s. m. e Adj. || (pop.) amigo de pandegar, estroina, divertido: De um lado o desafeiçoado pândego, que vive. . . comprando fôlego a fôlego a sua vida inútil. (Aloísio Azevedo, Girândola, c. 6, p. 61.)
F. Pândega.
alegrar,ser alegre e adj,estar alegre e adj.;estar de boa data,sorrir,banhar-se em água de rosas,ver tudo cor-de-rosa,sonhar sonhos de ouro,ver o lado brilhante do quadro,ver tudo através de um prisma róseo,alegrar-se,despedir de si a tristeza,exultar,sacudir a poeira,afogar a tristeza,afogar as mágoas,dar a volta por cima,jubilar-se,rejubilar-se,encher-se de júbilo,pôr-se de festas,mostrar-se prazenteiro,jovializar-se,ter boca de riso,estar bem humorado,desagastar-se,desenjoar,desengulhar,desarrufar-se,desencarrancar-se,desamuar-se,alisar a fronte,desemburrar-se,desentristecer-se,desassombrar-se,desenfastiar-se,mostrar-se prazenteiro;depor o luto,despir o luto;desenlutar-se,desenevoar,desensombrar;desassombrar o espírito,desopilar o fígado,hilarizar,afugentar os cuidados,comprazer-se,deleitar-se,regozijar-se,folgar,correr alegre a vida a alguém;gracejar,brincar,galhofar,chalacear,dar vivacidade,dar viço e frescor a,pôr de bom humor,encher de orgulho e contentamento,animar,levantar o espírito,deleitar;desmortificar.
ser ridículo e adj.;prestar-se ao ridículo,prestar-se ao desfrute;ser a fábula de alguém,estar na berlinda,estar sempre em cena;dar pábulo,dar enchente à risota: dar pratos;fazer papelinhos,fazer figurinhas;servir de risota,servir de espetáculo,passar por bobo,servir de pratinho a alguém,servir de pábulo,servir de cena;provocar gargalhadas,fazer de urso (fam. e pop.),descambar no ridículo;andar em rifão,ridicularizar-se,burlesquear,ser digno de zombaria,passar do sublime ao ridículo,fazer cenas;levar um babaréu,levar uma surriada;ser digno de compaixão,ficar por barreira de zombarias.