s. f. || ação ou efeito de abrir; buraco, fenda, espaço vazio em um corpo. || (Geom.) afastamento de duas linhas que formam um ângulo: A abertura de um ângulo. || (Milit.) A abertura da trincheira, os primeiros trabalhos para abrir a trincheira. || . (Cir.) Acão de abrir um tumor, um órgão, uma cavidade. || (Fig.) Começo de exercício: A abertura das Cortes, das aulas. || (Mús.) Peça de música orquestral que precede ópera, oratório, etc.; introdução, protofonia. || Inauguração. || (Jur.) A abertura de uma sucessão, transmissão virtual dos bens de um defunto aos seus herdeiros. || Abertura da falência, a época a partir da qual o devedor é declarado em falência.
F. lat. Apertura.
descontinuadamente,entrecortadamente,interruptamente,interpoladamente,salteadamente,fragmentariamente.;por intervalos,por sofreadas,por saltos,por acessos,a prestações,per saltum,a longo intervalo,com solução de continuidade,às vezes,de quando em quando;ora sim, ora não;com intermitência.
manifestar,tornar (manifesto e adj.);produzir,apresentar,aduzir,trazer;pôr em cena,pôr em evidência;aclarar,evidenciar,expor,revelar,abrir;expor à vista,expor à contemplação;abrir os olhos a alguém,pôr ante os olhos de;proclamar;pôr em foco,pôr em acentuado relevo;focalizar,trazer à luz,mostrar à evidência,transverberar,transparentar,deixar transparente,testemunhar,não fazer mistério,trair,deixar transparecer,deixar a descoberto,dar em espetáculo,provar,demonstrar em circunstâncias muito concludentes,atestar,patentear,ressaltar,ostentar,exibir,meter à cara de alguém,tirar do bucho,desembuchar,falar bem alto,botar à luz,correr a cortina a alguma coisa oculta,manifestar-se,dar sinal,falar,fazer ver,mostrar,dar provada demonstração de,falar rasgado,desnudar,desenrolar,desfraldar uma bandeira,descerrar;ser manifesto,brotar à luz,mostrar-se,antolhar-se,prefigurar-se,afigurar-se;revelar-se de modo brilhante,revelar-se com ostentação;dar nos olhos,resplandecer,irromper,assomar,manifestar-se com esplendor (ser visível);desenhar-se,parecer,transparecer;levantar a cabeça;dar sinal de,dar indicação de,dar indícios de;aflorar,ressumbrar,contar a sua própria história;indicar (chamar a atenção);revelar;desencadear-se;ressaltar a todos os espíritos,dar provada demonstração de.
Advérbio
manifestamente e adj.;abertamente,à luz do dia,escancaradamente,de praça,à barba de,face a face;cara a cara,à vista,à mostra,cartas na mesa,jogo franco,à luz do dia,em pleno dia,às claras,meridianamente,à vista de todos,diante de Deus e de todo o mundo,a peito descoberto,de coração aberto,à boca cheia,com desassombro,redondamente,pelo claro;sem disfarce,sem eufemismo,sem rodeios,na lata,sem circunlóquios,sem rebuço,sem refolhos,sem reserva,à fiveleta,em toda a luz,clara voce = em voz alta,sem mais cá nem mais lá,em circunstâncias mui concludentes,rasgadamente,desassombradamente,às escâncaras,coram populo,paladinamente,a olhos vistos,em português claro,em bom romance,à letra,ao pé da letra,de portas abertas e janelas escancaradas.
Provérbio
Interjeição
Frase
Isto entra pelos olhos;Está na cara.,É o óbvio ululante.;Só não vê quem é cego.;Não é preciso o Espírito Santo para mostrar.,A significação está à tona.,Cela va sans dire,Ça va sans dire.,Sem comentários.,Res ipsa loquitur,Apparet id etiam ceco = um cego veria isso.
estar de boa vontade,inclinar-se,pender para,propender,tender,ser todo ouvidos,ouvir atentamente,ter grande desejo,fazer bom rosto,prestar ouvido,querer,acolher bem,ser (dócil e adj.);sujeitar-se,habituar-se,acomodar-se,ajeitar-se,amolgar-se,adaptar-se,conformar-se,moldar-se,condescender,dignar-se,comprazer-se,obedecer,ser de mel,dispor-se,aprestar-se,prestar-se a,amoldar-se,oferecer-se,prontificar-se,estar de veia,estar de maré,estar com disposição,ver com bons olhos;ver por bom,julgar por bom,ter por bom,ter por próprio;predispor-se,dedicar-se,acquiescer;concordar,corresponder,ter propensão para,destinar-se,sosquinar-se;ter queda ou gosto para;morder a isca,engolir a isca;não ter escrúpulos de,não ver ossos em,crer facilmente;caprichar,esmerar-se,timbrar,fazer timbre,estar por tudo,docilizar-se.
Advérbio
complacentemente e adj.;melhoradamente,gostosamente,de bom grado,com prazer;de boa mente,de boa vontade,melhormente,de grado,muito de grado,libentissimamente,de braços abertos,com a melhor boa vontade,ex animo,con amore,sem relutância,de livre e espontânea vontade,ad libitum,de boa mente,graciosamente,com todas veras do coração,por gosto,de gosto,de melhor mente,por sua alta recreação,da melhor vontade,com ambas as mãos,de corpo e alma,à la bonne heure,por todos os meios,a contento do coração de alguém,sim.
livrar,ser livre e estar em liberdade;gozar da liberdadepolítica e religiosa,estar no gozo de seus direitos civis e políticos,exercer seus direitos civis e políticos,sorver as doçuras da liberdade,ter o poder de querer ou de não querer,poder dispor de si,andar de coleira larga,não depender de ninguém,ser rei de si mesmo,ser senhor de suas ações,estar à larga,andar às soltas,nadar sem bexiga,gozar dos direitos de homem livre;odiar,não conhecer a tirania;viver à sombra da lei,tomar a liberdade de,usar da liberdade,ter o campo livre,não conhecer entraves a,ser senhor de seu nariz;não ter de dar satisfações a ninguém.
Libertas quæ sera tamen (melhor seria que se dissesse: libertas quamvis sera. O lema dos conjurados mineiros atenta contra a gramática e não tem sentido algum).