Sua língua na Internet

 

borracha1 (bor.ra.cha)

sf.

1. Odre ou saco de couro em forma de pera, completamente vedado, próprio para conter líquidos: "Pendurados aos cantos, viam-se insignificantes acessórios: o bogó ou borracha, espécie de balde de couro para o transporte de água..." (Euclides da Cunha, Os sertões))

2. Lus. Recipiente us. para conter ou transportar pequena quantidade de vinho.

3. Substância elástica, sintética ou feita do látex da seringueira ou de outras árvores, us. na fabricação de inúmeros produtos (pneus, brinquedos etc.)

4. Material resultante do beneficiamento dessa substância.

5. Pedaço de borracha (4) us. para apagar traços a lápis.

6. Bras. Pop. Designação comum a várias árvores da fam. das euforbiáceas, esp. às do gên. Hevea, cujo látex é a matéria-prima da borracha natural: "...era um novo exemplar de árvore de borracha que crescia no rio Pardo, em Mato Grosso..." (Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma))

7. Recipiente oco, piriforme, feito de borracha, com um tubo ajustado na boca, e que serve de seringa.

8. Bras. Pop. Bastão, ger. feito de borracha, us. por policiais para bater ou intimidar; CASSETETE

9. RJ Pop. Tubo de borracha, lona, plástico etc. próprio para conduzir substâncias líquidas ou gasosas; MANGUEIRA: "' do-o-na, a mãe falou se pode emprestar a mangueira pra nós aguar a horta?' Este batido durou um mês. Pedro até botou um trapo no muro pra não esfolar a borracha" (Adélia Prado, Os componentes da banda))

10. Bras. Antq. Gír. Automóvel, veículo

11. Lus. Bolha nos pés ou nas mãos

12. Lus. Caixa us. para guardar a solda dos ourives de filigrana

13. Pej. Mulher que bebe muito, que se emborracha, se embriaga

14. Lus. Bola.

[F.: De or. obsc., pelo espn. borracha.]


Borracha sintética
1 Quím. Substância com propriedades semelhantes às da borracha natural, fabricada a partir de derivados de petróleo.


Entrar na borracha
1 Bras. Pop. Levar surra de cassetete.


Passar (um)a borracha (em)
1 Perdoar, relevar.





Por suas características físicas (elástica e impermeável) a borracha é um insumo básico de inúmeros produtos industriais. Obtida do látex vegetal (seiva de certas plantas, como a seringueira, o caucho etc.), inicialmente a economia da borracha foi totalmente extrativa, com destaque, nos séculos XVIII e XIX, para a borracha brasileira originária das seringueiras da Amazônia, depois contrabandeadas para a Ásia, onde foram plantadas metodicamente, com resultados excelentes. O declínio da borracha vegetal foi acelerado pela invenção da borracha sintética, primeiro a partir do carvão, depois do petróleo. Embora não tenha todas as qualidades da borracha natural, a borracha sintética domina a fabricação mundial, com destaque para os Estados Unidos e o Japão. O Brasil é o maior produtor da América Latina.

borracha2 (bor.ra.cha)

1. Nome comum a plantas do gên. Borago, esp. erva europeia (Borago officinalis) de uso ornamental e medicinal

[F.: Do ár. buaraq, pelo lat. cient. Borago.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Receptáculo

Substantivo

conceptáculo,receptor,receptador,recipiente,repositório,recebedor,colhedor,coletor,captador,colheiceiro (ant.),continente,contêiner,arca d’água,reservatório,tanque;compartimento,alcova,cela,célula,câmara,antessala,antecâmara,aposento,quarto,camarinha,recâmara,beliche,camarim,camarote,escritório,vestíbulo,andar,sala,salão,hipóstilo,locutório,parlatório,grade,galeria,gabinete,reservado,tinelo,cenáculo,refeitório,triclínio,sala de jantar;lóculo,abada,ciste,bexiga,estábulo,concavidade,utrículo,estômago,crespina,bucho,bandulho (pop.),abômaso,inglúvias,papo,folhoso,moela,folho,barriga,rúmen,pansa,abdômen,bojo,panturra,ventre,ventrículo;claustro materno,seio,útero,madre,matriz,cofre,cacifo,cacifro,guarda-prata,burra,guarda-roupas,guarda-vestidos,guarda-louças,rouparia,armário = escaparate;prateleira,caixa,caixeta,caixão,caixote,gaveta,cheiradeira = boceta = exátula,estojo,funda;invólucro,coldre,bainha,vagínula,sobrebainha,saco,sacola,sáculo,surrão,alforje,merendeira,marmita,carapetal,mântica,golpelha,bornal,embornal,porta-mantô,maleta,capeiro,cabide,mala,almafreixe,mochila,porta-manta,canastra,baú,canastrel,valise,barjuleta,mocó,posta,porta-colo,carteiro,cesto,cesta,cestinho,alcofa,samburá,corbelha,teiga,cofo,seira,seirão,cabaz,tanho,condessa,paneiro,poceiro,cabaneiro,balaio,giga;gamela = alguidar,barrenhão,pilhota,selha,amassadeira,masseirão,mácea,vaso,vasilha,lata,palangana,gomil = jarro,jarra,jarrão,louça,porcelana,faiança,tremonha,canoura,tabuleiro,bandeja,salva,açafate,escarradeira,cuspideira,maceta,escarrador,quimanga,bolso,algibeira = sacola;(para objetos sagrados ou preciosos): cibório,gazofilácio,empelota,redoma,âmbula,artóforo,firmal,hostiário,píxide,relicário,encólpio,nômina,osculatório,sacrário,santuário,edícula,nicho,escrínio,cúneo,guarda-joias,guarda-prata,medalhário,medalheiro;cálice;(para líquidos): pia,vaso,tacha,tacho,odre = cúleo,tina,tinote,tinalha,cuba,bacia,tonel,bota,chaguer,garrafa,garrafão,garrafinha,frasco,frasquinho,bécher,pipeta,proveta,cálpar (ant.),hídria,hidrião,ânfora,cântaro,alcarraza,moringue,bilha,botelha,botija,infusa,barnegal,balde,concha,igaçaba,tarro,tambatajá,cado,jarro,jarra,decanter,gomil,caldeira,pipo,pipa,pipote,borracha,ancoreta,cantil,conca,tigela,escudela,malga,cratera,picho,pichel,pichorra,tazza,taça,cápide (ant.),caneca,pincha = galheta,saleiro,salseiro,épergne,cabaça,cabaço,chiquel,cumbuca,ferrado,pote,talha,porrão,odre,canjirão,boião,matrás,retorta,alambique,chaleira,copo,copázio,púcaro,acéter (ant.),cuia,xícara,chávena,licoreiro,panela,caçarola,caçoila,marmita,sertã = frigideira = caço,terrina,prato,travessa,pires,cadinho,crisol,bátega,bateia,bolinete,urinol,mijadeiro,mijarete,mictório,sumidouro,penico,cagarrão (pleb.),cagatório (pleb.),bispote,camareiro,comadre,vaso noturno,bacio,barrenhão.

Adjetivo

receptacular,capsular,sacular,ventricular,saculiforme,utriforme,calciforme,vesicular,celular,locular,multilocular,coletador,receptor,ventral,abdominal,conchador,poligástrico.

Verbo

captar,receber,receptar,coletar,pôr no seu bojo,angariar,ser o receptáculo de,servir de despejo,ter,conter,encerrar,guardar,abrigar,arrecadar,trazer.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Elasticidade

Substantivo

dilatabilidade,tom,fofice,elastério,ductilidade,mola,ressalto,reflexo,pulo,movimento de restituição,reação;borracha,caucho,elastômero,barba de baleia,elástico,goma-elástica,barbatana,bola de marfim.

Adjetivo

elástico,extensível,dilatável,espichável,esticável,retesável,dúctil,fofo;elastomérico.

Verbo

elastificar,elastizar,elastecer,ser (elástico e adj.);ter a elasticidade da borracha,fazer saltar (a mola),recuar,esticar,espichar,retesar,retrair-se e dilatar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Supressão

Substantivo

obliteração,deleção,emenda,rasura,canceladura,cancelamento,respançadura,respançamento,raspança,raspadura,raspagem,rasura,riscadura,apagamento,delimento,desarrisca,circundação,tabula rasa,litura,papel em branco,baixa,saída,descarga,anepigrafia,raspador,raspadeira,borracha.

Adjetivo

suprimido,deletado,obliterado e que não deixou vestígio,esgotado,intestado,ab-intestado,esparso,não registrado,irregistrado,dessinalado,anepigráfico.

Verbo

suprimir,apagar,deletar,obliterar,safar,comer,omitir,varrer palavras,pular,saltar,delir,riscar,inutilizar com traços em cruz,despintar,cancelar,expungir,eliminar,limpar,desvanecer,desaverbar,derriscar,riscar,raspar,respançar,descarregar,desarquivar,dar baixa,dar saída,tornar sem efeito,arrancar,desnotar,desarrolar,sonegar,tornar ilegível,não deixar vestígio;declarar nulo e sem efeito,trancar,ficar em branco,desarriscar.

Advérbio

obliteradamente e adj.;em branco.

Provérbio

Interjeição

Dele!.

Frase

Conjunção

Material

Substantivo

cabedal,remonte,matéria-prima,matéria bruta,matéria,massa,tijolo = lingueta,mazarize,adobe,enrocamento,cimento,metal,pedra,borracha,plástico,polímeros,sintéticos,pozolana,argila,sosso,tepe,barro,louça;concreto,uralite,cal,areia,sable ou saibro,madeira,maxicote,alvenaria;minério,mineral,derivados do petróleo,sola,borneira,pirogranito,argamassa;materiais,fornecimentos,víveres,munição,combustível,móveis e utensílios,pábulo (alimento);munições (armas);contingentes,muda,reforço,bagagem (propriedade pessoal);meios.

Adjetivo

cru,bruto (não preparado);de madeira,mineral,vegetal,metálico,plástico,orgânico,inorgânico,laterício.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção