adj. || amigo de dar; franco, generoso: Como era o primeiro ano do seu reinado procurou mostrar aos vassalos ânimo liberal e grandioso. ( Fr. L. de Sousa. ) || Que é favorável à liberdade civil e política e aos interesses gerais da sociedade: Partido liberal; escola liberal. || Que tem opiniões livres, que professa ideias rasgadas. || Não servil; livre. || Próprio de homem livre: Ideias liberais. || Referente ao liberalismo econômico. || Artes liberais. V. arte. || Profissões liberais 1. a magistratura, a medicina, o professorado, a advocacia, etc. || -, s. m. e f. o que professa opiniões livres na política; homem livre ou de ânimo livre. || Partidário do sistema liberal ou constitucional: A entrada dos liberais em Lisboa. || Sectário do liberalismo econômico.
F. lat. Liberalis.
prejulgar,prejudiciar,prejudicar,pressupor = prefigurar,preconceber,dogmatizar,fazer juízo temerário,julgar a trouxe e mouxe,olhar somente um lado da questão;obedecer à rotina,obedecer às injunções do magister dixit;claudicar,revelar manifesta parcialidade,desvirtuar,prevaricar,ver com olhos apaixonados,precipitar-se,propender,inclinar-se,julgar através de pernicioso otimismo,cerrar os ouvidos ao bom-senso;revelar espírito de parcialidade,ajoujar-se a conveniências subalternas,ter o rabo preso,existimare unumquemque moribus suis = julgar os outros por si = ex natura sua ceteros fingere,ter um véu diante dos olhos,julgar mal com parcialidade,errar;avaliar para mais;depreciar;condenar antecipadamente,não querer ver o verso da medalha,tirar conclusões precipitadas,ver por um prisma ilusório as coisas de meio perfil,ver num argueiro um cavaleiro,tomar a nuvem por Juno,olhar com os olhos de;ter manifesta predileção por,revelar manifesta predileção por;pender para,desvaliar.
Advérbio
iliberalmente e teocraticamente;ex-parte,sistematicamente,por sistema,segundo uma ideia preestabelecida.
Provérbio
Interjeição
Frase
A vontade e o arbítrio se arvoram em reguladores de. Corvos a corvos não tiram os olhos. De corsário a corsário não se perdem senão os barris. Lobo não come lobo = canis caninam non est.
suficientemente e adj.;abastosamente,sobejamente;assaz,bastante,harto,muito,a dar com um pau,em barda = em grande quantidade,cem por cento,aos montes,com abundância,com mãos pródigas,a contento de todos,ad libitum,sem usura,à ufa,aos borbotões,à beça (pop.),aos montões,em abundância = a tute = a barrisco,em barda,a rodo,por grosso,por junto,por atacado,avonde (ant.);à farta,à larga,a flux,a frouxo,às lufadas,em pinha,em caudais,às pastas,em alta escala,aos milhares,em alto grau,em força,de grande,em grande escala,aos molhos,sem conta nem peso,à regalona,às braçadas,até a saciedade,à regalada,à tripa forra,de sobejo.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.
autorizadamente e adj.;com licença,com a devida vênia,devidamente autorizado,por graça especial,speciali gratia,sob os auspícios de,ad libitum (livremente);à vontade;sob o patrocínio de,por todos os meios;sim (assentimento);pace,como requer,deferido.
ser liberal e adj.;soltar-se em liberalidades,esportular;alargar a bolsa,abrir a bolsa,franquear a bolsa;afrouxar os cordões da bolsa,outorgar,largar mão,bizarrear,desentranhar-se,não regatear favores,desembolsar-se;ter as mãos rotas,ter um grande coração,dar boa medida,dar com mão larga,favorecer,prodigalizar,liberalizar,despender,dadivar,presentear,mimosear,obsequiar,praticar ações rasgadas;talhar pelo,talhar ao largo = não olhar a despesas.
Advérbio
prodigamente e adj.;com mãos largas,abertas;com muita largueza,.;à larga,sine sordibus = bizarramente.
ser (abnegado e adj.);ser a essência da abnegação,sacrificar-se,imolar-se,abnegar-se,não visar a interesses,desapegar-se,despegar-se,desprender-se,renunciar a bens materiais,alimentar o máximo desprendimento,mostrar a mais completa abnegação não pertencer mais a si mesmo,negar-se a si mesmo,negar-se a si por outrem,abnegar o amor próprio,trabalhar grátis pro Deo (= por Deus [+-]);pôr os pontos muito altos,pôr o coração acima do estômago,ser de um desinteresse que nos surpreende,fazer da profissão um sacerdócio,dar a vida por (defender);desinteressar-se,nada pretender,despreocupar-se,nunca se assevandijar ao serviço de um interesse.
Advérbio
desinteressadamente e adj.;sem vislumbre de interesse material,oficiosamente,por favor.
Provérbio
Interjeição
Frase
Sofre e abstém-te;Contra o desinteresse não prevalecerão as portas desse novo inferno do egoísmo (em referência indireta a uma passagem do sermão de Jesus no Monte das Oliveiras).