jogo
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s. m. || (Trás-M.) o mesmo que joga. || O mesmo que gogo.
jogo 2 s. m. || brinco, folguedo: Tanto que aquece toma o arco logo... e arma-o como em riso e jogo. (Ant. Ferreira.) Aquele é o eirado em que brincou os jogos da infância. (R. da Silva.) || Exercício ou passatempo recreativo sujeito a certas regras ou combinações, em que de ordinário se arrisca dinheiro. || Lugar onde se fazem estes exercícios. || Exercício ou brincadeira de crianças, em que estas fazem prova da sua habilidade, destreza ou astúcia, com a cabra-cega, as escondidas, etc. || Divertimento público principalmente composto de exercícios em que os concorrentes disputam entre si certos prêmios: Jogos olímpicos; jogos florais. || Maneira de jogar: Tem um jogo muito temerário. || Conjunto de regras segundo as quais se deve jogar: Faltar ao jogo. || As cartas ou peças que se distribuem a cada jogador e com que ele há de jogar; o lance que cada um faz ou tem a fazer. || Valor, estado ou disposição das cartas ou pecas do jogo: Ter muito bom jogo. || As cartas ou pecas que servem para jogar:, Um jogo de damas, de cartas, de gamão. || Dinheiro ou valor que se arrisca ao jogo de cada vez; entrada, parada. || Vicio habitual de jogar: Entregar-se ao jogo. Ele vivera sempre na Europa, dissipando a mãos largas com mulheres e ao jogo. (Coelho Neto, Água de Juventa, p. 19, ed. 1921.) || Cada uma das partidas ou mãos em que se divide um jogo: O primeiro jogo; segundo jogo. || Coleção ou série de coisas emparelhadas ou que for. mam um todo: Um jogo de ferramentas, de breviários, de velas. || A parte da armação de uma carruagem onde estão as rodas ou rodeiros: Jogo dianteiro; jogo traseiro. || Mecanismo da direção de um veiculo. || Manejo de uma arma: Jogo de florete; jogo de pau. || Escárnio, motejo, brinco: Fazer jogo de alguém. || Dito engraçado. || Ludibrio: O homem é um jogo da fortuna. || Manha, astúcia, artifício; intenção reservada, plano, desígnio: Conheço-lhe o jogo. || Manejo, manobra; exercício de funções. || Aposta ou contrato aleatório: Se a obrigação de fazer ou prestar alguma coisa é comum e deve necessariamente recair em uma das partes, conforme a alternativa do evento, este contrato aleatório chama-se jogo ou aposta. (Cód. Civ. Port., art. 1539.) O contrato do jogo não é permitido como meio de adquirir. (Id., art. 1541.) || Bilhetes e cautelas da loteria. || Nome de vários aparelhos de física. || (Bras., Oeste de São Paulo) Nome de um carrapato pequeno. Casa de jogo, sala ou edifício onde habitualmente se jogam jogos de cartas, de bilhar, de azar ou outros. || Jogos de água 1. combinações simétricas e artísticas de jactos, jorros ou repuxos de água. || Jogos de azar 1. aqueles em que a perda ou o ganho dependem mais da sorte que do cálculo, como o jogo do monte, da roleta, etc. : Consideram-se jogos de azar a) o jogo em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte; as apostas sobre corridas de cavalos fora de hipódromos ou de local onde sejam autorizadas; b) as apostas sobre qualquer outra competição esportiva. (Lei Bras. das Contrav. Pen., art. 50, § 2v.) || Jogos de cálculo 1. aqueles em que a perda ou o ganho dependem em grande parte do cálculo, como o voltarete, o xadrez, o bilhar, etc. || Jogo da calha 1. (Port.), o mesmo que amarelinha. || Jogo da bolsa, a agiotagem ou transações em fundos públicos. || Jogo da vermelhinha 1. (Bras.) jogo de azar em que há três cartas voltadas para baixo, duas de naipe preto e uma de naipe vermelho, e manejadas rapidamente pelo banqueiro. Ganha o parceiro que apontar qual delas é a vermelha. [Também se diz simplesmente vermelhinha.] || Jogo carteado. V. carteado. || Jogo de empurra. V. empurra. || Jogos de espírito, ditos com equívocos, ditos espirituosos e picantes, argúcias ou brincadeiras. || Jogos florais. V. floral. || Jogos da fortuna, lances, eventualidades, vicissitudes. || Jogos de mão 1. peloticas, sortes de prestidigitação; brincadeira em que se finge ou imita luta a braços, dando pancada ou retouçando; (hip.) movimento das mãos no cavalo quando anda. || Jogos malabares. V. malabar. || Jogos de palavras, trocadilhos, calembures. || Jogo de parar 1. aquele em que um indivíduo faz banca e os mais que jogam (os pontos) apontam ou param contra ele, como no jogo de ronda, da roleta, etc. || Jogos de prendas 1. divertimentos de sala em que se devem dizer ou fazer umas certas coisas, pagando uma prenda a pessoa que as não diz ou não faz bem, e ficando por esse fato sujeita a cumprir a penitência ou sentença que lhe for imposta. || Jogo de bochas. V. bocha1. || Jogo da glória. V. glória. || Jogo da velha (Bras.), jogo de meninos que consiste num traçado de duas linhas horizontais cortadas por duas verticais, que assim delimitam 9 casas; nestas cada um dos dois jogadores vai Inscrevendo o seu sinal (O ou X), e ganha aquele que alinhar uma série ininterrupta de três sinais dos seus. || Jogo de sortes 1. loteria, rifa. || Jogo do aro 1. da argola, da argolinha. V. argolinha. || Jogo do bicho 1. (Bras.) espécie de loteria, com extração própria ou anexa à outra, na qual se joga sobre os finais, as centenas e os milhares de 0000 a 9999. Cada grupo de quatro unidades corresponde ao nome de um bicho, de onde a sua designação: Realizar o denominado "jogo do bicho", em que um dos participantes, considerado comprador ou ponto, entrega certa quantia com a indicação de combinações de algarismos ou nome de animais, a que correspondem números, ao outro participante, considerado o vendedor ou banqueiro, que se obriga mediante qualquer sorteio ao pagamento de prêmios em dinheiro. Penas de seis (6) meses a um (1) ano de prisão simples e multa de dez m || cruzeiros (Cr$ 10 000, 00) a cinquenta m || cruzeiros (Cr$ 50000, 00) ao vendedor ou banqueiro, e de quarenta (40) a trinta (30) dias de prisão celular ou multa de duzentos (Cr$ 200, 00) a quinhentos cruzeiros (Cr$ 500, 00) ao comprador ou ponto. || Jogo do homem 1. (Port.), o mesmo que amarelinha. || Jogos equirios. V. equirias. || Segundo jogo (no voltarete), o jogo que se faz depois de terem passado todos a primeira vez, isto é, quando nenhum dos parceiros teve jogo para se fazer de licença, de só ou de voltarete de respeito. [Os jogos que se fazem no segundo jogo são a casca ou o voltarete segundo.] || Acudir jogo a alguém, ter ou comprar cartas de valor; ter lances favoráveis; (fig.) ser feliz no que intenta. || Amarrar o jogo 1. fazer jogo cauteloso, de pequenas paradas. No futebol, abusar o juiz do apito, impedindo que a partida se desenvolva normalmente. || Entrar em jogo 1. ou com o seu jogo, entrar em ação, começar a fazer alguma coisa, a desempenhar algumas funções. || Esconder o jogo ou calar-se com o jogo 1. ocultar as intenções, os desígnios: Pode, a ocultas, mão por mão, entregar à senhora a soma que tiver em dinheiro, ouro... cala-se com o seu jogo e a lei já não diz nada. (Castilho.) || Estar fora do jogo 1. estar fora do perigo, do risco, do enredo. || Estar o jogo mal parado 1. (fig.), achar-se o negócio em mau estado ou em risco de se perder. || Fazer jogo 1. jogar; habilitar-se para ganhar; ganhar, (fig.) tirar proveito, lucrar industriosamente; (esgr.) pôr-se em guarda ou atacar segundo as regras. || Fazer o jogo 1. executar as regras do jogo. || Fazer o jogo 1. de alguém, ludibriá-lo escarnecê-lo; (Bras.) prestar-se, voluntariamente ou não, para conseguir o intento de outrem. || Fazer jogo 1. com alguma pessoa ou coisa, servir-se dela como de meio para os seus fins ocultos. || Fazer o seu jogo 1. pôr em pratica um plano reservado e oculto, trabalhar disfarçadamente para um fim oculto. || Ficar em jogo 1. com alguém, ficar em igual partido. || Meter o jogo nas mãos 1. de alguém, confiar-lhe a direção ou o manejo de um negócio. || Não ter jogo 1. ter cartas de pouco valor ou ser mal sucedido nos lances do jogo. || Esconder o jogo ou o joguinho 1. (Fam.) dissimular; encobrir os artifícios de que se serve para conseguir certos fins. || O mesmo que jogadouro. F. lat. Jocus.
jogo 2 s. m. || brinco, folguedo: Tanto que aquece toma o arco logo... e arma-o como em riso e jogo. (Ant. Ferreira.) Aquele é o eirado em que brincou os jogos da infância. (R. da Silva.) || Exercício ou passatempo recreativo sujeito a certas regras ou combinações, em que de ordinário se arrisca dinheiro. || Lugar onde se fazem estes exercícios. || Exercício ou brincadeira de crianças, em que estas fazem prova da sua habilidade, destreza ou astúcia, com a cabra-cega, as escondidas, etc. || Divertimento público principalmente composto de exercícios em que os concorrentes disputam entre si certos prêmios: Jogos olímpicos; jogos florais. || Maneira de jogar: Tem um jogo muito temerário. || Conjunto de regras segundo as quais se deve jogar: Faltar ao jogo. || As cartas ou peças que se distribuem a cada jogador e com que ele há de jogar; o lance que cada um faz ou tem a fazer. || Valor, estado ou disposição das cartas ou pecas do jogo: Ter muito bom jogo. || As cartas ou pecas que servem para jogar:, Um jogo de damas, de cartas, de gamão. || Dinheiro ou valor que se arrisca ao jogo de cada vez; entrada, parada. || Vicio habitual de jogar: Entregar-se ao jogo. Ele vivera sempre na Europa, dissipando a mãos largas com mulheres e ao jogo. (Coelho Neto, Água de Juventa, p. 19, ed. 1921.) || Cada uma das partidas ou mãos em que se divide um jogo: O primeiro jogo; segundo jogo. || Coleção ou série de coisas emparelhadas ou que for. mam um todo: Um jogo de ferramentas, de breviários, de velas. || A parte da armação de uma carruagem onde estão as rodas ou rodeiros: Jogo dianteiro; jogo traseiro. || Mecanismo da direção de um veiculo. || Manejo de uma arma: Jogo de florete; jogo de pau. || Escárnio, motejo, brinco: Fazer jogo de alguém. || Dito engraçado. || Ludibrio: O homem é um jogo da fortuna. || Manha, astúcia, artifício; intenção reservada, plano, desígnio: Conheço-lhe o jogo. || Manejo, manobra; exercício de funções. || Aposta ou contrato aleatório: Se a obrigação de fazer ou prestar alguma coisa é comum e deve necessariamente recair em uma das partes, conforme a alternativa do evento, este contrato aleatório chama-se jogo ou aposta. (Cód. Civ. Port., art. 1539.) O contrato do jogo não é permitido como meio de adquirir. (Id., art. 1541.) || Bilhetes e cautelas da loteria. || Nome de vários aparelhos de física. || (Bras., Oeste de São Paulo) Nome de um carrapato pequeno. Casa de jogo, sala ou edifício onde habitualmente se jogam jogos de cartas, de bilhar, de azar ou outros. || Jogos de água 1. combinações simétricas e artísticas de jactos, jorros ou repuxos de água. || Jogos de azar 1. aqueles em que a perda ou o ganho dependem mais da sorte que do cálculo, como o jogo do monte, da roleta, etc. : Consideram-se jogos de azar a) o jogo em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte; as apostas sobre corridas de cavalos fora de hipódromos ou de local onde sejam autorizadas; b) as apostas sobre qualquer outra competição esportiva. (Lei Bras. das Contrav. Pen., art. 50, § 2v.) || Jogos de cálculo 1. aqueles em que a perda ou o ganho dependem em grande parte do cálculo, como o voltarete, o xadrez, o bilhar, etc. || Jogo da calha 1. (Port.), o mesmo que amarelinha. || Jogo da bolsa, a agiotagem ou transações em fundos públicos. || Jogo da vermelhinha 1. (Bras.) jogo de azar em que há três cartas voltadas para baixo, duas de naipe preto e uma de naipe vermelho, e manejadas rapidamente pelo banqueiro. Ganha o parceiro que apontar qual delas é a vermelha. [Também se diz simplesmente vermelhinha.] || Jogo carteado. V. carteado. || Jogo de empurra. V. empurra. || Jogos de espírito, ditos com equívocos, ditos espirituosos e picantes, argúcias ou brincadeiras. || Jogos florais. V. floral. || Jogos da fortuna, lances, eventualidades, vicissitudes. || Jogos de mão 1. peloticas, sortes de prestidigitação; brincadeira em que se finge ou imita luta a braços, dando pancada ou retouçando; (hip.) movimento das mãos no cavalo quando anda. || Jogos malabares. V. malabar. || Jogos de palavras, trocadilhos, calembures. || Jogo de parar 1. aquele em que um indivíduo faz banca e os mais que jogam (os pontos) apontam ou param contra ele, como no jogo de ronda, da roleta, etc. || Jogos de prendas 1. divertimentos de sala em que se devem dizer ou fazer umas certas coisas, pagando uma prenda a pessoa que as não diz ou não faz bem, e ficando por esse fato sujeita a cumprir a penitência ou sentença que lhe for imposta. || Jogo de bochas. V. bocha1. || Jogo da glória. V. glória. || Jogo da velha (Bras.), jogo de meninos que consiste num traçado de duas linhas horizontais cortadas por duas verticais, que assim delimitam 9 casas; nestas cada um dos dois jogadores vai Inscrevendo o seu sinal (O ou X), e ganha aquele que alinhar uma série ininterrupta de três sinais dos seus. || Jogo de sortes 1. loteria, rifa. || Jogo do aro 1. da argola, da argolinha. V. argolinha. || Jogo do bicho 1. (Bras.) espécie de loteria, com extração própria ou anexa à outra, na qual se joga sobre os finais, as centenas e os milhares de 0000 a 9999. Cada grupo de quatro unidades corresponde ao nome de um bicho, de onde a sua designação: Realizar o denominado "jogo do bicho", em que um dos participantes, considerado comprador ou ponto, entrega certa quantia com a indicação de combinações de algarismos ou nome de animais, a que correspondem números, ao outro participante, considerado o vendedor ou banqueiro, que se obriga mediante qualquer sorteio ao pagamento de prêmios em dinheiro. Penas de seis (6) meses a um (1) ano de prisão simples e multa de dez m || cruzeiros (Cr$ 10 000, 00) a cinquenta m || cruzeiros (Cr$ 50000, 00) ao vendedor ou banqueiro, e de quarenta (40) a trinta (30) dias de prisão celular ou multa de duzentos (Cr$ 200, 00) a quinhentos cruzeiros (Cr$ 500, 00) ao comprador ou ponto. || Jogo do homem 1. (Port.), o mesmo que amarelinha. || Jogos equirios. V. equirias. || Segundo jogo (no voltarete), o jogo que se faz depois de terem passado todos a primeira vez, isto é, quando nenhum dos parceiros teve jogo para se fazer de licença, de só ou de voltarete de respeito. [Os jogos que se fazem no segundo jogo são a casca ou o voltarete segundo.] || Acudir jogo a alguém, ter ou comprar cartas de valor; ter lances favoráveis; (fig.) ser feliz no que intenta. || Amarrar o jogo 1. fazer jogo cauteloso, de pequenas paradas. No futebol, abusar o juiz do apito, impedindo que a partida se desenvolva normalmente. || Entrar em jogo 1. ou com o seu jogo, entrar em ação, começar a fazer alguma coisa, a desempenhar algumas funções. || Esconder o jogo ou calar-se com o jogo 1. ocultar as intenções, os desígnios: Pode, a ocultas, mão por mão, entregar à senhora a soma que tiver em dinheiro, ouro... cala-se com o seu jogo e a lei já não diz nada. (Castilho.) || Estar fora do jogo 1. estar fora do perigo, do risco, do enredo. || Estar o jogo mal parado 1. (fig.), achar-se o negócio em mau estado ou em risco de se perder. || Fazer jogo 1. jogar; habilitar-se para ganhar; ganhar, (fig.) tirar proveito, lucrar industriosamente; (esgr.) pôr-se em guarda ou atacar segundo as regras. || Fazer o jogo 1. executar as regras do jogo. || Fazer o jogo 1. de alguém, ludibriá-lo escarnecê-lo; (Bras.) prestar-se, voluntariamente ou não, para conseguir o intento de outrem. || Fazer jogo 1. com alguma pessoa ou coisa, servir-se dela como de meio para os seus fins ocultos. || Fazer o seu jogo 1. pôr em pratica um plano reservado e oculto, trabalhar disfarçadamente para um fim oculto. || Ficar em jogo 1. com alguém, ficar em igual partido. || Meter o jogo nas mãos 1. de alguém, confiar-lhe a direção ou o manejo de um negócio. || Não ter jogo 1. ter cartas de pouco valor ou ser mal sucedido nos lances do jogo. || Esconder o jogo ou o joguinho 1. (Fam.) dissimular; encobrir os artifícios de que se serve para conseguir certos fins. || O mesmo que jogadouro. F. lat. Jocus.
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