Sua língua na Internet

 

(des.go.ver.nar)

v.

1. Dar má direção a ou tomar má direção; governar(-se) mal [td. : As pedaladas rápidas desgovernaram a bicicleta] [int. : A mula desgovernou -se.]

2. Fazer perder ou perder (o controle, o governo, a orientação etc.) [td. : A surpresa desgovernou -o momentaneamente] [int. : O helicóptero desgovernou -se e caiu.]

3. Náut. Perder o rumo, o governo [int. : A lancha desgovernou]

4. Bras. Perder a direção, o norte; DESNORTEAR-SE; DESORIENTAR-SE [td. ]

[F.: des- + governar. Hom./Par.: desgoverno (fl. de desgovernar), desgoverno [ê] (sm.)]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Esbanjamento

Substantivo

dissipação,gastança,sacrifício,largueza,desbaratamento,desbarate,desbarato,desperdício,esperdício,consumo,gasto,esgotamento,consumição,malbarato,dispersão;inutilização,malogro,escoamento;desproveito,evasão,perda;dilapidação,entornadura,prodigalidade,mau emprego,malversação;destroços (inutilidade);manteiga em nariz de cão,anel de ouro em focinho de porco;esbanjador,desperdiçador,perdulário,degastador,dilapidador,dissipador,manirroto,mão-aberta.

Adjetivo

esbanjado e v.;perdulário,gastador,pródigo,desgorgomilado,desregrado,extravagante.

Verbo

esbanjar,gastar,usar,consumir,levar,engolir,engolir os haveres recebidos,exaurir,esgotar,devorar,derramar,empobrecer,drenar,entornar,esvaziar,despejar,desencher,dispersar;escoar-se,ir pelo ralo,desaparecer na voragem de;desperdiçar,esperdiçar,desprezar,destroçar,malbaratar,desbaratar,sacrificar = esbrizar (ant.),malograr,larguear,dissipar,tresgastar,gualdir,gastar à doida,levar pelos ares,empandeirar (pop. chulo),esbalgir,desguardar,extravaganciar,jogar fora,jogar pelo ralo,arruinar-se,dilapidar,malversar,malgastar,desaproveitar,enforcar as rendas,deitar pérolas a porcos,gastar cera com maus defuntos,desgovernar;desprover,desguarnecer;escoar;diluir,secar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

:Magno conatu magnas nugas.

Conjunção

Anarquia

Substantivo

acefalia,acefalismo,tolerância;liberdade;frouxidão,lassidão,anomia,remissão,falta de ânimo,moleza,tibieza,dubiedade,pusilanimidade;acracia = anarquia,anarquismo,demagogia,interregno,letra morta,brutum fulmen,desgoverno,desgovernação,licença,desregramento,descomedimento,insubordinação,indisciplina,licenciosidade,baderna,desobediência;insubordinação,rebeldia,regicismo,lei de Lynch (ilegalidade):;autonomia,descentralização;(privação de autoridade): destronamento,destronização,deposição,usurpação,abdicação,renúncia,resignação,demissão,exoneração;corpo sem alma,sombra de governo,rei de copas,babaquara.

Adjetivo

frouxo,lasso,relapso,laxo,remisso (negligente);conivente,fraco,froixo,tímido,dúbio,pusilânime,mole,irresoluto;acéfalo,anárquico,demagógico,desacaudelado,desacaudilhado,desregrado no uso da liberdade,desenfreado,indisciplinado,espúrio,ilegítimo,desencabrestado,desbocado e v.;licencioso;abdicável,abdicatório,inoficioso,intruso,usurpador,inautorizado;particular,extraoficial.

Verbo

ser (frouxo e adj.);laisser faire,laisser aller,abandonar as rédeas da administração,dar rédeas a,deixar à matroca;ser sombra,não ter posição de autoridade;ter jurisdição apenas sobre o papel,tolerar,fechar os olhos a;agir sem autoridade,agir sem instruções;agir sob sua hipotética responsabilidade,não ter alçada em,ser babaquara,arrogar-se a tarefa de,ir além de suas atribuições,descomedir-se,desenfrear-se,desgovernar,desencabrestar-se,desbridar-se,criar uma situação dissolvente da disciplina e do respeito;depor do poder,apear do poder,derribar do poder,derribar do trono;destronar,desentronizar,descoroar,desacaudilhar,desempoleirar,desalcandorar,dessubjugar,renunciar,resignar,abdicar,passar as rédeas do governo a,perder a sela,desenvestir-se,exonerar,demitir,desempregar,desencaixar,deslocar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Boi solto lambe-se todo;Ausente o gato, dançam os ratos;Todo poder é suspeito;Há governo?, sou contra!.

Conjunção

Prodigalidade

Substantivo

dissipação,desbaratamento,devorismo,largueza injustificada,extravagância,malbarato,esbanjamento;alargamento,desgoverno,descomedimento,desperdício,desregramento,malversação,dilapidação,esbulho,fabulosas dissipações;propinoduto,corrupção,desvio,desfalque,apropriação indébita,superfaturamento;gasto suntuoso,gasto astronômico,gasto largo;farra,imprevidência,estroinice,estúrdia,extravagância,desatino,frascaria,orgia de gastar,despesas loucas = sumptus effusi;trem da alegria;ralo;dispêndio,profusão,cresiana generosidade;esbanjador,devorista,dilapidador,aurívoro,gastador,estraga-albardas,perdulário,comedor,pródigo,dissipador,gafanhoto,imprevidente,largueador,mãos rotas,alagador,alagadeira,estroina,matulão,desperdiçador,valdevinos = valdo (ant.),gastador,sorvedeiro,sumidouro.

Adjetivo

pródigo,esbanjador e subst.;dadivoso,desgorgomilado,desaproveitado,perdulário,manirroto,malbaratado e v.;imprevidente,desgovernado,desregrado,descomedido,extravagante,estroina,frascário,alagador,impróvido,improvidente,roto de mãos,liberal;aurívoro,desgovernado,desequilibrado,insensato;desacautelado;corrupto,malversador,desbaratador e v.;penny wise and pound foolish.

Verbo

ser pródigo e adj.;gastar com largueza,dar dinheiro aos montes;não olhar a despesas,não olhar aos gastos,não olhar a nada;perder o dó ao dinheiro,deitar o dinheiro pela janela,comprometer o futuro de;ser generoso com dinheiro alheio,malversar,desfalcar,subtrair,surrupiar,desviar,queimar,esbanjar,absorver,derreter,fundir uma fortuna;dar com tudo em polvorosa,esturdiar,botar fora,arder o dinheiro em dissipações,atirar com o dinheiro à rua;gastar,cortar largo;dar dinheiro aos montes (liberalidade);desfrutar dinheiro,verter dinheiro por muitas bicas,jogar dinheiro no ralo;varrer os cofres,limpar os cofres,secar os cofres,anemiar os cofres,exaurir os cofres;superfaturar,apropriar-se indebitamente,corromper,prodigar,prodigalizar,tresgastar,desgovernar,malbaratar,desbaratar,esperdiçar,desperdiçar,extenuar,queimar,esbanjar;dissipar,alagar,caminhar para a ruína,comprar pelos olhos da cara;quebrar as soltas,descomedir-se;derramar,perder o dó ao dinheiro.

Advérbio

prodigamente e adj.;aos montes,sem peso nem medida,a rodo,com o dinheiro queimando-lhe a algibeira.

Provérbio

Interjeição

Frase

A ordem é rica e os frades são pobres;O dinheiro pesa a alguém.

Conjunção