Adj. || que participa do romance; que abunda em aventuras próprias do romance; maravilhoso; fictício; aventuroso: Começa a história da poesia portuguesa com a mais romanesca e romântica aventura das primeiras eras da renascença cristã da península. ( Garrett. ) || Romântico. em guisa ou à laia dos românticos: Crespos fios de ébano que em anéis romanescos lhe dividem o bem fendido, nítido bigode. ( Garrett. ) || (fig.) Apaixonado, sonhador à semelhança dos heróis de romances: Nas atitudes romanescas de uns sujeitos... ( Camilo. ) || (Fig.) Quimérico; fabuloso. || -, s. m. o gênero romanesco: Adora o romanesco aquela pobre condessa! Em Portugal, nem nos romances o há. ( Eça e Ramalho , Mistério da Estrada de Sintra , p. 95.)
F. fr. Romaneaque.
imaginar,fantasiar,visionar visualizar,arquitetar,bolar (pop),ter imaginativa fecunda,pintar na imaginação,antolhar,antojar,conceber,formar no espírito,idear,idealizar,sonhar,figurar,entressonhar,dar a seres imaginários nome e habitação,fabular,poetizar,romanizar,romancear,ser engenhoso,ser fértil,criar,produzir,gerar,cunhar,quimerizar,inventar,fabricar,improvisar,criar qualquer coisa nova,engenhar,engendrar,construir castelos de dourada quimera,dar largas à imaginação;parafusar,dar tratos à bola,excogitar,conjeturar,presumir,supor,revolver no pensamento,referver a cabeça em projetos,vagar,vaguejar,vaguear,cogitar,fazer profundas cogitações,ter boas ideias,dar rédeas à imaginação;soltar a imaginação,dessoltar a imaginação;entregar-se ao devaneio,mergulhar-se no devaneio;estar nos espaços imaginários,viajar nos espaços imaginários;embalar ilusões;voar nas asas da fantasia,adejar nas asas da fantasia;encher a alma de ilusões,povoar a alma de ilusões,embeber-se em vagas reflexões,invocar espírito,figurar-se,representar-se,imaginar-se,flutuar no espírito,nascer do cérebro,desenhar-se,sugerir;maquinar,devanear,ver em espírito,encabeçar-se,encasquetar-se,cismar,borboletear,afagar a imaginação,pintar na imaginação,planear na fantasia,prefigurar,roubar-se à vida material.
Advérbio
imaginadamente e adj.;em imaginação,na fantasia,in mente,no pensamento,mentalmente,no íntimo da alma.
ser sensível e adj.;ter coração terno,ter coração sensível,ter coração mimoso;ser uma pilha de nervos,estar uma pilha de nervos,ter nervos,ser de sensibilidade delicada,vibrar,ter o coração ao pé da boca,ser como uma cera,impressionar-se facilmente,ser muito suscetível,ressabiar,melindrar-se,escandalizar-se,picar-se,ressentir-se,queimar-se,emocionar-se até as lágrimas,choramingar,chorincar,dar exagerada importância às coisas,dar o ser a bagatelas,suscetibilizar-se,tomar a sério,levar a sério,tomar as coisas em grosso,agastar-se;alfeninar-se,romantizar-se;sensibilizar,tornar sensível e adj.;dar nas mazelas no vivo;tocar na matadura,desatordoar,tocar ao coração.
admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.
Provérbio
Interjeição
será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.