s. f. || ação de desobrigar; o mesmo que quitação. || (Ecles.) Cumprimento do preceito quaresmal: Fazem-no... solenemente, como quem cumpre todos os anos um dever religioso - uma quaresmal desobriga cívica. ( Antero de Fig°. , Espanha , p. 323, ed. 1923.) || (Bras.) Ato de o vigário percorrer periodicamente a sua freguesia, ministrando os sacramentos.
F. Desobrigar.
pagar,desembolsar,custear,remunerar,fazer face a,fazer pagamento,satisfazer,persolver,solver,tornar quite,quitar,liberar;pagar bem,pagar de contado,pagar à vista,pagar em boa moeda,pagar de seu bolso;puxar da bolsa,puxar pela bolsa;amortizar,resgatar,remir,fazer face aos seus compromissos,satisfazer suas dívidas,quotizar,cotizar,subsidiar,alargar os cordões da bolsa;remitir uma dívida,resgatar uma dívida;embolsar o credor;liquidar contas,ajustar contas,saldar contas;desencalacrar-se,desendividar-se,desempenhar,saldar,soldar,embolsar,reembolsar,retribuir,indenizar,pagar-se de suas próprias mãos;pagar às ou por pagelas;pôr em dia os seus pagamentos;ficar quite,receber quitação,tornar-se quite,remir;honrar uma letra,aceitar uma letra;portear,franquiar,selar;fazer compensação.
ser dever de,incumbir a,competir,tocar,pertencer a,caber a,ter a cargo,correr a obrigação a;ser preciso que,ser indispensável que;convir,importar,relevar,tocar a,impender,pesar sobre os ombros de,dever,ter obrigação de,tomar para si,tomar sobre si;ter de ficar obrigado,ter de ficar responsável por;obrigar-se a,responsabilizar-se,comprometer-se a (prometer);ficar na obrigação de,responder por;chamar a responsabilidade para si;assumir dever,assumir obrigação,assumir responsabilidade;impor um (dever e subst.);ordenar com império,exigir,obrigar,constranger,forçar,compelir,pôr nas costas de,prescrever,assinar,fazer um dever de;cumprir seu dever,cumprir suas obrigações;desempenhar suas obrigações,dar descargo de si,fazer o seu ofício,fazer bem a sua parte,desobrigar-se de,encher bem as suas obrigações,persolver,descarregar a consciência,ficar no seu posto,estar de sentinela,seguir os preceitos de,estar na ordem = não exorbitar,observar,cumprir;albardar o asno à vontade do dono,amarrar o asno à vontade do dono,cingir-se aos preceitos que lhe são impostos;fazer da sua profissão um sacerdócio,encher bem as suas obrigações,desempenhar com perfeita correção,dar descargo de si,respeitar-se;dar-se ao respeito,impor-se ao respeito;ser como um relógio,ser o descanso de alguém,desempenhar bem os seus deveres,diligenciar-se;desarriscar-se.
Advérbio
com a consciência tranquila,com a consciência do dever cumprido,como é do dever de,sob sua exclusiva responsabilidade,com risco da própria vida,por sua conta e risco,(sub) suo periculo = (por) seu próprio risco,in foro conscientiæ = no tribunal da consciência (fig./jur.),religiosamente,por descargo ou desencargo de consciência,salvo officio = sem faltar ao seu dever.