terno1
s. m. || a carta de jogar ou a face do dado que tem três pontos pintados. || Grupo de três pessoas ou de três coisas semelhantes; trio; trindade. (Bras.) Grupo de três aves domésticas (um macho e duas fêmeas). || Na víspora, marcação de três, pontos. ~J (Sul) O conjunto das parelhas de bois de uma carreta. || Grupo de três peões, empregado no serviço de marcação (em rodeio ou mangueira). || (Minas Gerais) Grupo. de pessoas; trinca. || (Alent.) Grupo de trabalhadores, dirigidos por um maioral. || (Tip.) Três folhas de papel metidas uma na outra. Cp. duerno. || Terno de roupa ou simplesmente terno, casaco, colete e calças; fato. (No Bras., casaco e calcas, por já quase não se usar o colete.] || Dar ternos, diz-se do cavalo que em marcha fraqueja de um ou de ambos os membros anteriores, sem cair.
F. lat. Ternos.
terno2
Adj. || meigo, brando, suave, afetuoso: Era terna a voz que ouvia. (Gonç. Dias.) || Que tem sentimentos afetuosos: Um pai terno. || Que inspira compaixão; lastimoso: Ternos queixumes. Deste meu peito aos ternos gemidos. (Diniz da Cruz.) || (Pint.) Cor terna, cor delicada, que não deslumbra nem escandaliza a vista: A luz terna do ocaso... dava a tudo aqueles toques cuja melancolia é o enlevo dos poetas. (R. da Silva.)
F. lat. Tener.
vestir,trazer,usar,estar com,ir-se,meter,trajar,meter a uso,enfiar,envergar,enrolar-se,arroupar-se,enroupar-se,enfarpelar-se,amanhar-se,encadernar-se,fantasiar-se,arrumar-se,aprontar-se,adornar-se,enfeitar-se,agasalhar-se,ataviar-se,acotiar;levar a cotio,trazer a cotio;encasacar-se,calçar,preparar-se,aprontar-se,revestir-se,aprestar-se,envolver-se,arranjar-se,abafar-se,acobertar-se,abaetar-se,embiocar-se,rebuçar-se,empapelar-se,embrulhar-se;espartilhar-se,enluvar-se,engravatar-se,encapotar-se,empantufar-se,encarapuçar-se,encapuzar-se,abarretar-se,embarretar-se,ensamarrar-se,paramentar-se,abatinar-se,pôr-se à fresca,fardar-se,uniformizar-se,toucar,enfaixar;cingir,envolver em faixas;pôr cueiros,equipar,ajaezar,enjaezar,arrear,selar,encilhar,encangalhar,encoleirar;empenar,implumar,enfeitar-se de penas.
ser sensível e adj.;ter coração terno,ter coração sensível,ter coração mimoso;ser uma pilha de nervos,estar uma pilha de nervos,ter nervos,ser de sensibilidade delicada,vibrar,ter o coração ao pé da boca,ser como uma cera,impressionar-se facilmente,ser muito suscetível,ressabiar,melindrar-se,escandalizar-se,picar-se,ressentir-se,queimar-se,emocionar-se até as lágrimas,choramingar,chorincar,dar exagerada importância às coisas,dar o ser a bagatelas,suscetibilizar-se,tomar a sério,levar a sério,tomar as coisas em grosso,agastar-se;alfeninar-se,romantizar-se;sensibilizar,tornar sensível e adj.;dar nas mazelas no vivo;tocar na matadura,desatordoar,tocar ao coração.
lamentar,deplorar,chorar;recordar-se,ter um peso no coração,volver os olhos para o passado;ter saudades,sentir saudades;deixar um vácuo impreenchível,dar rebates de saudades a alguém.
amar,apaixonar-se por,estar apaixonado/ enamorado por,estimar muito,benquerer,gostar de,adorar,ser devoto de,cultuar,ter em preço,querer a,dar a vida por,estremecer,simpatizar com,sentir ternura por,entranhar-se,estimar,ter amores,encher-se de afetos,pender para,agradar-se de,preferir,ter preferências,entranhar-se de amor,apegar-se a,aferrar-se a,antepor,afeiçoar-se;ter amor por ou a,nutrir amor por ou a;adorar com imaculado amor,dar o seu coração a alguém,sentir bem de alguém,possuir o coração de,ser o beliz de alguém,concentrar todas as esperanças em,dedicar todo o afeto a;adorar,idolatrar,amar como perdido,amar perdidamente;amar deveras,amar idolatradamente,amar até a adoração,amar até o sacrifício,amar com furor,amar com exaltação,amar com todos os enternecimentos,amar com delírio,amar como um louco;gostar de alguém a morrer;querer a alguém como as meninas dos olhos,querer a alguém como os seus olhos;estar amartelado de amores por,estar a dar até a última gota de sangue por;beber os ares por,beber os ventos por;devotar a alguém o culto de verdadeira estima,alucinar-se,desvairar-se,arder por alguém,morrer por,babar-se por,querer comer alguém aos bocados,amoriscar-se,enamorar-se de,trazer nos olhos e no coração,ter no coração de alguém um altar,ser louco por alguém,ser doido por alguém,suspirar por,embeiçar com alguém,queimar-se nos olhos de,engar (fig.),possuir o coração de,reinar no coração de,ser fanático por alguém,ter por alguém verdadeiro fanatismo,trazer alguém nas palmas da mão,corresponder ao amor de alguém,entregar-se à vertigem do amor,abajoujar-se,ter coração de estalagem,despertar paixão,fazer conquista,tornar-se o mimoso de,seduzir,atrair,cativar,ganhar a simpatia de,encantar,deslumbrar,enfeitiçar,prender o coração,embeiçar,abrasar de amor,atrair de modo irresistível,inclinar,tornar afeiçoado,benquistar;insinuar-se,tornar-se simpático;granjear a simpatia,captar a simpatia;cair em graça,cair na graça de,serem dois corações num só,servir de pau de cabeleira,desejar;ser a tampa da panela de alguem (pop.).
Advérbio
ternamente e adj.;com todo o ardor de uma paixão;apaixonadamente.
ser (benevolente e adj.);ter bons bofes,ter bom coração,ter coração de pomba,ter sentimentos humanos;ser de bofes lavados,ver com bons olhos,olhar com bons olhos,olhar com simpatia;ver as coisas com os olhos da amizade,ver as coisas com os olhos do coração;ser compreensivo,ser tolerante;tomar interesse por,simpatizar com,fraternizar-se com;levar a sua condescência ao ponto de,interessar-se por,desvelar-se por,sentir por alguém,dignar-se,participar dos sentimentos de outrem,tratar bem,praticar o bem = quebrar um olho ao diabo,dispensar,beneficiar;ser de utilidade a alguém,auxiliar;poupar,respeitar,salvar,bem-fazer,fazer caridade,prestar serviço,tirar alguém da lama,distinguir,valer,socorrer,recolher,não regatear favor,recomendar,solicitar favor,ajudar,proteger,velar,defender,guiar,tratar com indulgência,indulgenciar,ser condescendente = comprazer,prontificar-se,comprazer-se em,exercer a caridade,acaridar-se dos que padecem,colmar alguém de favores,acobilhar,acaridar o pobre;esmolar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Quem a boa árvore se acolhe, boa sombra o cobre;Fazer o bem e não ver a quem;Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa – Mar Português).
compadecer-se;apiedar-se,condoer-se,enternecer-se,comiserar-se. ter compaixão,mostrar compaixão,sentir compaixão;acaridar-se,amercear-se,acomiserar-se,acoitadar,lastimar,sensibilizar-se,doer-se de,dizer palavras comiserativas,ir atrás do choro;associar-se aos ou participar dos sentimentos alheios;compartilhar os sentimentos alheios,fazer seus os sentimentos alheios;interessar-se por,olhar para,poupar,respeitar,tolerar,suportar,aliviar,consolar,confortar,dar quartel = poupar o inimigo,dar trégua a,enxugar as lágrimas,parcere subjectis = poupar os vencidos;dar o tiro de misericórdia;despertar a compaixão,excitar a compaixão;mover à compaixão,mover à piedade;enternecer,apiedar,condoer,render = comover,impressionar;tocar,enternecer,desempedernir,abrandar o coração;excitar à dor,penalizar,propiciar,desarmar,amolecer,amolentar;atravessar o coração,bulir com o coração;chamar lágrimas aos olhos,embrandecer,humanizar;bater no coração;bater ao coração,pedir misericórdia,pedir quartel;pedir clemência,ajoelhar-se;deprecar;humilhar-se,prostrar-se oas pés de,prosternar-se aos pés de;ajoelhar-se aos pés de.