v. intr. || pactuar; entrar em ajuste. || (Ant.) Existir, suceder no mesmo tempo, coincidir. || Estar de acordo, concordar: Conveio em tudo que se lhe propôs; não convieram no preço do aluguer. Fortunato conveio que o seu agente era infame maior da marca. ( Camilo. ) O artífice das joias convenho em que se esmere em ferramenta. (Castilho.) Há de convir comigo em que isso é verdade. || Ser próprio, conforme; condizer, conformar-se, ajustar-se: A ceifar vamos, que o ócio não convém aos segadores. ( Din. da Cruz. ) Aquela tristeza não convém com a verdura dos seus anos. || Importar, ser útil: Ele (Deus) sabe o que nos convém melhor do que nós mesmos. (Bernardes.) Quanto à doutrina convém que seja bastante e não é necessário que seja excelente. (Idem.) Convinha satisfazer ao povo. (J.
F. de Andrade.) || (Flex.) V. vir. || F. lat. Convenire.
concordantemente e adj.asim,certo que sim,pulchre,beni recte,bem,muito bem,apoiado,verdadeiramente,sem dúvida,certamente,exatamente,tal qual,de certo,à fé,pois não,ex concesso,inquestionavelmente,seja assim,assim seja,amém,de boa vontade;afirmativamente,na afirmativa;unanimemente e adj.;por unanimidade,de concerto,una voce,de comum acordo,de mão comum,de mãos dadas,em peso,uníssono,em globo,em massa,em coro,como um só homem,numa comunhão de ideias,sem uma voz dissonante a quebrar a unanimidade,a frouxo,nemine discrepante,nemine dissentiente,ad unum omnes = todos absolutamente.
Provérbio
Interjeição
apoiado!,isto!,isto sim!,lá isso é!,olé!,olá!,passe!,estou de acordo!,seja!,convenho!,perfeitamente!,sempre ao seu lado!.
ser (útil e adj.);ser o alimento de,prestar,aproveitar;utilizar,empregar,fazer uso,dar de proveito,servir de proveito;ter bom resultado,fundir,fazer vantagem,frutificar,servir,reverter em benefício de,ser próprio a,convir,ter empregos diversos,servir aos intentos de,corresponder a uma necessidade pública,ter préstimo;servir de,servir para;luzir,dar proveito,vir a propósito,prestar serviços,quadrar,importar,conduzir a (tender);servir de instrumento;representar importante papel,servir de lição,favorecer (ajudar);lucrar,fazer amizade em,tomar parte em (ação);desempenhar uma função;produzir fruto,produzir resultado;beneficiar,alimentar,socorrer,auxiliar,remunerar,trazer água ao moinho,colher os benefícios;ajudar,sacar os frutos de;tornar útil e adj.;utilizar-se de.
Advérbio
utilmente e adj.;com utilidade,de utilidade para,prestadiamente.
ser (conveniente e adj.);convir,não ser demais que,ser próprio,cair bem,calhar,adaptar-se,quadrar,condizer,corresponder,ficar a matar,assentar como uma luva,adaptar-se a,não aberrar de,estar talhado para,vir a talho de foice;conformar-se com.
Advérbio
no seu lugar,in the right place,convenientemente e adj.;bem a propósito,a calhar,a talho de foice,com propriedade,merecidamente,ad hoc,a caráter.
autorizadamente e adj.;com licença,com a devida vênia,devidamente autorizado,por graça especial,speciali gratia,sob os auspícios de,ad libitum (livremente);à vontade;sob o patrocínio de,por todos os meios;sim (assentimento);pace,como requer,deferido.
comprometer-se,assumir compromisso,assumir dívida,assumir responsabilidade,compromissar,combinar,convir;ajustar,compor,acomodar,transigir,fazer mútuas concessões,comutar,tomar a média,rachar a diferença,chegar a meio-termo,encontrar algo no meio do caminho,dar e tomar,ajustar,chegar a acordo (contratar);submeter-se a,basear-se em arbitramento;paliar,lançar uma ponte,arranjar,acomodar os litigantes,harmonizar,fazer da necessidade virtude.
ser dever de,incumbir a,competir,tocar,pertencer a,caber a,ter a cargo,correr a obrigação a;ser preciso que,ser indispensável que;convir,importar,relevar,tocar a,impender,pesar sobre os ombros de,dever,ter obrigação de,tomar para si,tomar sobre si;ter de ficar obrigado,ter de ficar responsável por;obrigar-se a,responsabilizar-se,comprometer-se a (prometer);ficar na obrigação de,responder por;chamar a responsabilidade para si;assumir dever,assumir obrigação,assumir responsabilidade;impor um (dever e subst.);ordenar com império,exigir,obrigar,constranger,forçar,compelir,pôr nas costas de,prescrever,assinar,fazer um dever de;cumprir seu dever,cumprir suas obrigações;desempenhar suas obrigações,dar descargo de si,fazer o seu ofício,fazer bem a sua parte,desobrigar-se de,encher bem as suas obrigações,persolver,descarregar a consciência,ficar no seu posto,estar de sentinela,seguir os preceitos de,estar na ordem = não exorbitar,observar,cumprir;albardar o asno à vontade do dono,amarrar o asno à vontade do dono,cingir-se aos preceitos que lhe são impostos;fazer da sua profissão um sacerdócio,encher bem as suas obrigações,desempenhar com perfeita correção,dar descargo de si,respeitar-se;dar-se ao respeito,impor-se ao respeito;ser como um relógio,ser o descanso de alguém,desempenhar bem os seus deveres,diligenciar-se;desarriscar-se.
Advérbio
com a consciência tranquila,com a consciência do dever cumprido,como é do dever de,sob sua exclusiva responsabilidade,com risco da própria vida,por sua conta e risco,(sub) suo periculo = (por) seu próprio risco,in foro conscientiæ = no tribunal da consciência (fig./jur.),religiosamente,por descargo ou desencargo de consciência,salvo officio = sem faltar ao seu dever.