(a.que.ci.men.to)
sm.
1. Ação ou resultado de aquecer(-se).
2. Elevação da temperatura
3. Geração de calor numa fonte de energia (combustão, eletricidade etc.) ou sua irradiação a partir dela (aquecimento central, aquecimento a gás)
4. Esp. Conjunto de exercícios físicos leves e de alongamento que ajudam a condicionar os músculos antes da realização de uma prática esportiva.
5. Econ. Crescimento da atividade econômica: aquecimento das vendas no Natal
[F.: aquec(er) + -imento. Ideia de 'aquecimento': -termia, hipotermia; -termo, homeotermo.]
Aquecimento aerodinâmico1 Fís. O que se verifica com a passagem de um corpo num meio fluido gasoso (como o ar), esp. em alta velocidade, devido principalmente ao atrito.
Aquecimento central1 Aquecimento (do ar ambiente, ou de água) por meio de um sistema central, que distribui o ar ou a água aquecidos por rede de dutos, ou canos.
Aquecimento global1 Elevação de temperatura generalizada no planeta Terra, devido ao aumento do efeito estufa pelo crescente acúmulo na atmosfera de gases como o dióxido de carbono, metano, clorofluoreto de carbono, etc. [Ver achega enciclopédica.]
O aquecimento global é causado pelo aumento do efeito estufa, por sua vez devido ao acúmulo de dióxido de carbono, clorofluoretos de carbono e outros gases na atmosfera (resultado da queima de combustíveis fósseis, atividades industriais, uso de aerossóis etc.). O efeito estufa em si é benéfico, por reter parte da radiação solar e manter a Terra aquecida, mas seu aumento, e o consequente aquecimento global, pode levar a catastróficas alterações climáticas, derretimento de geleiras com aumento dos níveis do oceano etc. Estudos científicos e alertas para o controle da emissão desses gases têm se intensificado, num esforço para controlar ou mesmo reverter as consequências do aquecimento global.