brincar1
v. intr. || divertir-se, folgar, foliar; entreter-se: Brincar com as bonecas. || Saltar, pular, dançar, bailar. || Agitar, menear descuidosamente ou por entretenimento com movimentos caprichosos: Estar brincando com a bengala, com a borla da capa. || (Fig.) Agitar-se com movimentos graciosos (falando das coisas). Usa-se com as prep. sobre, em, por entre: Sobre o colo... brincavam, em espiras luxuriantes, os cabelos castanhos cendrados. (R. da Silva.) | Tingia-lhas um raio derradeiro do sol, que vinha, pelos vidros rubros da janela, brincar ridente no rosto da moribunda. (Herc.) | Como a aragem brincava doidejando por entre as ramas inclinadas. (R. da Silva.) || Galhofar, zombar, gracejar, escarnecer: Estás brincando!... || Proceder levianamente; tratar com pouca consideração: Não brinques com coisas sérias. || Brincar com fogo 1. tratar levianamente coisas perigosas.
F. talvez do germânico Blinkan (gracejar).
brincar2
v. tr. || (p. us.) ornar excessivamente, ataviar, enfeitar, rendilhar, enramalhetar.
F. Brinco2.
ser negligente,tornar-se negligente;não tomar cuidado de,deszelar,negligenciar,desleixar-se,tratar com negligência,deixar correr,deixar correr à revelia,deixar correr o marfim,desvigiar,descurar de,não tratar de,transcurar,esquecer-se de,desmazelar-se,desprecatar-se,desacautelar-se,descuidar-se de,descumprir,tornar-se negligente,não ter cuidado em;apatizar-se,adormecer na ociosidade,fazer as coisas pela metade,deixar escapar,dormir no ponto,omitir-se,pôr de parte,perder de vista,desdenhar,suprimir,omitir,preterir,pular,desatender,postergar,sotopor,subpor,esquivar-se,eximir-se,evitar,roncear,desatentar;não tomar em consideração,não tomar no devido apreço;fazer às cegas,fazer às tontas;encolher os ombros,não prestar a devida atenção,dar por paus e por pedras;vacilar,tratar com desprezo;brincar,zombar de,passar ligeiramente sobre,tocar de leve a superfície,olhar de relance;cair em falta,passar em claro,passar em silêncio,pretermitir,saltar por cima de,falhar,fechar os olhos,fazer ouvidos de mercador,ter os ouvidos abetumados,ler a saltar,saltar,não se incomodar com,deixar aos cuidados de alguém,esquecer;ter seus cochilões,dormir,ficar de braços cruzados,atabalhoar,atamancar,atacoar,fazer mal e com precipitação.
Advérbio
negligentemente e adj.;nas coxas,de qualquer maneira,sem cuidado,sem reflexão;de caminho,abstração feita,por alto,de fugida,de leve,ao de leve,com (desleixo e subst.);pro derelicto,ao desbarato,desbaratadamente,à bambalhona = toscamente.
alegrar,ser alegre e adj,estar alegre e adj.;estar de boa data,sorrir,banhar-se em água de rosas,ver tudo cor-de-rosa,sonhar sonhos de ouro,ver o lado brilhante do quadro,ver tudo através de um prisma róseo,alegrar-se,despedir de si a tristeza,exultar,sacudir a poeira,afogar a tristeza,afogar as mágoas,dar a volta por cima,jubilar-se,rejubilar-se,encher-se de júbilo,pôr-se de festas,mostrar-se prazenteiro,jovializar-se,ter boca de riso,estar bem humorado,desagastar-se,desenjoar,desengulhar,desarrufar-se,desencarrancar-se,desamuar-se,alisar a fronte,desemburrar-se,desentristecer-se,desassombrar-se,desenfastiar-se,mostrar-se prazenteiro;depor o luto,despir o luto;desenlutar-se,desenevoar,desensombrar;desassombrar o espírito,desopilar o fígado,hilarizar,afugentar os cuidados,comprazer-se,deleitar-se,regozijar-se,folgar,correr alegre a vida a alguém;gracejar,brincar,galhofar,chalacear,dar vivacidade,dar viço e frescor a,pôr de bom humor,encher de orgulho e contentamento,animar,levantar o espírito,deleitar;desmortificar.
regozijar-se,alegrar-se;comemorar,festejar,celebrar;agradecer,bendizer os fados,bendizer a sua estrela;render graças a Deus,levantar as mãos ao céu,congratular-se com,bater palmas,fazer diabruras,travessear;louquejar,dançar,brincar,saltar,estrinchar,saracotear,cantar,chilrear,saltitar,dar saltos,exultar de alegria;celebrar o jubileu,celebrar o centenário (comemoração);acender luminárias,embandeirar-se em arco;deitar foguetes,soltar foguetes;desenlutar-se,desanojar-se,depor o luto,foguetear,cantar Te-Deum,rir,sorrir,desabotoar os lábios num sorriso,romper em riso,dar-se ares de riso;escangalhar-se de rir,morrer de rir,rir a bandeiras despregadas,rir à farta,rir até rebentarem as ilhargas,cascalhar;gargalhar,rir às gargalhadas,rir-se às casquinadas,rir-se às cachinadas,rir à socapa,farrear,cair na gandaia,ir para a balada,cair na noite;arreganhar os dentes,arreganhar as tachas,chocalhar o coração,pular o coração a alguém,ter um ar alegre,galhofar,folgazar,fragalhotear,brincar,patuscar,pandegar,fragatear,lamber-se,gracejar,prazentear,folgar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
hurra!,salve!,aleluia!,gloria in excelsis!,hosana!,isto é de morrer!,corra a dança!,ave!.