s. f. || condução. || Reunião de pessoas que são conduzidas para algum lugar por ordem superior; leva. [Atualmente, em Portugal, emprega-se quase exclusivamente para significar o conjunto dos doentes pobres que anualmente vão aos banhos das Caldas, subsidiados pelas Misericórdias.] || (Ant.) Governo, mando, inspeção, encargo de vigiar. || Comportamento, procedimento: O seu conceito... constituía uma regra,... determinando a conduta, modalizando a vida. ( Eça , A Cidade e as Serras , c. 1, p. 15, ed. 1917.) || Conduta do ar 1. tubo de comunicação em forma de funil que nos fornos da fundição serve para dar passagem ao ar a fim de facilitar a combustão. || (Bras. Pernambuco) Parte anterior das caldeiras das locomotivas, de onde parte a chaminé.
F. lat. Conductus.
ser (hábil e adj.);ser senhor de,ter pendor para,ter aptidão para,ser dotado de aptidão para,revelar certa aptidão para,usufruir de certa aptidão para,ter inclinação para,ter jeito para,ter dedo para,ter dedos de prata,ter olhos na ponta dos dedos,ter dedos de fada,ser um flecheiro para,ter o instinto de,ter talento,ser talentoso,ser mestre e remestre na arte de,fazer milagres,ser veterano em,ter boas mãos,saber seu papel,saber do seu ofício = entender de lagares de azeite,ser taful no seu ofício,ter tento,ter conta e juízo,ter,ser dotado de,usufruir de,estar ao seu alcance,dar provas de,ter bom olho,ter lume no olho,ter dedo,ajeitar-se,ter posses para,poder,estar no caso de,estar talhado para,não precisar de andadeiras,ser um azougue;ser boa tesoura (alfaiate) = talhar bem = ter bela tesoura;saber o que dizer,saber ser homem,saber levar a barca a bom termo,dirigir sua barca com tento,scire quid valeant humeri quid ferre recusent,ver onde está o vento,navegar com todos os ventos,saber de que lado sopra o vento,ter tática da vida,andar com sapatos de feltro,não desandar no sentido oposto ao,ficar com o santo e a esmola,não ir contra o vento,encarar as coisas pelo lado positivo,não meter a cabeça na boca do leão,não comprar nabos em sacos,não malhar em ferro frio,segurar o golpe,vibrar golpe certeiro,encarrilhar um negócio,assentar a mão;tirar vantagem,tirar proveito,colher vantagem,colher proveito,usufruir vantagem,usufruir proveito;aproveitar-se de;acertar no alvo (sucesso);fazer da necessidade uma virtude,carregar pedra enquanto descansa (oportunidade);dar no vinte;uno saltu duos apros capere = de uma cajadada matar dois coelhos;tornar hábil e adj.;traquejar,sazonar,traquear,matraquear,adestrar,amestrar,habilitar,aptar,aptificar,capacitar,azougar,exercitar,industriar,adequar,prendar.
Advérbio
habilmente e adj.;bem;com habilidade,secundum artem,suo Marte,com mão de mestre,a toda a prova,à altura de.
conduzir-se,comportar-se;efetuar,executar,fazer realizar,agir,proceder,atuar,desempenhar,cumprir,levar a efeito,realizar,acabar,levar a bom termo;pôr em execução,pôr em prática;servir de;proceder,portar-se,haver-se,conduzir-se,operar,obrar,regrar-se,desobrigar-se,andar bem,andar mal;levar uma vida de,fazer um jogo;escolher,adotar uma orientação;traçar uma norma,orientar os passos,proceder com,politicar,conduzir,dirigir;ser sua vida uma linha reta entre ... e ...