(ba.lé)
sm.
1. Ação ou arte de representar um enredo ou tema por meio da dança e da pantomima, associadas à música; BAILADO: A história de Romeu e Julieta é perfeita para o balé
2. Arte e técnica da dança, do uso preciso, harmonioso e expressivo do corpo em movimentos e posições coreografados ou improvisados; BAILADO: aula de balé: talento para o balé
3. Obra ou apresentação de balé (1 e 2), em que ger. se combinam a dança e a música com elementos de outras artes e técnicas (cenários teatrais, técnicas ou aparelhos circenses, iluminação, figurinos, efeitos visuais etc.): Fomos ao teatro ver a estreia do novo balé
4. Companhia ou corpo de bailarinos que fazem apresentações de balé. [Ger. designa grupo de dança clássica e/ou vinculado a alguma instituição maior. Para dança moderna ou grupos independentes, us. em geral companhia de dança.]
5. Mús. Obra composta esp. para balé (1); BAILADO
6. Número de dança, em certas obras de teatro, ópera, cinema
7. Qualquer dança, obra ou companhia de bailarinos, caracterizadas por certa técnica ou tema: balé folclórico/tradicional
8. Fig. Série de movimentos que, por sua harmonia, beleza etc. lembram uma dança
[F.: Do fr. ballet]
Balé clássico1 Aquele em que os bailarinos executam uma sequência de movimentos bem definidos, e em que todos os passos começam e terminam em posições precisas; dança clássica.
Balé moderno1 Aquele que, a partir do fim do séc. XIX, abandona as regras clássicas e explora uma forma mais livre de expressão e de movimento; dança moderna.
A dança como forma de expressão artística surgiu na corte francesa no séc. XIV, mas só veio a se firmar como espetáculo no reinado de Luís XIV, no séc. XVII. Começou a ser sistematizado, com especificação de passos e movimentos, no séc. XVII. A primeira bailarina a dançar nas pontas dos pés foi a famosa Maria Taglione, em 1832, época áurea do balé francês (La Sylphide, Giselle, Coppelia), da sapatilha de ponta, do saiote (tutu). No fim do séc. XIX deu-se a ascensão e o domínio do balé russo, esp. as criações do coreógrafo Petipa sobre músicas de Tchaikovski (O Quebra-Nozes, O lago dos cisnes, A bela adormecida). Grandes e revolucionários coreógrafos foram também Fokine, Diaghilev e Nijinski, este também um dos maiores bailarinos da história, ao lado de Ana Pavlova, Tamara Toumanova, Margot Fonteyn, Rudolf Nureiev e Mikhail Barishnikov. O balé moderno procurou libertar-se do rigor dos movimentos e passos clássicos, dando ênfase à expressão corporal, à composição visual e ao vigor acrobático, através dos trabalhos de Isadora Duncan, Alwin Nikolais, Martha Graham, Paul Taylor, Alwyn Ailey, Twyla Tharp, George Balanchine, Maurice Béjart e muitos outros. No Brasil,são conhecidos os nomes de Tatiana Leskova, Berta Rosanova, Marcia Haydée, Ana Botafogo, Débora Colker, o Grupo Corpo, entre outros.