s. f. || a qualidade do que é mole, ou brando ao tato: A moleza desta fruta faz-me suspeitar que está sorvada. || Quebrantamento de forças. || Languidez voluptuosa: Havia moleza e estouvamento abafadiços no ar. ( Camilo. ) || Falta de ânimo, pusilanimidade; inconstância de caráter. || Facilidade em esquecer, em perdoar; nímia indulgência. || (Pint.) Falta de colorido e de vigor nas obras de arte. || (Bras.) (gír.) ócio, preguiça; aquilo que se faz sem esforço; (no turfe) páreo em que há intenção de favorecer um dos contendores, ou é corrido como se a houvesse; (por ext.) diz-se de qualquer atividade em que o agente é lícita ou ilicitamente favorecido.
F. Mole2.
ser (vagaroso e adj.);mover-se vagarosamente,ir ladeira acima,andar de rojo,rojar-se,arrastar-se,andar de gatinhas,engatinhar,rastejar,demorar-se,atrasar-se,retardar-se,mandriar,fazer cera,arrastar;caminhar com dificuldades,puxar de uma perna,coxear,copegar,claudicar,renguear (cavalo),emanquecer,manquecer,mancar,manquejar,arrastar os pés,andar a custo,dar passos incertos e pesados,fazer as coisas com todo o ripanço,andar ronceiramente,ir seu mole-mole,vacilar,ter bom passo,ir passo a passo,contar os passos,choutar,perder o terreno,atrasar-se,recuar-se,ceder o passo a alguém,tornar (vagaroso e adj.);amortecer a velocidade,afrouxar a velocidade,diminuir a velocidade,moderar a velocidade;alentecer,compassar,aplicar o breque,aparar as asas,refrear,sopear,reprimir (moderar),puxar a rédea,rizar,enrizar,amainar as velas;laxar o passo,diminuir o passo,afrouxar o passo,pisar no freio.
Advérbio
vagarosamente e adj.;a rasto,de rasto,piano,de grão em gão,adagio,largo,largheto;a passos contados,a passos descansados,a passoslentos;a passo de boi,a passo de cágado,a passo de anão;de sobremão,passo a passo,passo entre passo,palmo a palmo,lento lento = presso pede,quedo e quedo,pé ante pé,a compasso,com descanso,de assento,de espaço,espaçadamente,intervaladamente,de vagar,com vagar,pesadamente,em marcha sonolenta,gradualmente,gradativamente,aos poucos,intermitentemente,gradatim,por graus,de grau em grau,pouco a pouco,seriatim,às avançadas = com intervalos,de rojões,a rojões,a rojo,de rojo,a prestações,tripetrepe;PROVÉRBIOS: Petit à petit l’oiseau fait son nid. Devagar se vai ao longe. Roma não se fez em um dia. Quem espera sempre alcança.
estar (inativo e adj.);nada fazer;ter pintada nos olhos a indolência e subst.;ser pachorrento = sornar,arrastar-se vagarosamente;deitar-se à boa vida,despegar do trabalho,vagar,flanar,vagabundear,vagamundear,vaguear,deambular,passear sem destino,brejeirar,garotar,andar sem tom nem som,andar ao laré,pandegar,correr a coxia,larear,apanhar pés de burro,olhar para o céu = enfronhar as mãos,gazear,gazetear,fazer gazeta;distrair-se,zanzar,zaranzar,perder o tempo,remanchar,divertir-se com coisas fúteis,arruar,ocupar-se com futilidades,borboletear,mangonar,mangonear,mandriar,mandrianar,engonhar,gaturar,brejeirar,fragatear,pandilhar,vadiar,gandular,suciar,remansear,andar na vida airada,comer à barba longa,madracear,gandaiar,garotar,zingarear,molengar,galopinar,andar à gandaia,fazer hora;estar de ripanço,estar de pânria;empreguiçar-se,levar vida ociosa = burlequear,calacear,cabular,tunar,tunantear;papar moscas,apanhar moscas;panrear,querer que lhe metam papas na boca,fazer cera,fazer as coisas com todo o ripanço,fazer avença com o tempo,aceitar as coisas como vêm,vegetar,não merecer o pão que come,estar de perna estendida,estar de perninha,estar de recovo;viver da graça de Deus (pop.),viver pela graça de Deus (pop.);viver à discrição,ficar inerte,desleixar-se,estar de casa e pucarinha,trabalhar para bispo,ser advogado de Pôncio Pilatos;chupar jantares,filar jantares;desfrutar,trabalhar como mouro no serviço de Deus,estar de mão na ilharga,não ter ralé para o trabalho,dormir a sono solto;entregar-se ao sono,render-se ao sono;roncar,moinar (gír.),cair de sono,cabecear com sono,estar a pingar de sono,fazer uma soneca,sossegar,ressonar,dormir,adormecer,sopitar,ter vontade invencível de dormir,toscanejar = escabecear com sono,fazer boa dormida,pesar o sono sobre as pálpebras,marrucar (pop.),matar o sono,recolher-se à cama,aninhar-se (fig. fam.);modorrar,amodorrar,madorrar,amadornar,manar,dormitar,quebrar com sono,bocejar,oscitar,boquear,boquejar,ficar meio adormecido,cochilar,fazer-se preguiçoso,deitar-se a dormir,deitar-se à boa vida,criar moleja,enrolar a bandeira de combate,ensarilhar as armas,enlanguescer,alanguidar-se,tornar-se lânguido,anquilosar a vontade,diminuir de zelo e atividade,perder o vigor,perder a força,perder a energia,soporizar,apatizar,roubar a alguém os estímulos do trabalho,desanimar,arrefecer,paralisar,imobilizar,adormentar = sopitar;anquilosar as atividades.
Advérbio
inativamente e adj.;ao laré,à toa,sem rei nem roque,de pândega,de patuscada,paparriba,à boa vida,sem trabalhar,amodorramente,de mão na ilharga,de barriga para o ar,de palanque,de longe,nos braços de Morfeu.
facilmente e adj.;de refece;com ou em duas ou três palhetadas,mole mole,habilmente,à primeira enxadada,à primeira vista,ao primeiro volver d’olhos,com pouco trabalho,com uma perna às costas,sem obstáculos,logo às primeiras diligências,às mãos lavadas,à gangosa,sem custo,de vento em popa,com pequeno embaraço,a mofo,de graça,de plano,à podoa,sem pau nem pedra.
ser (frouxo e adj.);laisser faire,laisser aller,abandonar as rédeas da administração,dar rédeas a,deixar à matroca;ser sombra,não ter posição de autoridade;ter jurisdição apenas sobre o papel,tolerar,fechar os olhos a;agir sem autoridade,agir sem instruções;agir sob sua hipotética responsabilidade,não ter alçada em,ser babaquara,arrogar-se a tarefa de,ir além de suas atribuições,descomedir-se,desenfrear-se,desgovernar,desencabrestar-se,desbridar-se,criar uma situação dissolvente da disciplina e do respeito;depor do poder,apear do poder,derribar do poder,derribar do trono;destronar,desentronizar,descoroar,desacaudilhar,desempoleirar,desalcandorar,dessubjugar,renunciar,resignar,abdicar,passar as rédeas do governo a,perder a sela,desenvestir-se,exonerar,demitir,desempregar,desencaixar,deslocar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Boi solto lambe-se todo;Ausente o gato, dançam os ratos;Todo poder é suspeito;Há governo?, sou contra!.
perdoar,remitir,condonar,esquecer,remir,pôr no rol do esquecimento,não pensar mais em,não guardar ressaibo da injúria,não guardar mágoa(s),entregar ao silêncio,correr uma esponja sobre,desculpar,prelevar,justificar,relevar,tolerar,indulgenciar,passar por alguma culpa a alguém,relaxar,atenuar,comutar;não ter ressentimentos;passar uma borracha sobre;deixar cair no esquecimento. desexcomungar,descomungar,alçar a excomunhão,absolver,impronunciar,anistiar,indultar,deixar impune,dispensar,negligenciar;apertar a mão a,engolir a afronta,pedir perdão,conciliar-se,reconciliar-se (pacificar);apagar os ódios,deixar a ferida cicatrizar;ser (indulgente e adj.);dar quebras.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Deus lhe perdoe!,não perderás por isso o casamento!.
Frase
Veniam petimusque damusque vicissim;Pedimos perdão e damos perdão;Pedimos perdão e perdoamos;O que lá vai, lá vai;Águas passadas não movem moinho;Errar é humano, perdoar é divino,Deus, tenha piedade de nós!,Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
ser (intemperante e adj.);exceder-se,entregar-se a,primar pelo desregramento,debochar-se,abusar,passar as raias,ir fora das marcas,dar largas a,desbragar-se,satrapear,desprender-se das conveniências,mergulhar-se na dissipação;levar vida dissoluta e de deboche,levar vida de abade,despir-se da circunspeção,saciar a sede e o apetite,não ter outro Deus que a sua barriga,embriagar-se,comer desenfreamente;banquetear,regalar-se com jantares opíparos,fazer do estômago sua divindade,guleimar,comer além do preciso,entornar;meter o pé na jaca (gír.);beber até cair (pop.);meter a mão até o cotovelo,descomedir-se = quebrar as soltas = destemperar-se,desmesurar-se,desmandar-se,desgovernar-se,desenfrear-se,descompassar-se,desconcertar-se,desmanchar-se,exceder-se,demasiar-se,soltar-se,desentoar-se,desmedir-se,desmoderar-se,desregrar-se,descompor-se,sensualizar-se;vegetar a coorte dos sibaritas,dos que se inspiram nos preceitos de Epicuro.