,compreender;não ser nada lerdaço,captar uma ideia,apreender uma ideia,ter olhos de águia,ter agraz no olho;pescar,avistar,apanhar,perceber no ar;fisgar,penetrar,descortinar,discernir (lobrigar);prever;ter os olhos abertos,ser águia,ter bom olho,discriminar;ser hábil;ter vistas de lince,ter olhos de Argos;ver longe,enxergar longe,não ter o entendimento boto,não ser coxo nem manco,penetrar o ânimo de alguém,ser dotado de inteligência privilegiada,ter um alto QI,dispor de recurso,observar as conveniências;revelar juízo claro e seguro,guardar o decoro,ganhar juízo,tornar-se sério,ser homem de reflexão,discretear,refletir,regular,andar direito,governar,ter juízo,não errar,comedir-se,contar as próprias palavras (prudência);ser homem de miolo,madurar,merecer ser pesado a ouro,voar = ter concepções sublimes,pesar as palavras,proceder com discrição,atremar.
Advérbio
inteligentemente e adj.;maduramente,de sisório,de siso = sensatamente,com ponderação,com peso e medida.
ser (importante e adj.);ser alguém,ser alguma coisa,fazer ruído,ser alvo dos olhares e da atenção geral;merecer a atenção,atrair a atenção;ser digno de atenção,enlevar,empolgar,encantar,prender o espírito,fazer vista,levar os olhos,excitar a curiosidade,dar muito que falar,entrar em conta;fazer sensação,fazer estardalhaço;guiar os passos a alguém,ser de peso,ser de ver,avantajar-se,influenciar,não precisar de ser comentado,tocar de perto,sobrelevar de importância,preponderar,pesar na balança,dar nas vistas,ser de toda a atualidade,causar sensação,ocupar um lugar de decisivo relevo,interessar a,fazer ao caso,dar muito que falar,ter grande significação,repercutir,importar,significar,ressaltar,realçar,ressair,sobressair,campar,campear,brilhar,destacar-se,tomar colo,distinguir-se,avantajar-se em importância,primar,ter a primazia,relevar,fiar fino,avultar,merecer acolhimento,chamar a atenção;dar no goto,cair no goto;deixar no espírito boa impressão,vir à tona,tomar a dianteira,aquilatar,exercer decisiva influência;prender os olhos,refletir-se em,repercutir;abalar,sacudir,deixar tudo mais na sombra;assumir gravidade;atribuir,ligar,dar importância;apreçar,importar-se com,fazer caso de,ter consideração,dar o ser a,interessar-se por,tomar interesse por,empenhar-se,inquietar-se,preocupar-se,sublinhar,dar relevo a,esbater,grifar;pôr em itálico,pôr em versal,pôr em letras garrafais,pôr em letras de fogo;acentuar,assinalar,fazer cabedal de,(indicar);fazer estardalhaço em torno de,levantar grande celeuma,agitar a opinião,focalizar,tomar grandes proporções,tomar vulto,crescer de importância,abrilhantar,tornar saliente,cunhar.
estar em (perigo e subst.);estar à dependura,não comportar vacilações,pôr-se em ocasião de;estar entre a cruz e a água benta,estar entre a cruz e a caldeirinha,inter sacrum et saxum stare = estar entre a bigorna e o martelo,ver-se em terrível colisão,ver a morte de perto,pedir socorro,apitar,correr o risco de,apoiar-se em frágil caniço,sentir o terreno fugir-lhe aos pés;auribus lupum tenere = segurar o lobo pelas orelhas,andar nos cornos do touro;lançar-se,aventurar-se;achar-se em boa,estar em água até o pescoço,arder entre dois fogos,resvalar para um perigo,guardar-se da mosca e ser comido da aranha,arriscar-se,pôr-se em risco,expor-se,atrever-se,continuar desamparado,correr graves riscos,estar à beira de um precipício;pisar sobre um vulcão,dormir sobre um vulcão;estar o perigo à espreita,pôr a vida a preço,abalançar-se ao maior perigo,andar mouro na costa;brincar com pólvora,brincar com fogo;estar por um fio,estar com a corda no pescoço,ir para o matadouro;expor-se a perigo,a risco;estar em perigo,estar em risco;perigar,periclitar,bulir com casa de marimbondos,sentar-se num barril de pólvora,ser a segurança palavra vã,trazer perigo no seu bojo,pôr em perigo,fiar-se alguém aos perigos de,arriscar,soçobrar,pôr em risco,adejar,emboscar,ameaçar,pairar como ameaça,pôr em contingência,perturbar a tranquilidade,comprometer,acordar o cão que dorme,desagasalhar,desarmar,desguarnecer,desabrigar,desarrimar,desproteger,meter alguém em boa,pôr a perigo,acorrer;provar fortuna,expor-se a,arriscar-se,atirar-se,abalançar-se,estar preso por um fio,erigir-se em ameaça,constituir uma ameaça,ameaçar;angustiar,afligir,armar cilada a (enganar).
Advérbio
perigosamente e adj.;com a corda no pescoço,entre a parede e a espada,entre o malho e a bigorna,entre Cila e Caribdes = inter sacrum et saxum,com o credo na boca,à borda do abismo,entre a cruz e a água benta,entre a cruz e a caldeirinha,em último recurso,em recurso extremo,a pique,em campo aberto,em campo raso.
Provérbio
Interjeição
Deus me livre!,Deus te livre!,Deus nos livre!,Socorro! Valha-me Deus!.
Frase
Incidit in Scyllam qui vult vitare Charybdim;Mami tua res agitur paries dum proximus ardet;Pôr as barbas de molho;É assim que o diabo gosta.
ser cauteloso e adj.;tomar cuidado,prestar atenção,medir as consequências,ficar vigilante;ficar de sobreaviso,trazer a barba sobre o ombro,pôr as barbas de molho,levar as precauções ao extremo,encomendar de antemão;fazer tudo com segurança,pensar duas vezes,medir a extensão do salto,olhar por si,examinar o reverso da medalha,olhar para o dia de amanhã,não pôr o pé em ramo verde,ter conta em si,cortar o casaco conforme o pano,quitar questões,armar-se de prudência,reparar;tomar tento,ter cautela;reservar,usar de cautela,andar com o prumo na mão,jogar seguro,proceder ajuizadamente,tomar o pulso;apalpar o terreno,sondar o terreno;acautelar-se,cavidar-se (ant.),atalaiar-se,caucionar-se,ponderar,refletir,sangrar-se em saúde,precaver-se,precatar-se,recatar-se,precaucionar-se,precautelar-se,premunir-se,acastelar-se,preparar-se,preservar-se,prevenir-se,segurar-se,armar-se,apetrechar-se,refrear a língua,comedir as palavras,retrair-se,abster-se de,não se comprometer,aguardar a marcha dos acontecimentos,sofrear,assentar (a cabeça),reavisar-se,amadurar-se,apropositar-se,tomar propósito,resguardar-se,recatar-se,perceber-se,aperceber-se,prover,prevenir,remediar,suprir,comedir-se;considerar,pesar os prós e os contras,tornar-se prudente e adj.;maturar-se.
Advérbio
cautelosamente e adj.;à cautela,de previsto,atentadamente,a furta-passo,com pés de lã,pisando em ovos.
Provérbio
Interjeição
cuidado!.
Frase
Timeo Danaos;Antes que cases, vê o que fazes;O seguro morreu de velho.
ser (modesto e adj.);meter-se na cama,encolher-se,retrair-se,encouchar-se,não saber onde meter as mãos,fazer com a mão direita de sorte que a esquerda o não veja,despojar-se da vaidade;gostar de ficar na sombra;amar a obscuridade;negar-se de sábio;aconchar-se,retrair-se,atarantar-se,atrapalhar-se,sentir o rosto em brasa,baixar os olhos,arder o pejo nas faces pudibundas,envergonhar-se,corar;erubescer-se,perturbar-se,rosar-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,cair com as faces no chão;desprezar a popularidade,obrar e não falar.
Advérbio
modestamente e adj.;sem cerimônia,sem toque de trombeta,à capucha,sem mais aquela,particularmente,sem estudadas negaças,à ligeira,sem aparato,sem vaidades de língua.