Sua língua na Internet

 

(cai.xa)

sf.

1. Objeto oco em forma de receptáculo, de formato e material vários, com ou sem tampa, que serve para guardar ou transportar objetos ou coisas [Dim.: caixeta, caixote (sm.). Aum.: caixão (sm.)]

2. Por metonímia, a quantidade de coisas que esse objeto contém: Adora bonbons, e comeu uma caixa inteira..

3. Qualquer coisa com forma parecida à de uma caixa (1), ou oca como uma caixa (caixa craniana, caixa torácica)

4. Receptáculo fechado, em máquina, que contém dispositivos da mesma (caixa de marchas)

5. Lugar ou seção em banco, loja etc. onde se fazem pagamentos e recebimentos

6. Econ. A quantidade de dinheiro disponível, ger. em empresa comercial: estar com a caixa alta.

7. Cont. Relação de créditos, débitos, pagamentos, saldos etc., de empresa, loja, instituição etc.

8. Instituição que capta fundos para administrá-los e aplicá-los de acordo com certos fins (Caixa Econômica)

9. Tip. Espécie de tabuleiro dividido em compartimentos onde se guardam, diferenciadamente, os diversos tipos e caracteres usados em composição manual de textos

10. Jorn. Texto entre barras ou fios, ger. na primeira página, que remete a matéria publicada no interior do jornal

11. Mús. Instrumento de percussão pequeno e parecido com um tambor.

sm.

12. Livro onde se anotam receitas e despesas de uma empresa.

s2g.

13. Funcionário que trabalha em caixa (5).

[F.: Posv. do catalão caixa, do lat. capsa.]


Caixa acústica
1 Caixa (em sistema de som) que contém alto-falantes. [Cf.: caixa-baixa.]


Caixa alta
1 Tip. Parte superior da caixa dos tipos tipográficos, na qual se guardam os tipos das letras maiúsculas. [Cf.: tarol.]


Caixa automático
1 Ver Caixa eletrônico.


Caixa baixa
1 Tip. Parte inferior da caixa dos tipos tipográficos, na qual se guardam os tipos das letras minúsculas.


Caixa chata
1 Tarol.


Caixa clara
1 Tipo de tambor (instrumento musical de percussão) de sonoridade vibrante, cujo registro varia de acordo com o tamanho do instrumento; caixa de guerra.


Caixa craniana
1 Anat. A caixa óssea que contém o encéfalo; crânio.


Caixa das almas
1 Pequeno cofre para esmolas, em igreja.


Caixa de ar
1 Cons. Espaço vazio deixado entre o solo e o assoalho, para ventilação.


Caixa de câmbio
1 Mec. Ver Caixa de marchas.


Caixa de cena
1 Teat. Conjunto formado pelo palco, pelos bastidores e pelos camarins de um teatro; caixa do teatro.


Caixa de coleta
1 Caixa em lugar público onde se deposita correspondência a ser recolhida pelo correio.


Caixa de descarga
1 Em aparelho sanitário, depósito da água da descarga, para lavagem da louça após uso.


Caixa de diálogo
1 Inf. Em interface gráfica, janela interativa com solicitação de informações e respostas do usuário.


Caixa de escada
1 Arq. O vão ou espaço entre paredes no qual se constrói a escada em uma edificação.


Caixa de grão
1 Art.gr. Espécie de caixa de madeira na qual se faz depositar resina em pó ou areia sobre chapa metálica, para se obterem efeitos de meio-tom.


Caixa de guerra
1 Ver Caixa clara.


Caixa de marchas
1 Mec. Em veículo automotivo, sistema de engrenagens no qual, por comando mecânico ou automático, altera-se a relação de diâmetros entre as engrenagens conectadas, variando com isso a razão de transmissão de rotações do motor para as rodas, e consequentemente a velocidade (marcha) do veículo.


Caixa de matrizes
1 Tip. Caixilho onde se alinham as matrizes da monotipo.


Caixa de mudanças
1 Mec. Ver Caixa de marchas.


Caixa de música
1 Caixinha contendo um cilindro com pequenas pontas e ligado a uma mola, que ao girar, libertado com a abertura da caixa, tange palhetas, criando uma melodia.


Caixa de Pandora
1 Na mitologia grega, caixa entregue por Zeus a Pandora, e que continha todos os males do mundo, libertados quando a caixa foi aberta por um mortal.
2 Fig. Situação, circunstância, processo etc. delicados, nos quais um gesto mal feito ou atitude impensada pode desencadear grandes malefícios.


Caixa de ressonância
1 Arq. Espaço vazio projetado para melhorar a acústica de uma sala de concertos, ou de espetáculos.
2 Mús. O corpo de madeira de um instrumento de corda, oco, que vibra na frequência das cordas para produzir o som do instrumento.
3 Anat. Fon. Toda cavidade do aparelho fonador (pulmonar, bucal, nasal, faringe, laringe, etc.) em que a vibração das cordas vocais é ampliada e ganha timbres específicos.


Caixa de rufo
1 Tambor médio, maior do que a caixa clara.


Caixa de som
1 Ver Caixa acústica.


Caixa dois
1 Cont. Fluxo financeiro não contabilizado, como forma de omitir a origem dos recursos ou visando à sonegação fiscal.


Caixa do palco
1 Teat. Os bastidores do teatro.


Caixa do teatro
1 Teat. Ver Caixa de cena.


Caixa do tímpano
1 Anat. Câmara entre a membrana de cada tímpano e a parede externa do labirinto do lado correspondente.


Caixa econômica
1 Econ. Estabelecimento bancário governamental, concebido para captar pequenas poupanças e financiar imóveis com garantia da hipoteca.
2 Turfe Gír. Cavalo vencedor, que ao chegar frequentemente nos primeiros lugares garante ao proprietário muitos prêmios em dinheiro.


Caixa eletrônico
1 Máquina (na entrada de banco ou em lugar público, como aeroporto, supermercado etc.) na qual o cliente de um banco pode realizar operações bancárias, retirar dinheiro etc.
2 O local em que funciona essa máquina.


Caixa grande
1 Ver bombo (instrumento de percussão).


Caixa pequena
1 Cont. Bras. Fundo em dinheiro para custeio de pequenas despesas correntes (de escritório, firma etc.).


Caixa postal
1 Caixa em agência de correio, com porta fechada a chave, onde se deposita correspondência destinada e pessoa ou firma que a aluga.
2 Inf. Seção de um servidor de internet em que se recebem as mensagens eletrônicas (e-mails) de determinado cliente desse servidor, e de onde ele pode baixá-las para seu computador.


Caixa registradora
1 Equipamento comercial (atualmente a maioria é eletrônica) que registra a operação, emite nota com valores unitários e totais, serve de cofre para o dinheiro recebido, calcula troco etc.máquina registradora.


Caixa surda
1 Ver Tambor surdo no verbete tambor.


Caixa torácica
1 Anat. Estrutura formada por costelas, vértebras e o esterno, formando uma cavidade na qual se encontram os órgãos do tórax.
2 Essa estrutura, incluindo os músculos, que a fazem dilatar e retrair, para a respiração, emissão de sons etc.
3 Bazofiar.


De caixa alta/baixa
1 Bras. Gír. Com muitos/poucos recursos, esp. em dinheiro.


Em caixa
1 Disponível (diz-se de recurso monetário): dinheiro em caixa.


Fazer caixa
1 Realizar operações comerciais (venda, crédito etc.), financeiras, fiscais etc. destinadas a fazer entrar dinheiro em caixa (de firma, de órgão público etc.).

Explore seu vocabulário com o Aulete

Receptáculo

Substantivo

conceptáculo,receptor,receptador,recipiente,repositório,recebedor,colhedor,coletor,captador,colheiceiro (ant.),continente,contêiner,arca d’água,reservatório,tanque;compartimento,alcova,cela,célula,câmara,antessala,antecâmara,aposento,quarto,camarinha,recâmara,beliche,camarim,camarote,escritório,vestíbulo,andar,sala,salão,hipóstilo,locutório,parlatório,grade,galeria,gabinete,reservado,tinelo,cenáculo,refeitório,triclínio,sala de jantar;lóculo,abada,ciste,bexiga,estábulo,concavidade,utrículo,estômago,crespina,bucho,bandulho (pop.),abômaso,inglúvias,papo,folhoso,moela,folho,barriga,rúmen,pansa,abdômen,bojo,panturra,ventre,ventrículo;claustro materno,seio,útero,madre,matriz,cofre,cacifo,cacifro,guarda-prata,burra,guarda-roupas,guarda-vestidos,guarda-louças,rouparia,armário = escaparate;prateleira,caixa,caixeta,caixão,caixote,gaveta,cheiradeira = boceta = exátula,estojo,funda;invólucro,coldre,bainha,vagínula,sobrebainha,saco,sacola,sáculo,surrão,alforje,merendeira,marmita,carapetal,mântica,golpelha,bornal,embornal,porta-mantô,maleta,capeiro,cabide,mala,almafreixe,mochila,porta-manta,canastra,baú,canastrel,valise,barjuleta,mocó,posta,porta-colo,carteiro,cesto,cesta,cestinho,alcofa,samburá,corbelha,teiga,cofo,seira,seirão,cabaz,tanho,condessa,paneiro,poceiro,cabaneiro,balaio,giga;gamela = alguidar,barrenhão,pilhota,selha,amassadeira,masseirão,mácea,vaso,vasilha,lata,palangana,gomil = jarro,jarra,jarrão,louça,porcelana,faiança,tremonha,canoura,tabuleiro,bandeja,salva,açafate,escarradeira,cuspideira,maceta,escarrador,quimanga,bolso,algibeira = sacola;(para objetos sagrados ou preciosos): cibório,gazofilácio,empelota,redoma,âmbula,artóforo,firmal,hostiário,píxide,relicário,encólpio,nômina,osculatório,sacrário,santuário,edícula,nicho,escrínio,cúneo,guarda-joias,guarda-prata,medalhário,medalheiro;cálice;(para líquidos): pia,vaso,tacha,tacho,odre = cúleo,tina,tinote,tinalha,cuba,bacia,tonel,bota,chaguer,garrafa,garrafão,garrafinha,frasco,frasquinho,bécher,pipeta,proveta,cálpar (ant.),hídria,hidrião,ânfora,cântaro,alcarraza,moringue,bilha,botelha,botija,infusa,barnegal,balde,concha,igaçaba,tarro,tambatajá,cado,jarro,jarra,decanter,gomil,caldeira,pipo,pipa,pipote,borracha,ancoreta,cantil,conca,tigela,escudela,malga,cratera,picho,pichel,pichorra,tazza,taça,cápide (ant.),caneca,pincha = galheta,saleiro,salseiro,épergne,cabaça,cabaço,chiquel,cumbuca,ferrado,pote,talha,porrão,odre,canjirão,boião,matrás,retorta,alambique,chaleira,copo,copázio,púcaro,acéter (ant.),cuia,xícara,chávena,licoreiro,panela,caçarola,caçoila,marmita,sertã = frigideira = caço,terrina,prato,travessa,pires,cadinho,crisol,bátega,bateia,bolinete,urinol,mijadeiro,mijarete,mictório,sumidouro,penico,cagarrão (pleb.),cagatório (pleb.),bispote,camareiro,comadre,vaso noturno,bacio,barrenhão.

Adjetivo

receptacular,capsular,sacular,ventricular,saculiforme,utriforme,calciforme,vesicular,celular,locular,multilocular,coletador,receptor,ventral,abdominal,conchador,poligástrico.

Verbo

captar,receber,receptar,coletar,pôr no seu bojo,angariar,ser o receptáculo de,servir de despejo,ter,conter,encerrar,guardar,abrigar,arrecadar,trazer.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tesoureiro

Substantivo

pagador,pagante,arcário (ant.),arqueiro (ant.),bolseiro,claviculário,questor,bolsa,mordomo,depositário,banqueiro,cambiador,caixa,guarda-livros,fiel,esmoler,esmoler-mor,cambista,cambiador,juiz da festa,almoxarife;patão,marchante;diretor financeiro,financeiro,financista,economista;ministro da fazenda,das finanças;fazendário,diretor do Tesouro,orçamentólogo;cobrador,contador.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instrumentos musicais

Substantivo

instrumental;banda,orquestra,pancadaria,fanfarra,música de capela.

Adjetivo

heptacordo,tetracórdio,octacordo,septicorde,septíssono.

Verbo

fazer-se ouvir,tocar,executar,interpretar,solar,acompanhar,percutir,dedilhar,tanger,soprar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.