adj. e s. m. || doente de mania, doido com fúrias. || (P. ext.) Extravagante, excêntrico. || Aferrado (a uma coisa ou a uma ideia); que tem suma predileção (por alguma pessoa ou coisa): Maníaco por flores.
F. lat. Maniacus.
prejulgar,prejudiciar,prejudicar,pressupor = prefigurar,preconceber,dogmatizar,fazer juízo temerário,julgar a trouxe e mouxe,olhar somente um lado da questão;obedecer à rotina,obedecer às injunções do magister dixit;claudicar,revelar manifesta parcialidade,desvirtuar,prevaricar,ver com olhos apaixonados,precipitar-se,propender,inclinar-se,julgar através de pernicioso otimismo,cerrar os ouvidos ao bom-senso;revelar espírito de parcialidade,ajoujar-se a conveniências subalternas,ter o rabo preso,existimare unumquemque moribus suis = julgar os outros por si = ex natura sua ceteros fingere,ter um véu diante dos olhos,julgar mal com parcialidade,errar;avaliar para mais;depreciar;condenar antecipadamente,não querer ver o verso da medalha,tirar conclusões precipitadas,ver por um prisma ilusório as coisas de meio perfil,ver num argueiro um cavaleiro,tomar a nuvem por Juno,olhar com os olhos de;ter manifesta predileção por,revelar manifesta predileção por;pender para,desvaliar.
Advérbio
iliberalmente e teocraticamente;ex-parte,sistematicamente,por sistema,segundo uma ideia preestabelecida.
Provérbio
Interjeição
Frase
A vontade e o arbítrio se arvoram em reguladores de. Corvos a corvos não tiram os olhos. De corsário a corsário não se perdem senão os barris. Lobo não come lobo = canis caninam non est.
enlouquecer;ser louco,estar (louco e adj.);viver numa bruma impenetrável de demência,ter aduela de menos,ter um parafuso a menos,ter pancada,ter pancada na mola,ter telha,ter lua,ser um pouco ferido na asa,debater-se nas trevas da demência,ter bolha,não dizer coisa com coisa,dar com a cabeça pelas paredes,fazer desatinos,padecer da cabeça,estar de cabeça virada,não regular bem,não regular a bola a alguém,ter macaquinhos no sótão,ter o juízo fora do lugar,sofrer desarranjo mental,estar fora de si,estar com o miolo mole;visionar,sofrer das faculdades,enlouquecer,malucar,adoidar,endoidecer,amentar (ant.);perder o juízo,perder a cabeça,perder o uso da razão;desatremar,ourar,alucinar-se,alienar-se,louquejar,desassisar,ataroucar,desarranjar-se o cérebro a alguém,dar volta o juízo a alguém,dementar-se,dar em doido,sofrer da bola,tresvariar,desatinar-se,esturdiar,ter acesso de furor,enfurecer-se,sandejar,ensandecer,tresloucar,macavencar,esmaniar,ter acessos de mania;transverter,transtornar,turvar o juízo;alhear a razão,deixar eclipsar-se no espírito a luz da razão,doidejar,destemperar,sair fora de si,praticar despropósito,descarrilar,obscurecer o juízo a alguém,variar,delirar,tornar louco e adj.;enlouquecer,tresloucar,mandar alguém para as palhas;perturbar o juízo a alguém,alterar o juízo a alguém;mover o juízo a alguém,desmiolar,descerebrar,dementar,amentar,desmiolar,fazer perder o juízo a alguém,desvairar,desatinar,alucinar,desassisar,aturdir,estontear,dar voltas ao miolo a alguém,desorientar,desnortear,entontecer,danar,derramar-se,ficar hidrófobo.
Advérbio
loucamente e adj.;como um possesso,tête exaltée,tête montée.
Provérbio
Interjeição
Frase
A moléstia avassalou-lhe o espírito. A bola não lhe regula bem.