s. f. || qualidade do que é singular. || O que torna alguma coisa singular; particularidade: A sua maior singularidade consistia na perna esquerda. ( R. da Silva. ) || Notoriedade, notabilidade. || Modo extraordinário de pensar, de falar ou de proceder; excentricidade. || Coisa, ação ou palavra singular: Nãó sei atinar com a razão desta singularidade. ( Vieira. )
F. lat. Singularitaa.
ser diverso,diversificar,mudar de aspecto,desconfigurar-se,cambiar;quebrar a harmonia,não manter a mesma jurisprudência,variar,enrugar,encrespar,acidentar-se,apresentar-se sob aspectos vários,desassimilar-se.
ser (original & adj.);ter cunho ou caráter próprio,singularizar-se,afastar-se da rota trilhada,não conhecer modelo,não imitar;não ir pelo caminho do carro,inovar;desviar-se de,não se conformar com a rota batida;diferençar-se,desgarrar-se da trilha comum;não se deixar levar pela corrente,viver fora do seu tempo;ser um revoltado,ser um desambientado,ser um excêntrico.
ser (anormal & adj.);não seguir a rota palmilhada;infringir as leis universais,quebrar as leis universais,contravir as leis universais,transgredir as leis universais,preterir as leis universais;desafiar a qualquer descrição,aberrar das normas consagradas,diferençar-se de,constituir uma anomalia,ir contra as leis naturais,viver fora do seu século,ter nascido de princípios irregulares,ser um revoltado.
enlouquecer;ser louco,estar (louco e adj.);viver numa bruma impenetrável de demência,ter aduela de menos,ter um parafuso a menos,ter pancada,ter pancada na mola,ter telha,ter lua,ser um pouco ferido na asa,debater-se nas trevas da demência,ter bolha,não dizer coisa com coisa,dar com a cabeça pelas paredes,fazer desatinos,padecer da cabeça,estar de cabeça virada,não regular bem,não regular a bola a alguém,ter macaquinhos no sótão,ter o juízo fora do lugar,sofrer desarranjo mental,estar fora de si,estar com o miolo mole;visionar,sofrer das faculdades,enlouquecer,malucar,adoidar,endoidecer,amentar (ant.);perder o juízo,perder a cabeça,perder o uso da razão;desatremar,ourar,alucinar-se,alienar-se,louquejar,desassisar,ataroucar,desarranjar-se o cérebro a alguém,dar volta o juízo a alguém,dementar-se,dar em doido,sofrer da bola,tresvariar,desatinar-se,esturdiar,ter acesso de furor,enfurecer-se,sandejar,ensandecer,tresloucar,macavencar,esmaniar,ter acessos de mania;transverter,transtornar,turvar o juízo;alhear a razão,deixar eclipsar-se no espírito a luz da razão,doidejar,destemperar,sair fora de si,praticar despropósito,descarrilar,obscurecer o juízo a alguém,variar,delirar,tornar louco e adj.;enlouquecer,tresloucar,mandar alguém para as palhas;perturbar o juízo a alguém,alterar o juízo a alguém;mover o juízo a alguém,desmiolar,descerebrar,dementar,amentar,desmiolar,fazer perder o juízo a alguém,desvairar,desatinar,alucinar,desassisar,aturdir,estontear,dar voltas ao miolo a alguém,desorientar,desnortear,entontecer,danar,derramar-se,ficar hidrófobo.
Advérbio
loucamente e adj.;como um possesso,tête exaltée,tête montée.
Provérbio
Interjeição
Frase
A moléstia avassalou-lhe o espírito. A bola não lhe regula bem.
ser caprichoso;ter sua lua,ter seus dias de lua;meter-se na cabeça de alguém,dar na cabeça a alguém,dar na cabeça de alguém,engasgar-se com mosquito e engolir leão,ter fantasias,dar o ser a bagatelas,dar na telha a alguém,dar na telha de alguém,dar na veneta,esturdiar,estroinar,esdruxulizar-se,singularizar-se,encaprichar-se.
Advérbio
caprichosamente e adj.;sem razão nem rima,sem mais nem menos,sem mais aquela,por dá cá aquela palha.