v. tr. || reclamar, requerer em virtude de direito fundado ou suposto: O autor exige do réu o pagamento das prestações vencidas; o ofendido exige uma reparação. || Reclamar imperiosamente; obrigar alguém (a alguma coisa) contra a sua vontade: Exiges de mim um sacrifício impossível; o tirano exigia contribuições enormes. ( Fig. ) Ordenar: Assim o exigem a minha conveniência, a minha dignidade. || Prescrever: Os sapatos de salto, com tacões vermelhos, tinham o verniz transparente, que o gosto exigia imperiosamente. ( R. da Silva. ) || (Fig.) Impor obrigação, dever a: Exigiram-lhe absoluto segredo; exigir um juramento. || (Fig.) Precisar, requerer: Este assunto exige maduro exame, aturado estudo. Variada medida exigem ( os versos ) ; como exige a música vários tons e cadências. (Garrett.)
F. lat. Exigere.
ser (incompreensível e adj.);falar como o apocalipse,greguejar (fam.),algaraviar;exigir,reclamar,desafiar explicação;ser de telhas acima;não ter solução;comportar significações múltiplas,escapar à compreensão,não entrar nos cascos a alguém,sobre-exceder à medida do espírito,ultrapassar o entendimento,ver tudo na escuridão,ser impotente para explicar;ser grego,inacessível a qualquer engenho;tornar (ininteligível e adj.);intricar ou intrincar,complicar,confundir;embaralhar,escurecer,turvar,arrevezar;problematizar,enigmar,toldar,obscurecer;enlear,desorientar;embasbacar,embatucar,intrigar,ficar em branco,não compreender;não perceber nada,desentender,não captar,boiar (pop.);ficar intrigado,ficar em jejum;ser jejuno em,falhar,errar,não saber o que fazer,coçar a cabeça,ver-se em palpos de aranha,não atinar com a solução,ver-se gago,não dar com o busílis,ter peneira nos olhos,ver através de vidro opaco (ignorância);não encontrar a chave do enigma,não encontrar a solução do enigma;não penetrar no mistério;ficar in albis,estar in albis;obscurecer-se a razão a alguém.
exigir,requisitar,clamar,reclamar,berrar por,chamar por,requerer,impor;carecer,precisar,demandar,levar,ter precisão,ter que,ter de,dever,não poder prescindir de,não poder dispensar,não poder passar sem;tornar (necessário e adj.);necessitar,criar uma necessidade para,ser necessário,ser uma necessidade,ser de mister,relevar,corresponder a uma necessidade,ser sua seiva,ser sua vida íntima,ser o princípio,ser o meio e o fim,ser a sua viva essência,absorver,tornar-se para alguém o próprio ar e o sopro vital,dar vida e alento a,urgir,instar,não admitir demora,desejar;ter falta de.
Advérbio
necessariamente e adj.;na falta de,ex necessitate rei;por necessidade,por precisão.
Provérbio
A necessidade carece de lei;A necessidade mete a velha a caminho.
Interjeição
Frase
:É força que.;O que cumpre fazer é..;Quando seja mister que.
devidamente e adj.;em forma,em devida forma,ex-officio,de jure,de juro e herdade = por direito de herança,jure divino = por direito divino,Dei gratia,por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,por delegação popular,jure et facto,em direito,em bom direito;segundo as regras do direito,segundo as regras da justiça,segundo as regras da equidade.
Provérbio
Interjeição
Frase
O estudo do direito seria inútil, se a justiça não pudesse ser reduzida a ato. (Pereira e Sousa.).
ser dever de,incumbir a,competir,tocar,pertencer a,caber a,ter a cargo,correr a obrigação a;ser preciso que,ser indispensável que;convir,importar,relevar,tocar a,impender,pesar sobre os ombros de,dever,ter obrigação de,tomar para si,tomar sobre si;ter de ficar obrigado,ter de ficar responsável por;obrigar-se a,responsabilizar-se,comprometer-se a (prometer);ficar na obrigação de,responder por;chamar a responsabilidade para si;assumir dever,assumir obrigação,assumir responsabilidade;impor um (dever e subst.);ordenar com império,exigir,obrigar,constranger,forçar,compelir,pôr nas costas de,prescrever,assinar,fazer um dever de;cumprir seu dever,cumprir suas obrigações;desempenhar suas obrigações,dar descargo de si,fazer o seu ofício,fazer bem a sua parte,desobrigar-se de,encher bem as suas obrigações,persolver,descarregar a consciência,ficar no seu posto,estar de sentinela,seguir os preceitos de,estar na ordem = não exorbitar,observar,cumprir;albardar o asno à vontade do dono,amarrar o asno à vontade do dono,cingir-se aos preceitos que lhe são impostos;fazer da sua profissão um sacerdócio,encher bem as suas obrigações,desempenhar com perfeita correção,dar descargo de si,respeitar-se;dar-se ao respeito,impor-se ao respeito;ser como um relógio,ser o descanso de alguém,desempenhar bem os seus deveres,diligenciar-se;desarriscar-se.
Advérbio
com a consciência tranquila,com a consciência do dever cumprido,como é do dever de,sob sua exclusiva responsabilidade,com risco da própria vida,por sua conta e risco,(sub) suo periculo = (por) seu próprio risco,in foro conscientiæ = no tribunal da consciência (fig./jur.),religiosamente,por descargo ou desencargo de consciência,salvo officio = sem faltar ao seu dever.