s. f. || obra ou porção de trabalho que se deve acabar num determinado prazo: Destrigavam tomentos; nem tinha a velha mais roaz empenho que despartir tarefa. ( Fil. Elís. ) || O trabalho que se tomou por empreitada: Estar a fazer a tarefa. || (Pirot.) Misto de carvão e enxôfre ou de carvão e salitre, que se tritura de uma só vez. || (Beira) Vaso de barro, usado em lugares de azeite. || (Bras.) Medida agrária equivalente a 4356 ml (na Bahia), a 3052 m2 (em Sergipe e Alagoas) e a 3630 m2 (no Ceará). || (Alent.) Qualquer talha de barro ou folha para azeite, água, etc. || (Fig.) Qualquer trabalho manual ou intelectual que se faz obrigatoriamente ou voluntariamente: Outra máxima e importante tarefa é a. lei de responsabilidade dos empregados. ( Garrett. ) || Tarefa de azeite 1. vaso para onde corre o azeite nos lagares e a água das seiras, separando-se lá um do outro. || Tarefa de rego 1. (Bras.) a que diz respeito à cana novamente plantada. || Tarefa de soca 1. a que diz respeito á cana já cortada uma ou mais vezes, e cujos brotos se vão sucedendo uma ou mais vezes anualmente. || Tarefa redonda 1. quantidade de cana-de-açúcar molda no engenho movido por água no espaço de 24 h, produzindo pelo menos oito meladuras. Cf. Beaurepaire Rohan, Dic. de Voc. Bras.
F. ár. Tareha (preço fixo).
negociar,empresar,empreender,interprender passar,empregar,despender,gastar,ocupar o tempo;empregar-se em,ocupar-se com,empreender;abraçar,adotar,seguir uma carreira,entrar em carreira;especializar-se,reciclar-se,aperfeiçoar-se,realizar-se,realizar;aplicar-se,entregar-se,dedicar-se,empenhar-se,consagrar-se a;voltar as vistas para,sacrificar-se por,destinar-se a;dirigir um negócio,gerenciar,administrar,conduzir transações;efetuar transações,fazer transações;enfeirar,estabelecer-se,envolver-se em,cuidar de,servir,dedicar-se à sua tarefa,trabalhar na sua profissão,exercer a profissão de,comerciar,sargentear,agenciar,funcionalizar-se,ferrejar,sinalizar,sochantrear,clinicar,exercer a clínica,advogar,quitandar,tratar de,ocupar-se com os seus negócios,professar,servir como,ser,trabalhar como;desempenhar os deveres,desempenhar o cargo,desempenhar as funções de;fazer as vezes de,fazer o papel de;ocupar um emprego,ocupar um cargo;ter um emprego,desfrutar um emprego;ser o detentor de um cargo,gastar a vida em,estar de plantão;estar ocupado,estar atarefado;viver em grande azáfama,ter nas mãos,ter nos ombros,suportar o peso de,incumbir-se,encarregar-se,responsabilizar-se,demerger-se (ant.),assumir,avocar,chamar a si,tomar conta,passar um negócio pelas mãos de,empregar,dar ocupação a alguém;dar serventia a,dar serviço a,dar trabalho a.
Advérbio
profissionalmente e adj.;em mãos,em execução,na bigorna,em andamento.
esforçar-se,timbrar,pujar,esmerar-se,primar,caprichar em,buscar,diligenciar,promover,intentar,empregar todas as forças e energias,não regatear esforços,furar muito para,fazer com que,forçar;levar em brio,levar em capricho;forcejar,fazer o impossível,empenhar-se,laborar,labutar,manobrar,lidar a vida,fazer fogo = fazer diligências,trabalhar com afã,sargentear,mourejar,propugnar,dar à unha,trabalhar,trabucar,lidar,trafegar,governar a vida,ganhar a vida,ganhar a má vida,ocupar-se,dedicar-se,sacrificar-se por,exercer laboriosamente a sua atividade,desempenhar suas funções,suar,fatigar-se,meter ombros a uma empresa;esmerar-se na feitura,esmerar-se na execução de;aplicar os cinco sentidos a,agitar-se (ser ativo);trabalhar como um cavalo,trabalhar como escravo;dar o máximo de seus esforços,trabalhar dia e noite,meter as caras,meter os peitos,seroar,trabucar,batalhar,redobrar esforços,porfiar,fazer força de vela,esbracejar,fatigar-se com trabalho,lavrar,pôr em obra,pôr em campo toda a sua atividade,fadigar,afanar-se,cortir-se com o trabalho,mortificar-se,amofinar-se,atormentar-se,levar as coisas às do cabo,tomar a peito,primar,ter a pique,ter a peito,propugnar,perseverar;amiudar os esforços,envidar esforços,mexer os pauzinhos,estirar a barra,esforçar-se,navegar a remo;dar o máximo de esforço,hipotecar a existência em,fazer o possível por,ajudar-se dos pés e das mãos para,deitar a livraria abaixo,não regatear esforços,revelar empenho,despejar toda a sua ciência,meter cutelos e varredouras,meter a cara,meter os peitos,fazer tudo ao seu alcance,assestar toda a sua artilharia,esbofar-se,não medir sacrifícios,tentar o possível;levar em brio,levar em capricho;jogar as melhores cartas,meter agulhas por alfinetes,usar de todos os expedientes,fazer da fraqueza força,empregar esforço extremo,jogar com toda a baralha,não se poupar a alguma coisa,não poupar uma só circunstância para,envidar todo o pulso de ânimo em,deitar lenha no forno,empregar o último recurso,queimar o último cartucho,lutar com ingentes esforços,jogar a última cartada,puxar do peito,revolver céus e terra,fazer de si mangas ao demo,fazer de alguém mangas ao demo,dar bateria a alguém;carpintejar,carpinteirar,carvoejar,marmorear,minerar,serrar,serralhar,padejar,panificar,forjar,caldear,fornear ou fornejar,queijar,rotear = empalhar cadeira,tanoar.
Advérbio
laboriosamente e adj.;até não mais poder,tira que tira,com tenacidade e energia,de corpo e alma,de alma e coração,na capacidade de suas posses e forças,com unhas e dentes,omnibus ungulis = com todas as suas forças,à porfia,à compita,sem desfalecimento (perseverança);à voga arrancada,com toda a força dos remos,até o último recurso,enquanto houver força,com pulso de ferro,com a fronte rorejante de suor,suo Marte;totis viribus;vi et armis;manibus pedibusque,celeremente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não se pescam trutas a bragas enxutas;Mais pode Deus que o Diabo;Não ficou por mim o..;Melhor é fazer debalde do que estar debalde.
ser dever de,incumbir a,competir,tocar,pertencer a,caber a,ter a cargo,correr a obrigação a;ser preciso que,ser indispensável que;convir,importar,relevar,tocar a,impender,pesar sobre os ombros de,dever,ter obrigação de,tomar para si,tomar sobre si;ter de ficar obrigado,ter de ficar responsável por;obrigar-se a,responsabilizar-se,comprometer-se a (prometer);ficar na obrigação de,responder por;chamar a responsabilidade para si;assumir dever,assumir obrigação,assumir responsabilidade;impor um (dever e subst.);ordenar com império,exigir,obrigar,constranger,forçar,compelir,pôr nas costas de,prescrever,assinar,fazer um dever de;cumprir seu dever,cumprir suas obrigações;desempenhar suas obrigações,dar descargo de si,fazer o seu ofício,fazer bem a sua parte,desobrigar-se de,encher bem as suas obrigações,persolver,descarregar a consciência,ficar no seu posto,estar de sentinela,seguir os preceitos de,estar na ordem = não exorbitar,observar,cumprir;albardar o asno à vontade do dono,amarrar o asno à vontade do dono,cingir-se aos preceitos que lhe são impostos;fazer da sua profissão um sacerdócio,encher bem as suas obrigações,desempenhar com perfeita correção,dar descargo de si,respeitar-se;dar-se ao respeito,impor-se ao respeito;ser como um relógio,ser o descanso de alguém,desempenhar bem os seus deveres,diligenciar-se;desarriscar-se.
Advérbio
com a consciência tranquila,com a consciência do dever cumprido,como é do dever de,sob sua exclusiva responsabilidade,com risco da própria vida,por sua conta e risco,(sub) suo periculo = (por) seu próprio risco,in foro conscientiæ = no tribunal da consciência (fig./jur.),religiosamente,por descargo ou desencargo de consciência,salvo officio = sem faltar ao seu dever.