s. f. || qualidade do que é vário ou variável. | Diversidade, diferença. || Variante. || Ação de mudar frequentemente; alternativa: A variedade deleita. O casamento era um fardo; não havia nada como a variedade. ( Eça , Primo Basílio , c. 12, p. 467, ed. 1917.) || Mudança. || Multiplicidade: variedade de objetos. As minas são riquíssimas, a variedade das produções imensa. ( J. Fr. Lisboa. ) || Instabilidade, inconstância: Variedade da fortuna, do tempo. || (Hist. nat.) Subdivisão das espécies que tem por base ou fundamento leves diferenças nos caracteres distintivos dos indivíduos da mesma espécie: Uma variedade da espécie humana. || -, s. m. pl. miscelânea de assuntos vários, em literatura ou jornalismo, ou de exibições em teatros e cabarés.
F. lat. Varietaa.
ser diferente,ser (diferente & adj.);diferir,discrepar,contrastar;diferir toto coelo,diferir por longo intervalo;divergir,diversificar,destoar,oferecer aspecto diferente;fazer diferença,diferençar,diferenciar-se,distinguir-se,não se confundir,desaproximar-se,distanciar-se,afastar-se,não ser bem irmão de,tomar outro rumo,mudar de aspecto,não coincidir.
Il y a des fagots et fagots;Há tradutores e tradutores;Isso é outro cantar;O caso agora muda de figura;Se ....., outros galos me cantariam;Uma coisa é ....., outra é .....;;Isso é outra história.
ser (anormal & adj.);não seguir a rota palmilhada;infringir as leis universais,quebrar as leis universais,contravir as leis universais,transgredir as leis universais,preterir as leis universais;desafiar a qualquer descrição,aberrar das normas consagradas,diferençar-se de,constituir uma anomalia,ir contra as leis naturais,viver fora do seu século,ter nascido de princípios irregulares,ser um revoltado.
enlouquecer;ser louco,estar (louco e adj.);viver numa bruma impenetrável de demência,ter aduela de menos,ter um parafuso a menos,ter pancada,ter pancada na mola,ter telha,ter lua,ser um pouco ferido na asa,debater-se nas trevas da demência,ter bolha,não dizer coisa com coisa,dar com a cabeça pelas paredes,fazer desatinos,padecer da cabeça,estar de cabeça virada,não regular bem,não regular a bola a alguém,ter macaquinhos no sótão,ter o juízo fora do lugar,sofrer desarranjo mental,estar fora de si,estar com o miolo mole;visionar,sofrer das faculdades,enlouquecer,malucar,adoidar,endoidecer,amentar (ant.);perder o juízo,perder a cabeça,perder o uso da razão;desatremar,ourar,alucinar-se,alienar-se,louquejar,desassisar,ataroucar,desarranjar-se o cérebro a alguém,dar volta o juízo a alguém,dementar-se,dar em doido,sofrer da bola,tresvariar,desatinar-se,esturdiar,ter acesso de furor,enfurecer-se,sandejar,ensandecer,tresloucar,macavencar,esmaniar,ter acessos de mania;transverter,transtornar,turvar o juízo;alhear a razão,deixar eclipsar-se no espírito a luz da razão,doidejar,destemperar,sair fora de si,praticar despropósito,descarrilar,obscurecer o juízo a alguém,variar,delirar,tornar louco e adj.;enlouquecer,tresloucar,mandar alguém para as palhas;perturbar o juízo a alguém,alterar o juízo a alguém;mover o juízo a alguém,desmiolar,descerebrar,dementar,amentar,desmiolar,fazer perder o juízo a alguém,desvairar,desatinar,alucinar,desassisar,aturdir,estontear,dar voltas ao miolo a alguém,desorientar,desnortear,entontecer,danar,derramar-se,ficar hidrófobo.
Advérbio
loucamente e adj.;como um possesso,tête exaltée,tête montée.
Provérbio
Interjeição
Frase
A moléstia avassalou-lhe o espírito. A bola não lhe regula bem.
ser (irresoluto e adj.);estar (indeciso e adj.),estar entre ambas-las-águas,deixar ad referendum,não dizer se é peixe nem carne,não saber o que quer,não se determinar por coisa alguma,não saber em que pé há de dançar,não saber que partido há de tomar,ziguezaguear,tremular,ter seus momentos de vacilações,nutar,flutuar,vacilar,vanguejar,não se pronunciar de pronto,amolecer,não saber para que lado se há de voltar,non dum in scirpo quærere = buscar dificuldades onde não as há,não saber para onde se voltar,ficar (perplexo e adj.);ir a esmo,saltitar = mostrar-se inconstante,trepidar,tropeçar,fraquejar,hesitar,vacilar,boiar,pejar,recear,ficar neutro,ficar entre as dez e as onze,não dizer sim nem não,titerear,enlear-se,embaraçar-se,prender-se em teias de aranha,e rivo flumina magna facere = de um córrego fazer um grande rio,afogar-se em um copo d’água,ficar engasgado,pairar entre duas opiniões,trastejar,oscilar;balançar,balancear,balouçar,bambear,voltear,voltejar,ranguejar;transigir,pactuar,prender-se com bagatelas,fazer bicho de sete cabeças,titubear,tergiversar,embasbacar,tataranhar,contemporizar,empurrar com a barriga,mover-se a todos os ventos,postergar,remeter tudo para o dia seguinte,ir com o tempo,navegar com todos os ventos,condescender,ficar com as mãos atadas,atalhar-se,atar-se,desorientar-se,desnortear-se,escrupular-se,escrupulejar-se,escrupulizar-se,entibiar-se,querer e não querer,avançar e recuar,mudar.