v. tr. || enganar-se com: Errou a definição. ..que fizera em errar el-rei Porsena e matar outro em seu lugar. ( H. Pinto. ) || Não acertar em: Errar o alvo. || Não fazer certo; cometer erro em: Errar a conta. || (Des.) Ofender; desacatar: Nom vos podeis escusar de culpa e que me errastes na boa amizade e cortesia com que a mim devêreis de vir. ( Gaspar Correia , Lendas da Índia , III, p. 322, ed. 1862.) || Errar (a arma) o fogo, queimar-se a espoleta sem comunicar o fogo à carga. Errar a vocação, seguir um modo de vida diverso do que convinha.
v. intr. || vaguear, vagabundear: Errando ao acaso, sem consciência de si... ( R. da Silva. ) || Cometer erro: Se os bispos erraram na fé, sejam repreendidos. ( P. Manuel Bernardes. ) || Cair em culpa. || Enganar-se: Errei, mas para a outra vez terei mais cuidado. ( Castilho. ) || (Fig.) Flutuar.
F. lat. Errare.
prejulgar,prejudiciar,prejudicar,pressupor = prefigurar,preconceber,dogmatizar,fazer juízo temerário,julgar a trouxe e mouxe,olhar somente um lado da questão;obedecer à rotina,obedecer às injunções do magister dixit;claudicar,revelar manifesta parcialidade,desvirtuar,prevaricar,ver com olhos apaixonados,precipitar-se,propender,inclinar-se,julgar através de pernicioso otimismo,cerrar os ouvidos ao bom-senso;revelar espírito de parcialidade,ajoujar-se a conveniências subalternas,ter o rabo preso,existimare unumquemque moribus suis = julgar os outros por si = ex natura sua ceteros fingere,ter um véu diante dos olhos,julgar mal com parcialidade,errar;avaliar para mais;depreciar;condenar antecipadamente,não querer ver o verso da medalha,tirar conclusões precipitadas,ver por um prisma ilusório as coisas de meio perfil,ver num argueiro um cavaleiro,tomar a nuvem por Juno,olhar com os olhos de;ter manifesta predileção por,revelar manifesta predileção por;pender para,desvaliar.
Advérbio
iliberalmente e teocraticamente;ex-parte,sistematicamente,por sistema,segundo uma ideia preestabelecida.
Provérbio
Interjeição
Frase
A vontade e o arbítrio se arvoram em reguladores de. Corvos a corvos não tiram os olhos. De corsário a corsário não se perdem senão os barris. Lobo não come lobo = canis caninam non est.
estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.
Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.
ser (incompreensível e adj.);falar como o apocalipse,greguejar (fam.),algaraviar;exigir,reclamar,desafiar explicação;ser de telhas acima;não ter solução;comportar significações múltiplas,escapar à compreensão,não entrar nos cascos a alguém,sobre-exceder à medida do espírito,ultrapassar o entendimento,ver tudo na escuridão,ser impotente para explicar;ser grego,inacessível a qualquer engenho;tornar (ininteligível e adj.);intricar ou intrincar,complicar,confundir;embaralhar,escurecer,turvar,arrevezar;problematizar,enigmar,toldar,obscurecer;enlear,desorientar;embasbacar,embatucar,intrigar,ficar em branco,não compreender;não perceber nada,desentender,não captar,boiar (pop.);ficar intrigado,ficar em jejum;ser jejuno em,falhar,errar,não saber o que fazer,coçar a cabeça,ver-se em palpos de aranha,não atinar com a solução,ver-se gago,não dar com o busílis,ter peneira nos olhos,ver através de vidro opaco (ignorância);não encontrar a chave do enigma,não encontrar a solução do enigma;não penetrar no mistério;ficar in albis,estar in albis;obscurecer-se a razão a alguém.
interpretar mal,apreender mal,entender mal,conceber mal,traduzir mal,construir mal;errar;perverter,distorcer. calabrear,contraverter,adulterar,maximizar,minimizar,escatimar,viciar,deturpar,estropear,lhanar,tresler = ler às avessas,sofismar,desfigurar = transtornar,alterar,subverter,arrastar,arrevessar,arrevezar,dar uma elasticidade incompreensível,retrincar;forçar o sentido de,torcer o sentido de;prevaricar (trans.),malsinar,desvirtuar,dar esfolagato a,desnaturar,captare verba = forçar o sentido;falsear;forçar a significação,torcer a significação,escorjar a significação,constranger o sentido,constranger a significação;dar voltas ao texto,embrulhar,retorcer,fazer trocadilhos,ofuscar,desluzir,envenenar,violentar;deitar para mal,deitar para mau sentido;subjicere alicui verbo duas res = dar dois sentidos à mesma palavra;deitar malícia em,maliciar,servir-se mal de;dar falso colorido.
ser (viciado e adj.);ser escravo das suas paixões,praticar ações pouco dignas;comer da banda podre,ser da banda podre (pop.);ser um anjo caído (fig.);pagar tributo às contingências humanas,pagar tributo à natureza;proceder mal,escandalizar,dar escândalo,faltar aos seus deveres,trilhar a vereda da desonra,não fazer carreira,dar-se a toda a sorte de vícios,apartar-se da senda da virtude,criar-se no vício,ir por um plano inclinado,escorregar na ladeira do crime,estar incuravelmente caído no caminho do vício,tripudiar,despersonalizar-se,ser boa pinga,ser má forma,estar cariado até a medula dos ossos,arredar-se das boas práticas,não respeitar as conveniências;ser boa bisca (depr.);esquecer-se dos seus deveres,desviar-se da virtude,errar,dar falhas,claudicar,encher-se de mazelas,mazelar-se,desbriar-se,desvairar-se,desgarrar-se,escorregar,tomar um caminho tortuoso e resvaladiço,fechar a porta aos bons exemplos,desatremar,fazer do sambenito gala,descarrilar-se,transviar-se,desafogar as paixões,render-se aos apetites,descair no vício,vergar-se ao sopro pestilento do vício,meter a alma no inferno,tropeçar;esquecer-se de si,esquecer-se de quem é = faltar à dignidade própria;resvalar em erro,resvalar o pé a alguém,desregrar-se,desgovernar-se;pecar,perder-se,profligar-se;renovar-se no vício,afundar-se no vício,perseverar no vício,cevar-se no vício,encharcar-se no vício,atascar-se no vício,ingurgitar-se no vício,atolar-se no vício,enfrascar-se no vício;apodrecer-se na miséria,despedir de si a virtude,engafecer-se,vilificar-se,gafar-se,infistular-se,capitular com a voz da consciência,desprezar escrúpulos justificados,degenerar dos seus antepassados = deserdar-se em vida,cair na tentação = ilaquear;entregar-se ao jogo,entregar-se ao vício;perder a dignidade,ofender a Deus,divorciar-se dos bons costumes,encanalhar-se,envilecer-se,enxovalhar-se,tornar (viciado e adj.);viciar,corromper,apestar,empestar;inficionar os costumes,depravaros costumes,envenenar os costumes;perverter,transviar,esgarrar,brutalizar,brutificar,desmoralizar,rebalsar,desedificar.
Advérbio
viciosamente e adj.;obliquamente,por caminhos tortuosos,por processos condenáveis.
Provérbio
Interjeição
O tempora! O mores! = Oh tempos! Oh costumes!.
Frase
Abyssus abyssum invocat;o abismo chama o abismo,o inferno chama pelo inferno.