v. tr. || conceder indulto a. || (Fam.) Perdoar, atenuar: Uma das suas regras de bem viver era matar somente em última necessidade, talvez a justa defesa que a lei indulta. ( Camilo. )
F. Indulto.
perdoar,remitir,condonar,esquecer,remir,pôr no rol do esquecimento,não pensar mais em,não guardar ressaibo da injúria,não guardar mágoa(s),entregar ao silêncio,correr uma esponja sobre,desculpar,prelevar,justificar,relevar,tolerar,indulgenciar,passar por alguma culpa a alguém,relaxar,atenuar,comutar;não ter ressentimentos;passar uma borracha sobre;deixar cair no esquecimento. desexcomungar,descomungar,alçar a excomunhão,absolver,impronunciar,anistiar,indultar,deixar impune,dispensar,negligenciar;apertar a mão a,engolir a afronta,pedir perdão,conciliar-se,reconciliar-se (pacificar);apagar os ódios,deixar a ferida cicatrizar;ser (indulgente e adj.);dar quebras.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Deus lhe perdoe!,não perderás por isso o casamento!.
Frase
Veniam petimusque damusque vicissim;Pedimos perdão e damos perdão;Pedimos perdão e perdoamos;O que lá vai, lá vai;Águas passadas não movem moinho;Errar é humano, perdoar é divino,Deus, tenha piedade de nós!,Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.