Sua língua na Internet

 

(so.nho)

sm.

1. Ação ou resultado de sonhar

2. Conjunto de imagens ou pensamentos, frequentemente disparatados e confusos, que se apresentam à mente durante o sono: "Dormiu mal; os sonhos não o deixavam em paz." (Aluísio Azevedo, Casa de pensão.))

3. Utopia, imaginação sem fundamento, sequência de ideias vãs e incoerentes às quais o espírito se entrega; FANTASIA; DEVANEIO; ILUSÃO: A crua realidade, inimiga dos sonhos, mostrou que já não havia lugar para a esperança

4. Ideia ou ideal defendidos com paixão: O sonho da fraternidade entre os povos

5. Ideia inconsistente, sem duração ou alcance: "A vida é sonho tão leve,/ que se desfaz como a neve..." (João de Deus, A vida", in Campos de flores.))

6. Desejo intenso e constante, aspiração: O sonho da casa própria

7. Ideia absurda, sem fundamento; FANTASIA; UTOPIA; FICÇÃO: Em seu sonho imaginou que era o rei da Inglaterra

8. Coisa ou pessoa muito bonita, visão: Era uma deusa, um sonho de mulher

9. Psi. Conjunto de imagens, lembranças ou impulsos inconscientes, geralmente distorcidos, que se experimenta durante o sono e que pode ser parcialmente memorizada

10. Psic. Para Freud, cenário e enredo imaginados em estado de vigília, produzidos pelos desejos, e da mesma natureza do sonho noturno

11. Liter. Na literatura clássica, visão clara e precisa ordenada por potências sobrenaturais, e que proporciona aos mortais um bom ou mau conselho: O sonho de D. Manuel, tal como está em Os Lusíadas, é uma premonição das descobertas

12. Liter. Art.pl. Composição literária ou artística um tanto vaga e caprichosa, com uma certa incoerência e desalinho de formas, que leva a uma ordem de sensações semelhantes às do sonho

13. Cul. Pequeno bolo muito fofo feito de farinha e ovos, passado em açúcar e quase sempre recheado de creme

[F.: Do lat. somnium, ii.]


Sonho diurno
1 Psic. Figuração de um sonho em vigília.


Sonho dourado
1 Aspiração desejo dominante de alguém: Apontar-se era seu sonho dourado.
2 Visão idílica, esperança de felicidade.


Um sonho
1 Muito bonito ou agradável, um encanto (diz-se de algo ou alguém que causou impressão muito favorável): A festa foi um sonho, todos se divertiram muito.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Insubstancialidade

Substantivo

nada,niilidade,invalidade,futilidade,zero,absolutamente nada,coisa nenhuma,nada sobre a terra,nem uma partícula;imaterialidade,bagatela,nonada,ninguém,fumo,inanidade,fantasmagoria,miragem,visão,fantasma,espectro,fogo-fátuo;ilusão de óptica,quimera,utopia,sombra,sonho,devaneio,faz de conta,produto da imaginação;bolha d’água,material com que se fabricam os sonhos,mito,fábula;idealismo.

Adjetivo

insubstancial,insubsistente,visionário,ideal,etéreo,concebido apenas pelo pensamento,espiritual,imaterial;imponderável,impalpável,intangível,oco,inane,subjetivo,incorpóreo,espiritual,nominal,nulo,inútil,vazio,fantasmagórico.

Verbo

dissipar-se,esvaecer-se,desvanecer-se,desfazer-se,diluir-se,sumir-se,evaporar-se,dissolver-se,não deixar vestígio,apagar-se rapidamente como se apaga o fumo da locomotiva,desaparecer;aniquilar,exinanir,fantasmagorizar-se.

Advérbio

insubstancialmente,insubstancialmente & adj.;in nomine.

Provérbio

Interjeição

Frase

Vox et prœterea nihil.

Conjunção

Transitoriedade

Substantivo

marcescência,evanescência,fluxibilidade,efemeridade,temporalidade,fugacidade,celeridade,brevidade,impermanência,presteza,voo,perecimento,momento,instante,palhetada,prontidão,interregno,obra de um instante,lapso de tempo,fugazes pés,unha negra,bolha de sabão,amizade de barca,missa de caçador,visita de médico,rosas de Malherbe,sonho,nuvens de agosto,meteoro,estrela cadente,velocidade;instantaneidade;mutabilidade,piscar de olhos,átimo.

Adjetivo

transitório,passadiço,lábil (poét.),volante,frágil,precário,contingente,provisório,interino,factício,provisional,fluxo,fluxível,fluxionário,passageiro,momentâneo,instantâneo,temporal,temporário,temporâneo,precipitado;fugaz como um sorriso,fugaz como uma estrela cadente;fugitivo,célere;espasmódico,episódico,efêmero,decíduo,morredor,morredouro,morrediço,perecível,perecedouro,perituro,mortal,extemporâneo,sumário,apressado;repentino,lesto,lestes,pronto,finito,fungível,enejo,aneiro,setemesinho,perfunctório,marcescente,marcescível,melindroso,impermanente,amovível,rápido como o pensamento,instantâneo.

Verbo

ser (transitório & adj.);passar,voar,galopar,fugir,correr,correr a bom correr;evanescer,evaporar,murchar,desbotar,perecer;durar como um sonho,durar como as rosas de Malherbe;passar como sombra,passar como nuvem;não durar três padre-nossos,ser um almoço,medir poucos passos do berço à sepultura,morrer à nascença,ser obra de um instante,desfazer-se como o sal n’água;já ter nascido com a vulnus,com a insanabile,com a immedicabile;estar por um fio,já ter os dias contados,estar ferido de morte,encurtar,abreviar,apressar,adiantar,antecipar,acelerar,não perder tempo,temporalizar,efemerizar;afogar na nascença,temporalizar.

Advérbio

transitoriamente,precariamente,contingentemente,provisoriamente,efemeramente,momentaneamente,perfunctoriamente,instantaneamente.;por alguns instantes,por algum tempo,en passant,in transitu,de passagem,em trânsito,em curto espaço de tempo,logo,cedo;na véspera de,à beira de,in articulo,num rufo,num átimo,num pronto,por agora,antequanto,sem mais tardar,imediatamente,uno spiritu,de um fôlego,de uma assentada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Impossibilidade

Substantivo

incredibilidade,irrealizabilidade,inexequibilidade,impraticabilidade,inviabilidade,inconceptibilidade,inimaginabilidade,incapacidade,utopia,inverossimilhança,esperanças vãs e loucas,coisa irrealizável,aspirações visionárias,áporo,quadratura dum círculo,sonho,sonho de poeta,sonho de louco,trabalho de Sísifo,pedra filosofal,voo de um boi,o irrealizável;nó górdio,dia de São Nunca,quadratura do círculo.

Adjetivo

impossível,absurdo,paradoxal,contrário à razão,atentatório do bom-senso,irracional,irracionável,desarrazoado;visionário;inconcepto,inconcebível,inacreditável,implausível,improvável;prodigioso;inimaginável,inobservável,irrealizável,irremediável,sem remédio,inexecutável,infactível,inviável,insolúvel,impraticável,inexequível,irresolúvel,insuperável,inconquistável,invencível,inatingível,inacessível,inacesso (poét.),inabordável,desesperador;incontornável,intransponível,ínvio,impérvio,inavegável,inexplorável,inextricável,intransitável,dévio,inverificável,inverossímil,incrível,inopinável,inopinado,que a nossa fantasia não pode conceber,fantástico,que a razão não pode admitir,impensável;impossível ou irrealizável na prática,utópico,incriável,inconcessível,intratável,extravagante,ultra crepidan,ultra vires,inclassificável,fora dos limites da possibilidade,sobre-humano,“mais do que prometia a força humana”.

Verbo

impossibilitar,tornar impossível,impedir,incapacitar,inibir,inviabilizar;ser (impossível e adj.);ser um áporo;estar fora do alcance,do poder de alguém;não há,não havia (seguido de infinito: ex.: não há perdoar-lhe);não haver meios de,atingir os limites do fantástico,excluir a hipótese de,não haver possibilidade de espécie alguma;tentar em vão,fitar o impossível;querer sol na eira e chuva no nabal,construir castelos na areia,incendiar o Amazonas,meter o Rocio na betesga,tirar leite de um bode na peneira,carregar água em peneira,carregar água num jacá,tirar água de pedra,tirar leite de pedra,meter uma lança em África,dar murro em ponta de faca,esperar por sapato(s) de defunto,querer ter o dom da ubiquidade,assar qualquer coisa no bico do dedo,cavar na vinha e no bacelo,abarcar o mundo com as mãos;abraçar o mundo com as mãos,abraçar o céu com as mãos,querer remediar o irremediável,passar o camelo pelo fundo de uma agulha,vere numerare flores = querer contar as flores da primavera,extinguir-se no planeta o calor central,acabar no céu a rotação dos astros.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

As uvas estão verdes. Non possumus;non nostrum tantas componere lites. É tarefa comparável à das Danaides,condenadas no Tártaro a encher um tonel furado. Non potest = é impossível. PROVÉRBIO: Ad impossibilia nemo tenetur.

Conjunção

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Advérbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Provérbio

Interjeição

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjunção

Imaginação

Substantivo

originalidade,invenção,criação,inventiva,engenho,ideação,arquitetação,fantasia,mente,pensamento,inspiração,presunção,verve,onirismo;imaginação ardente,imaginação ousada,imaginação fecunda,imaginação profícua,imaginação irrequieta,imaginação impressionável,imaginação viva,imaginação fértil,imaginação brilhante,imaginação exaltada,imaginação ativa,imaginação enérgica,imaginação escaldante,imaginação engenhosa,iimaginação nventiva,imaginação impetuosa;capricho,sonhada fantasia,afiguração,prefiguração,cisma,ilusão de alma criação do espírito,ideologia,nefelibatismo;frenesi,êxtase,romantismo,romancismo,romanticismo,utopia,sonho,idílio,doce sonho de poeta,alucinação,miragem,ideal,idealidade,idealismo,concepção,idealização,cogitação,excogitação,contensão do espírito,páramos dos sonhos,regiões dos devaneios;asas da fantasia,voos da fantasia,surtos da fantasia;voo do espírito,elevação do espírito;visão,quimera,nugacidade,devaneio,engano,capricho,ficção,mito,lenda,fantasmagoria,sombra,superstições,minhocas,fantasia imaginativa,fantasma,avejão,romance,extravagância,ente de razão,pesadelo,castelo no ar,arquitetura da imaginação,viagem à lua,chateau en Espagne,Atlante,milênio,país das fadas,romance de capa e espada,obra de ficção (romance);ilusão (erro);ilusão de óptica;fata morgana,mil e uma noites,le pot au lait,fogo-fátuo;vapores (nuvem);esforço de imaginação,exagero;mateotecnia,mateologia,mitismo,mitografia;idealista,teórico,teorista,romancista,fabulista,poeta,devaneador,visionário,sonhador,aerobata,nefelibata,utopista,ideólogo,nubívago,cismador,sonâmbulo,quimerista,fantasista,fantasiador.

Adjetivo

imaginado e v.;imaginário,fantasioso,aéreo,bene trovato;construído no ar,construído na areia;alheado,cismador,devaneador,cismático,imaginativo,original,inventivo,criativo,produtivo e v.;fértil,fecundo,engenhoso,de imaginação fecunda,imaginoso,imaginário,fictício,cerebrino,umbrátil,comentício,fabuloso,romântico,vaporoso,romanesco,fantasioso,fantasista,fantasiador,idílico,mítico,mitológico;caprichoso,antojadiço,extravagante,entusiástico,utópico,utopista,conjetural,quimérico,quixotesco,poético;figurado,ideológico;ideal,etéreo,irreal,virtual,concebido pelo pensamento,vago,indefinido,indefinível,indefinito,insubstancial;ilusório;idealístico,fantasmagórico,visionário,fantástico.

Verbo

imaginar,fantasiar,visionar visualizar,arquitetar,bolar (pop),ter imaginativa fecunda,pintar na imaginação,antolhar,antojar,conceber,formar no espírito,idear,idealizar,sonhar,figurar,entressonhar,dar a seres imaginários nome e habitação,fabular,poetizar,romanizar,romancear,ser engenhoso,ser fértil,criar,produzir,gerar,cunhar,quimerizar,inventar,fabricar,improvisar,criar qualquer coisa nova,engenhar,engendrar,construir castelos de dourada quimera,dar largas à imaginação;parafusar,dar tratos à bola,excogitar,conjeturar,presumir,supor,revolver no pensamento,referver a cabeça em projetos,vagar,vaguejar,vaguear,cogitar,fazer profundas cogitações,ter boas ideias,dar rédeas à imaginação;soltar a imaginação,dessoltar a imaginação;entregar-se ao devaneio,mergulhar-se no devaneio;estar nos espaços imaginários,viajar nos espaços imaginários;embalar ilusões;voar nas asas da fantasia,adejar nas asas da fantasia;encher a alma de ilusões,povoar a alma de ilusões,embeber-se em vagas reflexões,invocar espírito,figurar-se,representar-se,imaginar-se,flutuar no espírito,nascer do cérebro,desenhar-se,sugerir;maquinar,devanear,ver em espírito,encabeçar-se,encasquetar-se,cismar,borboletear,afagar a imaginação,pintar na imaginação,planear na fantasia,prefigurar,roubar-se à vida material.

Advérbio

imaginadamente e adj.;em imaginação,na fantasia,in mente,no pensamento,mentalmente,no íntimo da alma.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insignificância

Substantivo

mesquinhez,mesquinharia,pouquidão,pouquidade,nada,imaterialidade,vulgaridade,venialidade,modéstia,trivialidade,inanição,inanidade,sonho,frivolidade,banalidade,puerilidade,ridicularia,chinfrinada,frioleira,futilidade,migalhice,leveza,miséria,caganifância,pobreza,modicidade,pequenez;inutilidade;tudo-nada,és não és,objeto de indiferença e;coisa de pouca monta,figo passado,caju chupado,bananeira que já deu cacho;bico ou brinco de junco (fam.),ninharias,zarandalha,cifra,zero,ceitil,simples gracejo,pilhéria,blague (ausência de sentido);brinquedo,berloques,miçanga,rocalha;questão de lana-caprina,questão de lã de cabra,questão de lã de cágado;questiúncula;questão fútil,questão sem proveito;piolhice,bizantinice,pecadilho,ouropel,ouro falso,pechisbeque,bisalhos,doblete,refugo,resto,rebotalho,droga,bugiganga,chinesice,xurumbambos,cacaréus,bufarinha,moxinifada,burundangas,cangalhada,trastes velhos,badulaque,casculho,tareco,ferro velho,dixe sem valor,futrica,futricada,adarme,caliça,coisa de nonada,tuta e meia,coisas mínimas,babugem,escuma,bolha de sabão,panaceia,barro,malha,mealha,teia de aranha,inutilidade;piolheira (sujidade);quantidade negativa,roupa de franceses,bens do evento,parvoíce,simples farsa,comédia,obra de fancaria;nebulosidade geográfica,organismo informe;bilhestros,bagatela,inânias,miuçalhas,nica,nuga,faúlha,bugiaria,nonada,farelo,pacotilho,quiquiriqui,mesquinharia,maravalhas,avelórios,cacareno;palha,argueiro,alfinete,figa,botão,pena,vintém,chavo,macuta,meia tigela,pingo,pitada de rapé,valor dum alfinete,cascas de alho,minutiæ,minúcias,minudências,detalhes,pormenores,apêndice,acessórios,palhas na balança,alhas,gota d’água no oceano,mordedura de pulga,maravilha de sete dias,amontoado de parvoíces;ridiculus mus,parto da montanha,muito barulho por nada,tempestade num copo d’água,calmaria,much ado about nothing (exagero);caminheiro,migalheiro,micrólogo.

Adjetivo

sem importância,insignificante,iirrelevante,nsignificativo,de pouca monta;imaterial,não essencial,descartável,apendicular,adiáforo,dispensável,tolerado,venial,acessório,de abana-moscas,de cacaracá,inconsiderável;segundeiro,comum,vulgar,secundário,anódino,subordinado (inferior);diminuto,de fancaria,banal,corriqueiro,somenos,de meia tigela,pífio,fruste,reles,pataqueiro,chué,escurril,ridículo,chinfrim,risível,medíocre,de cascas d’alho,irrisório,desdenhável,cativo,sofrível,tolerável = perpassável,de meio relevo,de água morna,de pouco valor,adiável,sediço,broma,trivial,desinteressante,ordinário,comum (habitual);da vida diária,correntio,superável,desatendível,pequeno,oco,chocho,batido,vulgar,superficial,frágil,inócuo,fraco;ocioso,removível,pueril (tolo);inconsciente,fútil,leve,impotente;frívolo,bizantino,inane,insubsistente,tacanho,mesquinho,módico,pulha,barato,de cordel,de meia cara,vazio,burlesco,pretensioso,grotesco,pobre,que inspira compaixão,que não merece as honras de um comentário,negligenciável,ignorável,desprezável,desprezível,despiciendo,abjeto;barato,modesto,ignóbil,ínfimo,mínimo,enfezado,esfarrapado,infeliz,avaro,imprestável,mirrado,pútrido,podre,indigente,perdoável,palharesco;que não vale a pena,ou dez réis de mel coado;que não merece menção,ou que se fale nele;indigno de qualquer cogitação,de qualquer consideração;que não vale a canseira,que não vale a tinta,que não vale o papel,que não vale o comentário,que não vale uma palha;que não merece reparos,cujo eco morre dentro de nossas fronteiras,de lana-caprina.

Verbo

carecer,não ter importância e subst.;não fazer míngua,não interessar a;ser dispensável,nada significar,viver numa perene inferioridade,não fazer pulsar o coração,não ter maiores consequências,não ter coisa alguma que leve os olhos,passar despercebido,escapar,provocar um desdenhoso dar de ombros,arrastar penosa existência,não valer uma pataca,fazer número apenas;não valer o tempo que com ele se gasta,não valer a tinta que com ele se gasta;valer menos do que,ser fraca roupa,fazer pouco em (depreciar),menosprezar,desprezar;perpassar,despegar-se da vista;engasgar com mosquitos,descer a ninharias,perder sua importância;dar quebra,sofrer quebra;passar à história;combater fantasmas,moinhos de vento (exagero);fazer abalos por cantarejar de galos.

Advérbio

secundariamente e por dá cá aquela palha;pro forma,por casca de alho,por mera formalidade,para salvar as aparências,assim assim,por desencargo de consciência.

Provérbio

Interjeição

bastante!,pouco importa!,não importa!,coisas da vida!.

Frase

Isto não tira nem põe;Isso deixa muito a desejar.

Conjunção

Inatividade

Substantivo

inércia;inação,impassibilidade,estagnação,paralisação,marasmo,pasmaceira,obstinação;calmaria (cessação);quietude,enferrujamento,ociosidade,tuna,gandaia,ócio,matulagem,repouso,descanso,remanso,folga,rapioca,falta de trabalho,frouxidão;dolce far niente;preguiça,calaça,moquenquice,indolência,engonha,letargo,ignávia,mangona,acídia,lomba,prostração,mândria,mandriice,mandranice,fadistagem,marralhice,boêmia,vida de porco,parasitismo,madracice,madraçaria,desídia,vadiice,vadiagem,remancho,pachorra,ripanço,indiligência,pânria,calaceirice,calaçaria,gazeio,mangalaça,galhofaria,vagabundagem;entorpecimento,langor,languidez,languor,morbidez,lentidão,apatia,socórdia (morosidade);lenteza,lentura,segnície,segnícia,marralhice,segnilidade,lassidão,laxidão,torpor,adormecimento,tibieza,lombeira,estupor (insensibilidade);moleza,molícia,molúria,quebranto,desfalecimento,procrastinação (demora);cábula,sonolência,soneira,nistagmo,oscitação,bocejo,boqueada,pandiculação = espreguiçamento,hipnotismo,sono nervoso,letargia,hipnologia,sono,modorra,sesta,madorna,madorra;sono cheio,sono férreo,sono de chumbo,sono da inocência,dormida,deitadela,coma,transe,sonho,sorna,soneca,ronco,ronca,pasmatório (lugar de reunião dos vadios);sedativo;nana,sopeiro = parasita,vencido,maleante,malandro,meliante,napeiro,pastel,regalona (f.),tanjão,podricalho,zopo,ocioso,preguiçoso,pandilha,pandilheiro,quebra-esquinas,madraceirão,vadio,burlequeador,vaganau,airado,ripanço,boleima,marralhão,molengão,molengueiro,andaeiro,gandaieiro,trapeiro,súcio,tunante,maleante,pangaio;aspone,brejeiro,mangalaço,mandraço,madraço,moquenco,moquenqueiro,mandrana,capencolo,capigorrão,bandarra,mandrião,vagabundo,vadio,rascão,madraceiro,arruador,gazeador,pachola,fainéant,lesma,pulante,mata-cães,rascoeiro,badajo (ant.),mangão,mangaz,mangona,matulão,mansarrão,mostrengo,intrujão,sinecurista,zangão = explorador,caça-foice,paz d’alma,fruges consumere natus,gandulo,gandula,calaceiro,saracotiador,arlotão,arlota,boêmio,vagabundo,vagamundo,homem de capa em colo,passeante,bútio,cepo,carro na lama (vagaroso);tunante,tunador,tuno,funca,parasita,desfrutador,carraça,carrapato,chupa-jantares,papa-jantares,gaudério,chupista,pechincheiro,dormidor,dormilão,dorminhoco,lazzarone,espantalho,lesma,rapa-açorda,bucelário,carroça de lixo,preguiceiro,fadista,faiante (pleb.),garoto,gaiato,marialva,galopim,sorna,pata-choca,lostra,bacamarte,matulagem (súcia de...).

Adjetivo

inativo,imóvel;desocupado;indolente,molenga,ignavo,lerdo,apático,acomodado,vegetativo,végeto,preguiçoso,zoupeiro,asiático,vadio,abrejeirado,ronceiro,esmalmado,molangueirão,bambalhão,mandrião,moinante,tanjão,gazeador,gazeteiro,tunante,janeleiro,remisso;falto de energia,descoroçoado,marralheiro,madraço,madraceiro,podricalho,valdeiro,preguiceiro,mocanco,mocanqueiro,moquenco,moquenqueiro,desidioso,segnício,tórpido,entorpecido,mórbido,morbífico,abatido,enfraquecido,combalido,debilitado,pesado,plúmbeo;dilatório,lento,tardo,rasteiro,rastejante,sorneiro,tanso,vagaroso;enferrujado,aparvalhado,fútil,banal,irresoluto;pasmado = obstúpido,remanchão,dormente,sonarento,adormecido,sopito,sopitado,entredormido,sonolento,pachorrento,remansado,remansoso,assonorentado,mundeiro,estremunhado,dorminhoco,napeiro,soporoso,modorrento,modorral,modorroso,descansado;perrengue,remansoso,zorreiro;soníloquo,sonífero,sonial,opiófago,pesado de sono,aletargado,torpente,letárgico,nicotino,soporífico,soporativo,soporífero,hipnótico,caído em sonolência,balsâmico,sedativo.

Verbo

estar (inativo e adj.);nada fazer;ter pintada nos olhos a indolência e subst.;ser pachorrento = sornar,arrastar-se vagarosamente;deitar-se à boa vida,despegar do trabalho,vagar,flanar,vagabundear,vagamundear,vaguear,deambular,passear sem destino,brejeirar,garotar,andar sem tom nem som,andar ao laré,pandegar,correr a coxia,larear,apanhar pés de burro,olhar para o céu = enfronhar as mãos,gazear,gazetear,fazer gazeta;distrair-se,zanzar,zaranzar,perder o tempo,remanchar,divertir-se com coisas fúteis,arruar,ocupar-se com futilidades,borboletear,mangonar,mangonear,mandriar,mandrianar,engonhar,gaturar,brejeirar,fragatear,pandilhar,vadiar,gandular,suciar,remansear,andar na vida airada,comer à barba longa,madracear,gandaiar,garotar,zingarear,molengar,galopinar,andar à gandaia,fazer hora;estar de ripanço,estar de pânria;empreguiçar-se,levar vida ociosa = burlequear,calacear,cabular,tunar,tunantear;papar moscas,apanhar moscas;panrear,querer que lhe metam papas na boca,fazer cera,fazer as coisas com todo o ripanço,fazer avença com o tempo,aceitar as coisas como vêm,vegetar,não merecer o pão que come,estar de perna estendida,estar de perninha,estar de recovo;viver da graça de Deus (pop.),viver pela graça de Deus (pop.);viver à discrição,ficar inerte,desleixar-se,estar de casa e pucarinha,trabalhar para bispo,ser advogado de Pôncio Pilatos;chupar jantares,filar jantares;desfrutar,trabalhar como mouro no serviço de Deus,estar de mão na ilharga,não ter ralé para o trabalho,dormir a sono solto;entregar-se ao sono,render-se ao sono;roncar,moinar (gír.),cair de sono,cabecear com sono,estar a pingar de sono,fazer uma soneca,sossegar,ressonar,dormir,adormecer,sopitar,ter vontade invencível de dormir,toscanejar = escabecear com sono,fazer boa dormida,pesar o sono sobre as pálpebras,marrucar (pop.),matar o sono,recolher-se à cama,aninhar-se (fig. fam.);modorrar,amodorrar,madorrar,amadornar,manar,dormitar,quebrar com sono,bocejar,oscitar,boquear,boquejar,ficar meio adormecido,cochilar,fazer-se preguiçoso,deitar-se a dormir,deitar-se à boa vida,criar moleja,enrolar a bandeira de combate,ensarilhar as armas,enlanguescer,alanguidar-se,tornar-se lânguido,anquilosar a vontade,diminuir de zelo e atividade,perder o vigor,perder a força,perder a energia,soporizar,apatizar,roubar a alguém os estímulos do trabalho,desanimar,arrefecer,paralisar,imobilizar,adormentar = sopitar;anquilosar as atividades.

Advérbio

inativamente e adj.;ao laré,à toa,sem rei nem roque,de pândega,de patuscada,paparriba,à boa vida,sem trabalhar,amodorramente,de mão na ilharga,de barriga para o ar,de palanque,de longe,nos braços de Morfeu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fia-te na Virgem e não corras.

Conjunção

Desejo

Substantivo

vontade,fantasia,capricho,veleidade,falta,mister,necessidade,exigência,inclinação,pendor,queda,cachaça,paixão predominante,preferência,simpatia,parcialidade,predileção,idiopatia,propensão;boa vontade;gosto,amor,agrado,aprazimento,contento,tenção,intenção,meta,fim,finalidade,anseio,ânsia,aspiração,pretensão,anelo,mira,fito,desígnio,objetivo,preocupação,ansiedade,cobiça,ambição,solicitude,zelo,empenho,ardor,empressement,curiosidade,fervor,febre,afã,inveja,filé,finca-pé,engulho,voto,fome,azia de queixos (pop.),apetite,apetência,antolho,antojo,galga,gana,fome de rabo,sede,devorante (pop.),prurido,comichão,freima,cacoete,cócegas;polidipsia = sede ardente;cupidez,tentação,sensualidade,concupiscência,libidinosidade,lubricidade,avidez,sofreguidão,ganância,desejo insaciável,rafa,rapacidade,edacidade,voracidade (glutonaria);malacia,pica,apetite depravado,paixão,raiva por,furor,mania,optação,dipsomania,cleptomania;(pessoa desejosa): amante,amateur,amador,admirador,aficcionado,devoto,cultor,torcedor,aspirante,pretensor,pretendedor,pretendente,candidato,querente,concorrente,interessado,suplicante,solicitante,glutão;(objeto de desejo): desideratum,desiderato,falta;ardentemente desejado,sonho,ideal,atração,magneto,ímã,polo,fantasia,tentação,sedução,provocação,fascinação,enlevo,alvo da ambição de alguém,ídolo,capricho,inveja,o fraco de alguém,suplício de Tântalo,pomo de ouro,rebatinha.

Adjetivo

desejoso,inclinado para;optativo,anelante,querente,curioso,perplexo;cuidadoso,zeloso,ciumento de;faminto,famélico,famulento,esfaimado,cheio de apetite,sequioso,cobiçoso,assedentado,setibundo,sedento,sedente (poét.),apetente,ávido,açorado,sôfrego,voraz,edaz,cupidinoso,poligástrico,cobiçoso,exigente,ansioso,insaciado,insaciável;pantagruélico,onívoro,invejoso,maníaco por,doido por,devorador,alieni appelens,insatisfeito,insaciado,impaciente (impetuoso);comichoso,consumido pelo desejo de,devorado pela cobiça,desvairado pela ambição,ambicioso = multívolo,exigente,malcontentadiço;desejável,cobiçável,volível,apetitível,apetecível,apetitoso,matador,atraente,tentador,provocante,provocador,provocativo,excitante,esurino,desafiador,digno de se apetecer,atraente,sedutor,pruriente,invejável,agradável,optativo,desejado e v.;suspiroso,saudoso;gamado,arrebatado,embeiçado,enamorado,vidrado,apaixonado,empolgado,encantado,de quatro (gír.).

Verbo

desejar,ter grande desejo = prurir,açorar-se,querer,pedir,esperar;ter vontade de,anelar,ambicionar,importar-se com,ansiar por,fazer caso de,gostar de,agarrar-se a,aferrar-se a,conceber predileção por,inclinar sua preferência para,preferir;apreciar,dar apreço a,dar o cavaco por,irem-se os olhos em alguma coisa,ter decidido gosto para,mirar,contemplar voluptuosamente,ver alguém com bons olhos,ter olho à,estar resolvido a,pôr a sua mira em,cobiçar,almejar,apetecer,pretender,rebentar por alguma coisa,dar a picholeta por,ter pretensões a,arder por,pelar-se muito por,suspirar por,raivar por,babar-se por,matar-se por,ter verdadeiro fanatismo por,estar morto por,ser fanático por,gamar por,fissurar,finar-se por,arder em desejos de,esgorjar = berrar por,estar a morrer por,ferver em desejos,antojar,antolhar,estar-se lambendo para alguma coisa,estar com cócegas de,pruir,prurir,invejar,pensar em,pôr a sua felicidade em,saborear-se com,ter todo empenho em,interessar-se por,namorar,paquerar,azarar,ficar com,cortejar;ser bom garfo,ter bom apetite,rebentar de fome,lazarar,padecer fome e sede;estar faminto,estar sequioso;apetecer,aguar;criar água na boca,criar saliva na boca;aguçar o dente,solicitar,implorar,pedir,candidatar-se,entrar em concorrência com alguém para,concorrer;inspirar desejo,gerar desejo,suscitar desejo,excitar,acender,provocar,trazer vontade,açorar,fazer sede,estimular o apetite,tentar,ser de botar água na boca,apetitar,esfaimar,provar,desafiar,dar fome a alguém de alguma coisa,fazer negaça = convidar,sorrir a alguém,atrair,agradar;ser desejado = fazer falta,ser o ideal de.

Advérbio

desejosamente e adj.;com olhos longos,com estômago vazio.

Provérbio

Interjeição

esto perpetua!,oxalá!,praza aos céus,praza a Deus!,que Deus seja servido,Deus o permita!,assim seja!,amém!,Deus o queira,prouvera Deus,quem dera!.

Frase

Trinta cães a um osso;Quem muito abarca, pouco aperta.

Conjunção