v. tr. || preparar pondo de molho em líquido adequado. || Curtir couros, curtir peles, pô-las de molho em água com casca moída de certas árvores, ou ainda, industrialmente, com certos produtos químicos (v. g. o cromo) para as tornar imputrescíveis e mais brandas. || Curtir o linho ou outra planta têxtil, remolhá-lo para lhe extremar a parte filamentosa. || Curtir azeitonas 1. conservá-las em salmoura. || Curtir a pele a 1. (Fig. fam.) alguém, dar-lhe maus tratos. || (Fig.) Calejar, endurecer pela exposição às intempéries: Levam as crianças ao rio, mais pelas curtir, que pelas lavar. ( Mon. Lusit. ) || (Fig.) Padecer, sofrer: Curtir cruéis afrontas. ( Castilho. ) De que serviu minha amizade a minha senhora, que lá ficou curtindo suas penas...? (Af. Lopes Vieira, Amadis, c. 14, p. 147.) || Passar ou viver sofrendo: Vivendo 84 anos, grande parte dos quais curtiu nos invernos da Rússia... ( Camilo. ) || -, v. pr. tornar-se insensível, calejado, endurecido.
F. lat. *Conterire, por conterere (esmagar, malhar); cp. cast. curtir.
sentir,experimentar prazer;regalar-se,desfruir,desfrutar,gozar,fruir,curtir,saborear,apreciar;apascentar os olhos,apascentar a vista;deleitar-se,deliciar-se,extasiar-se,comprazer-se,luxuriar,amar o belo;entregar-se aos prazeres,entregar-se ao mundo;passar bem,nadar na abundância,banquetear-se,regalar-se,encarar a vida pelo lado mais grato,contemplar com avidez;viver a vida que pediu a Deus;viver vida regalada,viver confortavelmente,viver à regalona,viver na moleza,viver entre prazeres,viver num permanente maio,viver num eterno abril;;levar boa vida,levar a vida direita;passar uma vida de prazeres,nadar em maré de rosas,estar na sua cancha,viver num leito de rosas,passar vida fortunosa,viver vida folgada,estar como o peixe n’água,voar em céu de brigadeiro;levar vida de abade,levar vida de fidalgo;estar cercado de grandezas e mimos,levar vida folgada,ter tudo que lhe é preciso,ter todos os matadores,não faltar nada a alguém,ser feliz,amesendar-se,refestelar-se,repotrear-se;lamber,estalar os lábios de contente;repimpar-se,sorrir,pimpar,conchegar-se;proporcionar prazer.
Advérbio
luxuriosamente e adj.;num leito de rosas,num mar de rosas,à grande,à regalona,regaladamente,à boa vida = ociosamente.
e adv. preparatório,preparando e v.;em preparação,em vias de preparação,em agitação,em embrião,nas mãos,em andamento,em vias de execução,em começo,na bigorna,na forja,em apreço (plano);em incubação,em elaboração,em arrumação,no prelo,iminente,ameaçador,prestes a,de reserva;cauteloso,acautelado,precavido,próvido,providente,preparativo,preparatório,concoctivo,concoctor,incoativo,sob revisão,preliminar (precedente);preparado e v.;apercebido,pronto,preparado para,disposto a,que sai da mão do homem,completamente pronto,conrfeccionado,com todos os sacramentos,sob as mãos,na mesa,acabado,concluído;experimentado,maduro,amadurado,sazonado,cadivo,feito,prático (hábil);elaborado,laborado,bem trabalhado,cheirando a azeite;completamente emplumado,nas suas mais belas vestes,em armas,armado até os dentes,armado de ponto em branco,de lança em riste,armado cavaleiro,de botas e esporas,de pé no estribo,in utrumque paratus,semper paratus,vigilante;fabril,noviciário.
sucumbir,abater-se,não poder resistir,sujeitar-se,subordinar-se,atar-se ao jugo;sucumbir às armas de,sucumbir ao ferro de;pôr-se à disposição;dobrar a cerviz,dobrar o joelho;procumbere humi = cair por terra,beijar o pó,chegar ao relho,curvar a fronte,curvar a cabeça,entregar-se,vergar-se,vergar-se ao prestígio da força,dar com a carga em terra,dar parte de fraco,abaixar a cabeça,zumbrir-se,ser dominado;arriar a carga;render as armas,depor as armas,abater as armas,arriar as armas;entregar a espada,dar a palma a alguém,pedir quartel;arriar bandeira,mochila;render-se à discrição,humilhar-se;entregar-se à mercê de,bater em retirada,render-se,submeter-se,vassalar (p. us.),dar-se por cangado;morder o pó,morder a poeira;dar-se a partida,declarar-se vencido,render-se à clemência dos vencedores,capitular diante da imposição,render as armas,arvorar a bandeira branca,hastear a bandeira branca,brandir a bandeira branca,pôr-se à mercê de,entregar-se,capitular,levantar os braços,erguer os braços,cair por terra vencido,apresentar as chaves,rojar a fronte no pó;rojar-se,volver-se no pó;ficar debaixo,genufletir,curvar-se,preitear,prosternar-se,prostrar-se,cair de rojo,ficar sucumbido,afocinhar-se,patear,atrelar-se ao carro dos vencedores,preitegar,cair de joelho,deitar-se aos pés,agachar-se,obedecer;amolecer,resignar-se,conformar-se;ir a Canossa,ajoujar-se aos destinos de,inclinar-se à vontade de,oferecer o colo ao jugo,mostrar o pescoço já inclinado ao jugo,alçar o braço,agitar a bandeira,passar pelas forcas caudinas,cair debaixo das lanças de;ficar à mercê de,estar à mercê de;oferecer a outra face,avaler des couleuvres;sorver lágrimas,engolir lágrimas,engolir injúrias,engolir a pílula,engolir em seco;devorar,engolir uma afronta;agradecer o insulto,passar recibo da ofensa,não responder ao insulto,ter sangue de barata,ter bom estômago,engolir cobras e lagartos,devorar a humilhação,não reagir;curtir,tragar a afronta,bater no peito.
Advérbio
resignadamente e adj.;com a corda no pescoço;genibus flexis,de joelhos.
Provérbio
Interjeição
Frase
Seja tudo pelo amor de Deus!,Não há mais remédio. Amém!,Assim seja!,Fiat voluntas tuas.
sentir,perceber,receber impressão,ter,conhecer de perto,ter a consciência de,experimentar,gozar,sofrer;acariciar um sentimento,alimentar um sentimento,nutrir um sentimento,agasalhar um sentimento;revestir-se,ter o seu tanto de,ser fértil em,armar-se,encher-se,fazer provisão,corresponder,vibrar,deixar-se contaminar;sofrer,padecer,provar,suportar,arcar com,experimentar,libar,aguentar,tragar,tolerar,aturar,curtir,arrostar,conhecer por experiência,morrer de,suportar o assalto de,afrontar,desafiar,resistir a;inflamar-se,abrasar-se,animar-se,encandecer,rosar-se,envergonhar-se,sensibilizar-se,impressionar-se,corar,ruborizar-se,envermelhecer,mudar de cor,subir o rubor às faces,afoguear o pejo a face a alguém,transverberar a alguém pelo semblante (a dor),sentir a cara em brasa,ficar cor de pimentão,arder o pejo nas faces,enrubescer-se,tauxiar o rubor as faces de,embargar a voz,empalidecer,perder a cor,comover-se,hesitar,desconcertar-se,ficar agitado,ficar chocado;ofegar,arquejar,arfar,fremir,palpitar,pulsar,tremer,faltar a voz a alguém,enfiar,entreturbar-se;fazer-se pálido,ficar pálido,ficar desconcertado,ficar vermelho,ficar fulo;estremecer,sobressaltar-se;pulsar,vibrar,tumultuar o coração;ficar engasgado,sufocar-se;bater o coração alvoroçado,atrapalhar-se,atarantar-se,perder as estribeiras,desnortear-se,estontear-se,transtornar,enraivecer-se;remorder-se,ralar-se,atormentar-se,afligir-se de;consumir-se,frender = ranger os dentes;turbar-se,conturbar-se;impressionar (excitar);atravessar,quebrar o coração com,varar,trespassar,retransir.
Advérbio
sensívelmente e adj.;sentidamente,emocionadamente,emotivamente,do coração,do peito,do íntimo d’alma,do imo peito,ab imo pectore,com lágrimas de sangue,com amor,com o coração quebrado de,do fundo d’alma,afervoradamente;com os lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante e fremente de.
insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.