s. f. || ação e efeito de fugir. || Fugida, rápida partida, evasão para escapar a perseguição: Todos os meios de fuga estavam preparados, ( Herc. ) || (Mil.) Retirada de tropas com precipitação. || Saída de um gás ou de um líquido do recipiente. || (Fig.) Escapatória, subterfúgio, solução engenhosa para evitar alguma coisa. || (Mús.) Composição musical polifônica, escrita sobre um ou vários temas em rigoroso estilo contrapontístico: O coração... batia mais apressado que a batuta de um mestre de capela numa fuga de glória. ( Júlio Dantas , Espadas e Rosas , p. 176, 2ª ed.) || O buraco ou óculo por onde o fole toma o vento. || O espaço vazio que se deixa junto de qualquer máquina para ela se poder mover; folga. || Orifício ou abertura de qualquer aparelho de destilação de álcool. || (Trás-M.) Parte da rabiça, entre o teiró e o ferro. || Pontos de fuga 1. (Mat.) pontos de duas retas divididas homograficamente, tendo cada um de uma delas, por ponto homólogo na outra, o ponto ao infinito. || (Bras.) Margem, sobra. || Oportunidade. || Por em fuga 1. fazer fugir.
F. lat. Fugá.
ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.
Advérbio
velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.
retirar-se de,afastar-se,apartar-se,arredar-se,largar,separar-se,deixar,evitar,mudar-se,levantar voo,voltar as costas a,dar para trás,cair fora,deslocar-se,desamparar,fazer-se à vela,ir-se embora,dizer adeus,despedir-se,debandar,levantar o acampamento,fugir de,distanciar-se,pôr-se ao largo,abandonar,desferir voo,desterrar-se,escabrear-se,ausentar-se,desviar-se de.
partir,deixar,ir(-se) embora,ausentar-se,dizer adeus a,despedir-se,separar-se de,deixar os entes queridos,abalar-se,sair,marchar,meter pernas ao caminho,pôr o pé no estribo,afastar-se,iniciar a viagem,seguir viagem,arremessar o cavalo,retirar-se de,abandonar,desocupar,evacuar,quitar,desacampar;cair fora,dar o fora,escafeder-se,dar o pira;levantar o acampamento,levantar o arraial;fazer uma viagem,fazer uma jornada;sair em viagem;embarcar,tomar o trem,pisar as pranchas da barca,desferrar as velas,fazer-se ao mar,sair do porto,tocar à leva;levantar ferro,levantar âncora;ir para bordo,subir a bordo,desancorar,zarpar,sarpar,desatracar,largar o porto,sair do porto,apartar-se de terra,emarar-se,amarar-se,singrar,fazer-se de ou à vela,desgarrar do porto,desaferrar,abalar-se para,arrancar,largar a toda a força de vela,velejar (navegar),lançar-se a nado;voar,voejar,ir ao ar;desprender,desferir voo,soltar voo,levantar voo,alçar voo;decolar,despedir-se,fazer suas despedidas,soluçar um adeus,dizer adeus,trocarem-se as últimas despedidas,despedir-se de amigos.
Advérbio
de pé no estribo,de malas feitas,de foz em fora,pela barra fora,pelo mar afora,mar em fora.
Provérbio
Interjeição
adeus!,au revoir!,boa viagem!,passe bem,passe muito bem!,saúde!,até sempre!,até mais ver!,até à vista! Bye!,Ciao!.
mentir,ser (mentiroso e adj.);ser mais propício à mentira do que à verdade;alterar a verdade,falsear a verdade;fabular,fabulizar,inventar,adulterar,deturpar,desfigurar,improvisar uma desculpa,fabricar,forjar,pataratear,petear,mentir pela gorja,aldravar;dizer bulas,contar bulas;desencaixar,pregar petas;levantar uma balela;impingir uma mentira,pespegar uma mentira,passar uma mentira,chimpar uma mentira;afastar-se da verdade,contar maranhões,desenfronhar mentiras,meter carochas na cabeça de alguém,romancear,contar coisas inverossímeis;spirare mendacia = vomitar mentiras;ser inverídico e adj.;carecer de confirmação,distanciar-se da verdade,não traduzir a verdade,ser bene trovato.
Advérbio
inveridicamente e adj.
Provérbio
Interjeição
Frase
Se non é vero,é bene trovato. Non cadit in virum bonum mentiri = não fica bem ao homem honrado mentir.
alegadamente,supostamente,ostensivamente e adj.;com a cor de;sob a cor,o color,o pretexto de;com o fim aparente de,sob a alegação de,a título de,sob o estafado pretexto de.
abster-se,sobrestar,refrear-se,abnegar-se,subtrair-se,esquivar-se,eludir;transigir,acomodar-se,condescender,imobilizar-se,omitir-se;evitar o trato,refugir,escabrear-se,abrir o pé,aforritar,fugir com o corpo,roubar-se,furtar-se,eximir-se,refugiar-se,homiziar-se,foragir-se,esconder-se,forrar-se,poupar-se,prevenir,poupar,quitar,conservar-se de parte,deixar só;nada ter que ver com,não ter parte,não ter interferência,ser alheio a,arredar-se,fugir a,impedir,atalhar,fugir envergonhado,conservar-se arredio,conservar-se a respeitosa distância,conservar-se fora do caminho,arredar-se do caminho,retrair-se,descartar-se,livrar-se,afastar-se de,fazer víspere = vispar-se,recuar;sumir-se,retirar-se,abalar,estourar,moscar,desarvorar-se (fam.),fazer ablativo de viagem,ir de batida,virar de querena;passar o pé,passar as palhetas;bater a plumagem,azular,desaparecer,escapulir(-se),descampar,raspar-se,pôr-se na pireza (pop.),pirar-se (pop.),evaporar(-se),ir-se rebolindo,pisgar-se,safar-se,mandar-se,bater as asas,despedir os passos de um lugar,escafeder-se (burl.);tingar-se,escapar,ir de fugida;ir(-se) embora,bater em retirada,puxar a carroça,ir em retirada;debandar,dispersar-se,cair fora,dar o fora,dar o pira,dar no pé,bater asas,dar às asas,dar(-se) aos calcanhares,arrancar-se,desunhar-se,pôr-se ao fresco,ir de abalada,passar sebo nas canelas,pôr sebo nas canelas,virar as costas,fazer à vela,fazer de vela,ir em debandada,mostrar as costas ao inimigo,escapar pela malha,desertar,lançar-se a monte,meter a cara no mundo,meter o pé no mundo,lançar-se com o inimigo,departir-se,desbandar,escamalhoar-se,escamugir-se,desabelhar,escorcemelar-se,escucir-se,dar às de vila-diogo,tomar as de vila-diogo,dar às trancas,safar-se,esgueirar-se,pildar (pleb.),largar-se,largar terra para favas,ir-se embora,ir-se puxando,levantar o voo,dar às pernas,ausentar-se,escamar-se (pop.),fazer-se à malta,pôr-se a andar,evadir-se,rodar sobre os calcanhares;dar à canela,dar às pernas,dar às gâmbias,sair furtivamente,despedir-se em latim,despedir-se à francesa,sair à francesa,sesmar,levantar acampamento,separar-se,descampar,escapar;ir-se embora;abandonar;rejeitar;mostrar as ferraduras,mostrar bonito par de calcanhares,fazer volta-cara.
Advérbio
fugitivamente e adj.;com receio de que,em fuga;de ou em rota batida.
Provérbio
Interjeição
fuga!,salve-se quem puder!,arreda!,pernas,para que te quero?!,o diabo leve os que vêm atrás!.
liberar,libertar,escapar de,salvar-se,livrar-se,evadir-se,escapar dum perigo pela malha rota,tirar-se de,esquivar-se,sair de fininho,sair pela tangente,eximir-se,subtrair-se,evitar,ser preservado de,ficar impune,ficar a rir-se,não ser atacado por,sobreviver,não morrer,fugir,escapulir-se,safar-se,escafeder-se;ir-se embora;escapar de boa,escapar a unhas de cavalo,escapar por uma unha negra,salvar-se em água de bacalhau,livrar-se a custo,escapar por um triz,escapar ileso,recuperar a liberdade,sair de,livrar-se da prisão;encontrar onde abrigar-se,debandar,pôr-se em debandada,dispersar-se,sumir-se,moscar,tomar vento.
ter suas horas de ócio,folgar,mangonar,repousar;matar o tempo (inação);ser (ocioso e adj.);(d)esperdiçar o tempo em vagares,ser pachorrento,preguiçar,não medir o tempo,gozar o doce far-niente,furtar algumas horas ao trabalho,ter o seu tempo livre,dormir à sombra dos louros,repimpar-se,refestelar-se,repoltrear-se,repetenar-se,refocilar-se,descansar,repousar,veranear;dispor do seu tempo,recrear-se.