adj. || que se perdeu. || Naufragado. || Esquecido, olvidado: Não serão perdidas as memórias gloriosas de uma heroína tão preclara. (Montalverne.) || Disperso, espalhado: Sons perdidos. || Extraviado, transviado: Entendi que por amores não devia andar perdido. ( Gonç. Dias. ) || Extremamente apaixonado, louco de amor: A mulher que tu amas, amei-a eu primeiro; amei-a como perdido. ( Herc. ) || Devasso; imoral. || Perdido de riso 1. que não pode conter o riso; que ri a bandeiras despregadas. || Cujo fim ou morte é inevitável. || Homem perdido 1. homem arruinado; de maus costumes. || Bala perdida 1. a que se desviou do alvo. || Mulher perdida 1. prostituta. Cf. perdida. || Tempo perdido 1. gasto inutilmente. || Manga perdida. V. manga1. || Sentinela perdida. V. sentinela. || Vir perdida da baralha. V. baralha. || -, s. m. objeto perdido: Buscar o perdido. || (Bras.) Espécie de mandioca.
F. Perder.
distar,distanciar-se,estar distante,estar a muitas horas de;sumir-se,azular no horizonte;estender-se até;conservar-se afastado,conservar-se à distância;estar fora do alcance de,estar no fim do mundo,estar em outro hemisfério;afastar-se,desaproximar-se,ir-se alongando,apartar-se,ir-se perdendo de vista,desavistar-se,perder de vista.
Advérbio
afastadamente e adj.;além,muito além,longe,lá mais adiante,desamão,a perder de vista,à légua,d’além mar,de ultramar,acolá,lá fora,fora de mão,de largo,ao largo,longe de,a grande distância de,de longe,à parte,de polo a polo,de norte a sul,até.
desatentar,não atentar,estar (inatento,desatento e adj.);não prestar atenção,estar pensativo,pensar na morte da bezerra,estar distraído;andar no mundo da lua,andar nas nuvens,andar com a cabeça no ar,andar com a cabeça de levante,andar com a cabeça à razão de juros,andar com a cabeça ao léu;estar a cem léguas de,estar de levante;passar por alto,desconsiderar,negligenciar;inobservar,fazer pouco em,desatender;fechar os olhos,cerrar os olhos,tapar os olhos;não prestar advertência,desperceber;expelir do pensamento,varrer do pensamento,dissipar do pensamento,descarregar do pensamento;não pensar mais em;pôr de parte,pôr de lado;desviar a atenção,fazer-se de surdo,ensurdecer-se,voltar as costas,negar os ouvidos a alguém,fazer ouvidos de mercador,olhar para outro lado,fazer-se Inês d'horta,fazer-se de novas,ter os olhos abotoados,estar na aldeia e não ver as casas;abstrair-se,distrair-s,desalhear-se,alhear-se,desconcentrar-se,desligar(-se),desaplicar-se,arroubar-se,enlevar-se,sonhar,devanear,absorver-se em vagas meditações,borboletear,não merecer menção,escapar a qualquer reparo,passar despercebido,cair em saco roto,perpassar de vista,entrar por um ouvido e sair pelo outro,escapar à memória (esquecimento);(falta de importância);afugentar a atenção,desviar a atenção,distrair a atenção,desencaminhar a atenção,alhear a atenção,roubar a atenção,perturbar a atenção;afugentar o pensamento,desviar o pensamento,distrair o pensamento,desencaminhar o pensamento,alhear o pensamento,roubar o pensamento,perturbar o pensamento,preocupar,absorver,confundir,desorientar,aturdir,atarantar,bestificar,bestializar,burrificar,estontear,fazer perder a presença de espírito,enlerdar;apatetar.
estar em (perigo e subst.);estar à dependura,não comportar vacilações,pôr-se em ocasião de;estar entre a cruz e a água benta,estar entre a cruz e a caldeirinha,inter sacrum et saxum stare = estar entre a bigorna e o martelo,ver-se em terrível colisão,ver a morte de perto,pedir socorro,apitar,correr o risco de,apoiar-se em frágil caniço,sentir o terreno fugir-lhe aos pés;auribus lupum tenere = segurar o lobo pelas orelhas,andar nos cornos do touro;lançar-se,aventurar-se;achar-se em boa,estar em água até o pescoço,arder entre dois fogos,resvalar para um perigo,guardar-se da mosca e ser comido da aranha,arriscar-se,pôr-se em risco,expor-se,atrever-se,continuar desamparado,correr graves riscos,estar à beira de um precipício;pisar sobre um vulcão,dormir sobre um vulcão;estar o perigo à espreita,pôr a vida a preço,abalançar-se ao maior perigo,andar mouro na costa;brincar com pólvora,brincar com fogo;estar por um fio,estar com a corda no pescoço,ir para o matadouro;expor-se a perigo,a risco;estar em perigo,estar em risco;perigar,periclitar,bulir com casa de marimbondos,sentar-se num barril de pólvora,ser a segurança palavra vã,trazer perigo no seu bojo,pôr em perigo,fiar-se alguém aos perigos de,arriscar,soçobrar,pôr em risco,adejar,emboscar,ameaçar,pairar como ameaça,pôr em contingência,perturbar a tranquilidade,comprometer,acordar o cão que dorme,desagasalhar,desarmar,desguarnecer,desabrigar,desarrimar,desproteger,meter alguém em boa,pôr a perigo,acorrer;provar fortuna,expor-se a,arriscar-se,atirar-se,abalançar-se,estar preso por um fio,erigir-se em ameaça,constituir uma ameaça,ameaçar;angustiar,afligir,armar cilada a (enganar).
Advérbio
perigosamente e adj.;com a corda no pescoço,entre a parede e a espada,entre o malho e a bigorna,entre Cila e Caribdes = inter sacrum et saxum,com o credo na boca,à borda do abismo,entre a cruz e a água benta,entre a cruz e a caldeirinha,em último recurso,em recurso extremo,a pique,em campo aberto,em campo raso.
Provérbio
Interjeição
Deus me livre!,Deus te livre!,Deus nos livre!,Socorro! Valha-me Deus!.
Frase
Incidit in Scyllam qui vult vitare Charybdim;Mami tua res agitur paries dum proximus ardet;Pôr as barbas de molho;É assim que o diabo gosta.
falir,malograr,mangrar,não vingar,não ter sorte,gorar,abortar,não passar de cepa torta,encalhar,rodar pela água abaixo,desconcertar;ficar em nada,dar em nada;morrer à nascença,ficar em água de bacalhau,faltar ao fim colimado,pecar,não passar de projeto,reduzir-se a pó,esbarrondar-se,baquear,cair,desmoronar,tombar,ruir por terra,serem improfícuos todos os esforços,ficar a chupar dedo,fracassar,atolar,desmanchar-se;já ter nascido com a vulnus insanabile;com a ferida mortal;ficar a distância formidávele acessível somente daqui a cem anos,tornar-se em fumo,virar fumaça,evaporar-se,ir por água abaixo,dar com tudo em vaza-barris,descair da causa,falhar,mentir a,não corresponder a,estar acabado,explodir,sair uma coisa burlada;morrer à casca,morrer à nascença;ficar no papel,frustrar,soçobrar,ser malsucedido e adj.;ser infeliz,ter mau êxito,dar ao demo a cardada,ir abaixo;ficar a ver navios,ficar em seco,fazer esforços inutilmente;trabalhar em vão,ad gloriam;perder o trabalho,perder a cartada,perder o preço e o feitio,perder o tempo e o feitio,perder o seu latim;errar o lanço,não tirar proveito de,querer fazer do quadrado redondo (impossibilidade);sair torto,sair em vão,surtir mal,rolar a pedra de Sísifo (inutilidade);fazer as coisas pela metade (incompleto);perder terreno (recuar);deslograr,malhar em ferro frio = verbare lapidem,errar o alvo,escorregar,tropeçar,cometer erros;ter entrada de leão e saída de sendeiro,levar na cuia,coxear,mancar,hesitar,titubear,perder o equilíbrio,destribar-se,errar o salto,perder as passadas,ensaboar o queixo do burro,fazer esforços para se erguer,fazer fiasco,encalhar;forçar o tempo,remar contra a maré,meter-se em alhadas,conhecer dias difíceis (adversidade);ser derrotado;perder a batalha,sofrer sério revés,abandonar o campo,cair presa de,afocinhar,sucumbir;ficar barrado,ficar de pior partido,dar com o navio nos cachopos,ver por um óculo,ver os seus planos desfeitos,roer os ossos,ir buscar lã e sair tosquiado,saltar da sartã e cair nas brasas,passar de porqueiro a porco (piorar);descambar no ridículo,perder a partida,bater a outra porta,encravar-se,semear ventos e colher tempestades (imprevisão);ficar sucumbido,patear,dar-se por vencido,arrear bandeira,espantar a caça;andar para trás os negócios a alguém,mudarem-se as setas em grelhas,entornar-se o caldo,entortar-se o negócio,rebentar na mão,não pegar a lábia,voltar-se o feitiço contra o feiticeiro,sair o tiro pela culatra,sair a emenda pior do que o soneto;perder boa ocasião para ficar inativo,perder boa ocasião para ficar calado;frustrar,baldar,inutilizar,empregar com mau resultado,fraudar,iludir,desarmar,desaviar,arruinar,desarranjar,tresandar = transtornar,furar,embaraçar,burlar,crestar as esperanças;falsar,contrariar,desfavorecer,desfazer,destruir;derrocar;desconcertar os planos de alguém;ser reprovado,levar bomba,ficar chumbado,apanhar chumbo no exame,ser mal sucedido no exame;abortar,malparir.
Tudo está perdido;Salve-se quem puder;Parturient montes (decepção);Lá foi, ou lá vai tudo quanto Marta fiou;Isto tem mandinga;Isto tem caveira de burro;Os seus estratagemas voltam-se contra ele um a um;Só trouxe no bojo o cabedal de suas boas intenções;Não tugiu nem mugiu;Os seus esforços resolveram-se em pó;De boas intenções está ladrilhado o inferno.
perder,quitar;dissipar,malbaratar;sofrer uma perda,incorrer em uma perda;deixar escapar,ficar sem;ficar orfanado,ficar privado de;ficar sem o domínio de,ficar sem a posse de;deixar extraviar,ir-se à garra de alguém alguma coisa,alienar,despir-se de,despojar-se de,pôr de parte,tosquiar,desperdiçar,ver-se livre de,chorar a falta de;extraviar,desencaminhar,sumir-se,descarreirar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Bens de sacristão cantando vêm, cantando vão;O diabo o dá, diabo leva.
sentir,perceber,receber impressão,ter,conhecer de perto,ter a consciência de,experimentar,gozar,sofrer;acariciar um sentimento,alimentar um sentimento,nutrir um sentimento,agasalhar um sentimento;revestir-se,ter o seu tanto de,ser fértil em,armar-se,encher-se,fazer provisão,corresponder,vibrar,deixar-se contaminar;sofrer,padecer,provar,suportar,arcar com,experimentar,libar,aguentar,tragar,tolerar,aturar,curtir,arrostar,conhecer por experiência,morrer de,suportar o assalto de,afrontar,desafiar,resistir a;inflamar-se,abrasar-se,animar-se,encandecer,rosar-se,envergonhar-se,sensibilizar-se,impressionar-se,corar,ruborizar-se,envermelhecer,mudar de cor,subir o rubor às faces,afoguear o pejo a face a alguém,transverberar a alguém pelo semblante (a dor),sentir a cara em brasa,ficar cor de pimentão,arder o pejo nas faces,enrubescer-se,tauxiar o rubor as faces de,embargar a voz,empalidecer,perder a cor,comover-se,hesitar,desconcertar-se,ficar agitado,ficar chocado;ofegar,arquejar,arfar,fremir,palpitar,pulsar,tremer,faltar a voz a alguém,enfiar,entreturbar-se;fazer-se pálido,ficar pálido,ficar desconcertado,ficar vermelho,ficar fulo;estremecer,sobressaltar-se;pulsar,vibrar,tumultuar o coração;ficar engasgado,sufocar-se;bater o coração alvoroçado,atrapalhar-se,atarantar-se,perder as estribeiras,desnortear-se,estontear-se,transtornar,enraivecer-se;remorder-se,ralar-se,atormentar-se,afligir-se de;consumir-se,frender = ranger os dentes;turbar-se,conturbar-se;impressionar (excitar);atravessar,quebrar o coração com,varar,trespassar,retransir.
Advérbio
sensívelmente e adj.;sentidamente,emocionadamente,emotivamente,do coração,do peito,do íntimo d’alma,do imo peito,ab imo pectore,com lágrimas de sangue,com amor,com o coração quebrado de,do fundo d’alma,afervoradamente;com os lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante e fremente de.
sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.
Advérbio
infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.
ser (viciado e adj.);ser escravo das suas paixões,praticar ações pouco dignas;comer da banda podre,ser da banda podre (pop.);ser um anjo caído (fig.);pagar tributo às contingências humanas,pagar tributo à natureza;proceder mal,escandalizar,dar escândalo,faltar aos seus deveres,trilhar a vereda da desonra,não fazer carreira,dar-se a toda a sorte de vícios,apartar-se da senda da virtude,criar-se no vício,ir por um plano inclinado,escorregar na ladeira do crime,estar incuravelmente caído no caminho do vício,tripudiar,despersonalizar-se,ser boa pinga,ser má forma,estar cariado até a medula dos ossos,arredar-se das boas práticas,não respeitar as conveniências;ser boa bisca (depr.);esquecer-se dos seus deveres,desviar-se da virtude,errar,dar falhas,claudicar,encher-se de mazelas,mazelar-se,desbriar-se,desvairar-se,desgarrar-se,escorregar,tomar um caminho tortuoso e resvaladiço,fechar a porta aos bons exemplos,desatremar,fazer do sambenito gala,descarrilar-se,transviar-se,desafogar as paixões,render-se aos apetites,descair no vício,vergar-se ao sopro pestilento do vício,meter a alma no inferno,tropeçar;esquecer-se de si,esquecer-se de quem é = faltar à dignidade própria;resvalar em erro,resvalar o pé a alguém,desregrar-se,desgovernar-se;pecar,perder-se,profligar-se;renovar-se no vício,afundar-se no vício,perseverar no vício,cevar-se no vício,encharcar-se no vício,atascar-se no vício,ingurgitar-se no vício,atolar-se no vício,enfrascar-se no vício;apodrecer-se na miséria,despedir de si a virtude,engafecer-se,vilificar-se,gafar-se,infistular-se,capitular com a voz da consciência,desprezar escrúpulos justificados,degenerar dos seus antepassados = deserdar-se em vida,cair na tentação = ilaquear;entregar-se ao jogo,entregar-se ao vício;perder a dignidade,ofender a Deus,divorciar-se dos bons costumes,encanalhar-se,envilecer-se,enxovalhar-se,tornar (viciado e adj.);viciar,corromper,apestar,empestar;inficionar os costumes,depravaros costumes,envenenar os costumes;perverter,transviar,esgarrar,brutalizar,brutificar,desmoralizar,rebalsar,desedificar.
Advérbio
viciosamente e adj.;obliquamente,por caminhos tortuosos,por processos condenáveis.
Provérbio
Interjeição
O tempora! O mores! = Oh tempos! Oh costumes!.
Frase
Abyssus abyssum invocat;o abismo chama o abismo,o inferno chama pelo inferno.
ser (devasso e adj.);praticar atos luxuriosos = voluptatibus deditum esse,luxuriar,meter a alma no inferno,pecar,pecaminar,praticar atos contrários à virtude,marafonear,arreitar (pleb.),excitar apetites venéreos em,frangalhotear,dar um amasso,sarrar(-se),estimular sensualmente;estar (desvirginada e adj.);ser oferecida à lubricidade de,debochar,devassar,prostituir,conspurcar,corromper,impurificar,deflorar,descabaçar (pop.),molestar,rouçar = violentar,desonestar,bolinar,fazer perder a candura,desvirgar,desvirginar,violar,estuprar,fandigar,aforciar (ant.),forçar;ultrajar,atentar contra o pudor;abusar de,desflorar,desonrar,macular,seduzir,transviar,extraviar,desencaminhar,amarrar o pano,quebrar os pontos a uma donzela,poluir,salpicar de infâmia e de lama,manchar,macular,incestar,amancebar-se,contubernar-se,amasiar-se,amigar-se,abarregar-se,viver maritalmente com,ter comércio com,ter amante teúda e manteúda,ter seu arranjo (pop.),ter cópula carnal com,ter relações ilícitas com,ter coito,ter dares e tomares com alguém,conhecer carnalmente uma mulher,viver com,coabitar,quilhar,copular,fazer sexo,fazer amor,transar (gír.),comer (pleb.),afogar o ganso (pleb.),molhar o biscoito (pleb.),trepar (pleb.),bater palhada (bras./ant.),prostituir-se,lançar-se na devassidão,conhecer;descomedir-se,desregrar-se;escancarar a honra,prevaricar,masturbar,pecaminar consigo mesmo,bater ou tocar punheta (pleb.),prestar-se a vícios torpes contra a natureza,cometer adultério,levar a desonra ao lar de alguém,pôr os cornos a alguém,cornear,acornear,fazer os fusos tortos (burl.),minotaurizar,incestar,amariscar;amulherar-se,amulherengar-se,ter a perversão do (uranismo e subst.);ser (desbocado e adj.);não ter a língua limpa,profanar ouvidos castos,soltar a língua,desbocar-se,dizer obscenidades,falar palavrão,deslinguar-se,alcovar,alcovitar;servir de alcofa,servir de alcoviteiro,servir de pau de cabeleira,inculcar para a prostituição,estimular sensualmente,excitar apetites venéreos,andar com o cio,andar na berra,estar no (período do) cio (animais).