Adj. e s. m. || que ou o que tem pretensões, presunção ou vaidade; vaidoso, presumido; altaneiro, orgulhoso, soberbo: Tem lutado com a ação incessante... da literatura mais pretensiosa e polida. ( Garrett. )
F. Pretensão.
carecer,não ter importância e subst.;não fazer míngua,não interessar a;ser dispensável,nada significar,viver numa perene inferioridade,não fazer pulsar o coração,não ter maiores consequências,não ter coisa alguma que leve os olhos,passar despercebido,escapar,provocar um desdenhoso dar de ombros,arrastar penosa existência,não valer uma pataca,fazer número apenas;não valer o tempo que com ele se gasta,não valer a tinta que com ele se gasta;valer menos do que,ser fraca roupa,fazer pouco em (depreciar),menosprezar,desprezar;perpassar,despegar-se da vista;engasgar com mosquitos,descer a ninharias,perder sua importância;dar quebra,sofrer quebra;passar à história;combater fantasmas,moinhos de vento (exagero);fazer abalos por cantarejar de galos.
Advérbio
secundariamente e por dá cá aquela palha;pro forma,por casca de alho,por mera formalidade,para salvar as aparências,assim assim,por desencargo de consciência.
Provérbio
Interjeição
bastante!,pouco importa!,não importa!,coisas da vida!.
ser ridículo e adj.;prestar-se ao ridículo,prestar-se ao desfrute;ser a fábula de alguém,estar na berlinda,estar sempre em cena;dar pábulo,dar enchente à risota: dar pratos;fazer papelinhos,fazer figurinhas;servir de risota,servir de espetáculo,passar por bobo,servir de pratinho a alguém,servir de pábulo,servir de cena;provocar gargalhadas,fazer de urso (fam. e pop.),descambar no ridículo;andar em rifão,ridicularizar-se,burlesquear,ser digno de zombaria,passar do sublime ao ridículo,fazer cenas;levar um babaréu,levar uma surriada;ser digno de compaixão,ficar por barreira de zombarias.
afetar-se,alambicar-se,ser o nec plus ultra de,contrafazer-se,ter modos enigmáticos,requintar-se;apurar-se,esmerar-se até o ridículo;romantizar-se,lamber,dar-se ares,ir ao extremo de;aparentar nos modos,aparentar nas falas;espevitar-se,amaneirar-se,fazer por dar na vista,inculcar-se;fazer-se velho,fazer-se bonito,assumir atitudes,gaifonar = trejeitar,fazer papel,alardear;usar de afetação,delamber-se,contorcer-se,retorcer-se,flautar = falar com afetação,espevitar as palavras,menear,requebrar,derrengar,dandinar,bambolear-se,gingar,saracotear,recachar,abusar dos meneios do corpo,emplastar,masculinizar-se,europeizar-se,espanholizar-se,afidalgar-se.
ser (orgulhoso e adj.);olhar os outros por cima dos ombros,ser de nariz arrebitado,ter muitos fumos,levantar a fronte,criar bico,apontar-se em orgulho,tratar com soberba,trazer o rei na barriga,não caber no mundo,não condescender em,ter despeito por,não se dignar,não haver por bem,ter menosprezo por,encrespar-se com soberba,não se dignar descer de sua importância,ser cheio de vento;sobreolhar = olhar sobranceiramente = olhar por cima dos ombros;desdenhar,orgulhar-se,orgulhecer-se,blasonar-se,bazofiar,vangloriar-se;levantar a fronte,levantar a grimpa;ensoberbecer-se,altanar-se,assoberbar-se,ufanar-se,timbrar;encher-se de ufania,encher-se de orgulho;desvanecer-se,gloriar-se,tufar-se,responder com entono,emproar-se,endeusar-se,arrebicar-se,recachar-se,entufar-se,enfunar-se,enfumar-se,inchar,sobalçar-se,criar bico,enfatuar-se,apavonar-se,encrespar-se,enchouriçar-se,engrimponar-se,encristar-se,encristinar-se,engrimpar-se,desvanecer-se,prevalecer-se de;encher de orgulho,fazer o orgulho de,orgulhar.
Advérbio
en grand seigneur,em tom doutoral,com sobranceria,com arreganho,de cabeça erguida,de fronte erguida;do alto de seus coturnos,do alto de seus tamancos;com ufania,com justificado orgulho;orgulhosamente e adj.;de modo orgulhoso.
ser (vaidoso e adj.);envaidecer(-se),presumir,namorar-se de si mesmo,não caber nas bainhas,enfatuar-se,ensoberbecer-se,trazer o rei na barriga,ter-se em grande conta,cobrir-se com penas de pavão,empavonar-se,formar grande opinião de si mesmo,asnear,atribuir-se ações que não praticou,ter-se em grande conta,apontar-se em vaidade,gabar-se,jactar-se,fazer praça de,alardear,pregar,picar-se,fazer gala,ter presunção,julgar-se estrela quando não passa de pirilampo,vangloriar-se,envaidar-se,envanecer,fazer soberba e vaidade de,gloriar-se,campar,enfunar-se,inchar-se,narcisar-se,desvanecer-se de si,presumir muito de si,encomoroçar-se;impar,adoecer de vaidade;endeusar-se,reputar-se,considerar-se,empertigar-se = encher-se de vaidade,derreter-se,desenconchar-se,sair da concha,empolar-se,guindar-se,topetar-se,empanturrar-se,empantufar-se,empanzinar-se,engramponar-se,enfronhar-se em,fiar muito em si,julgar-se,considerar-se,ter-se em conta de,inculcar-se,presumir-se,aforar-se,arrogar-se,ter preocupações de,arrear-se,cortejar popularidade,tornar vaidoso e adj.;envaidar,enfunar,entufar,inflar = ensoberbecer,desvanecer,assoprar;explorar a vaidade,titilar a vaidade de;lisonjear;embalar,elogiar;mirar-se,rever-se,espelhar-se,retratar-se,refletir-se.
Advérbio
vaidosamente e adj.
Provérbio
Presunção e água benta, cada qual toma o que quer;Elogio em boca própria é vitupério;Fatal vaidade, em que misérias, em que desvarios não despenhas os míseros mortais! (Garrett);A vaidade é o orgulho dos outros (Sacha Guitry).