s. f. || suposta arte de submeter à vontade própria a dos poderes superiores (espíritos, gênios, demônios), de os evocar ou de os conjurar por meio de feitiços ou sortilégios, de mudar as leis da natureza, de dispor dos elementos e de realizar feitos extraordinários, tais como adivinhações, aparições, curas repentinas, doenças mortais, sentimentos irresistíveis de amor, de ódio etc. [Está ligada à mentalidade mágica dos povos primitivos e das camadas incultas dos povos civilizados.] || Religião dos magos. || (Fig.) Encanto, fascinação, prestígio: A casa da vivenda conhecei-la vós, desde que o mais poeta dos nossos prosadores pela magia da sua pessoa vo-la descobriu. ( Castilho. ) || Magia branca 1. a arte de produzir efeitos maravilhosos por meios puramente naturais, tendo por base a química, a física, a arte de prestidigitador etc. || Magia preta 1. ou negra, aquela que pretende, com o auxílio ou intervenção dos espíritos infernais, tudo realizar, por mais difícil e extraordinário que seja.
F. gr. Mageia.
aparecer;ser,tornar-se visível;parecer,sembrar (ant.),semelhar-se,ter ares de;apresentar aspecto,ter aspecto,trazer aspecto,exibir aspecto,tomar aspecto,apresentar aparência,ter aparência,trazer aparência,exibir aparência,tomar aparência,assumir a aparência ou o aspecto de;fazer uma figura,aparentar,configurar (-se),apresentar-se aos olhos,mostrar-se,nascer,assomar,surgir,emergir,deseclipsar,reaparecer,entremostrar.
Advérbio
aparentemente e adj.;como que,como se,com todas as aparências,prima facie,na aparência,à primeira vista,ao primeiro lance ou golpe de vista,ao primeiro aspecto,sob este prisma,por esse lado,neste particular,aos olhos de,à vista do observador,de modo que (fam.),parece que.
sob falsas aparências,detrás da capa de,sob o rótulo de,por artes de berliques e berloques,por modo de osga,com dissimulação,à sorrelfa,pela calada.
Provérbio
Interjeição
Frase
O recado que trazem é de amigo.;Mas debaixo o veneno vem encoberto (Camões).,Isto traz água pelo bico.,Mete-lhe o dedo na boca.,Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.,Aqui há coisa encoberta.,Aqui há dente de coelho.,Quis vult decipi decipiatur = quem quer ser enganado, que o seja.
admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.
Provérbio
Interjeição
será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.