Sua língua na Internet

 
s. f. || (ant.) sons vocais que se usavam na Índia para chamar o povo às armas, os quais eram repetidos por quem os ouvia, e assim sucessivamente propagados por toda a terra; cucuia; cucuiada; cunquilhada; vozearia: Mouros que os seguiam... dando grandes cuquiadas com o que os afrontavam muito. (Castanheda, Hist. da Índia, VI, c. 49, p. 106, ed. rol.) || Vozes com que os marítimos anunciavam ter avistado terra. || (Fam.) Grito, chalreada, gralhada. F. malabar Kukkuya. Cf. A. Nascentes, Dic.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Chegada

Substantivo

chegamento,advento,vinda,regresso,volta,recepção,boas vindas,vin d’honneur,entrevinda;desembarque,saída em terra,descida,aportada,aportamento,arribada,arribação,atracação,casa,lar,destino,termo,meta,alvo,término,parada,paradeiro,paradouro,ponto final,aeroporto,terminal,pojo,posto,doca,cais,ancoradouro,pier;surgidouro,prancha,cuquiada.

Adjetivo

chegado e v.;recém-vindo,recém-chegado,adventício,chegadiço,vindiço,terminal.

Verbo

chegar,vir,adergar (pop.),alcançar,haver à mão,atingir,parar,tocar,ganhar,desembarcar,pojar,arribar,aportar,fundear,poutar,aboiar o paquete;lançar âncora,lançar ferro;surgir,abordar,ancorar,pôr pé em terra,deitar âncora,aproar à barra,abicar à praia,pisar em terra,chegar ao quadro;aferrar o navio,atracar,ir de arribada;ganhar,picar terra;arrimar-se à terra;tomar o porto,ferrar o porto;sair em terra,surgir no porto,ir ter a,ir malhar com os ossos em,ir amanhecer em,apear-se,descer,desmontar,desapear-se,descavalgar-se;aterrar,aterrissar,amerissar,pousar,descer,chegar ao fim da viagem,achar-se entre nós,pernoitar,acampar,bivacar,demorar-se em,não prosseguir,sobrestar,parar,estacionar;cair no alvo,morrer no alvo,estourar no alvo,rebentar no alvo,estalar no alvo,dar no alvo,topar com,encontrar-se com alguém,dar de cara com.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Alarma

Substantivo

sirene,rebate,cuquiada,repiquete,rufo de tambores,camaroeiro,clarinada,toque de clarim,toque de reunir;brado de socorro,brado de alarma;grito da sentinela,rugido do leão,babaréu,almenara = caramanchão,fumada,campa,ramo,ramalho (para indicar atoleiros),grito de guerra,bandeira amarela,luz vermelha,sinal de perigo,caveira,S.O.S,mayday,linha sismal,nuvens pressagas;bulcão,falso alarme,rebate falso,sacaria,fantasma;espantalho.

Adjetivo

alarmante e v.;preventivo,sintomático.

Verbo

dar alarma,soltar alarma,soar alarma;dar a rebate,tocar a rebate;dar de campa,pôr em alarma,alarmar,tocar o sino a rebate,repicar em salvo,soarem as trombetas,soarem as sirenes,rufar o tambor,avisar;toldarem-se os ares,turvarem-se os ares,turvarem-se os horizontes;ferir o céu com gritos.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

às armas!,arreda!,mane, tekel, farés!,tate!,cautela!,veja lá!,ó da guarda!,aqui del-rei!,socorro!,salve-se quem puder!,pernas,para que te quero?.

Frase

Conjunção

Guerra

Substantivo

combate,hostilidades,alfétena,conflito,embate,choque dos exércitos,armas,espada,gládio,instrumentos bélicos,máquinas de guerra,Marte,bellica déa = Belona,horrida bella,lutas sangrentas,contenda,lide,refrega,armistrondo,o facho da guerra;apelo às armas,apelo à espada,apelo ao canhão;belicismo,combatividade,agressão,invasão,ocupação;sentença dos canhões;juízo,sorte das armas;juízo de ferro,ultima ratio regum,decisão da espada;anceps belli fortuna = as vicissitudes da guerra;ordem de batalha,campanha,cruzada,expedição,mobilização,chamada aos quartéis,frumentação,estado de guerra,bellator campus = campo de batalha (arena);o fogo dos combates,a guerra com o seu cortejo de horrores;os azares da guerra,os ardores da guerra;arte de guerra;traça,dolo,ardil de guerra;cacha,estratagema,arte militar,tática,ciência do ataque e da defesa = areotectônica,estratégia,castrametação,balística,pirobalística,poliocértica (ant.),braçaria,talento militar,evoluções militares,manobras;vida andeja de soldado,carreira militar = tarimba,vida dos quartéis;batalha,escaramuça,correria,azaria (contenda);lutas sangrentas,combate,ação,operação,raide,missão,bombardeio;serviço ativo,manejo,expedição militar,jornada,abarracamento,varejo,fogo de bilbode;fogo tamborilado,fogo convergente,fogo rolante;fogo cruzado,fuzilaria intermitentee pavorosa;clarim,trombeta,cornitromba,trombeta de guerra,corneta,colobreta (ant.),buzina,búzio,maracá,grito de guerra,cuquiada,toque de rebate,rufo de tambores,voz de comando,santo,senha,contrassenha;guerra de morte,guerra de extermínio;guerra sem quartel,ofensiva,estrangeira,civil,intestina,religiosa,santa;agiomaquia,convulsões da guerra civil,combustão,conflagração,incêndio,armas fratricidas,cruentação do solo pátrio;imposto de sangue,tributo de sangue;vinteneiro,arauto da guerra,passavante,fibra guerreira,bellatrix iracundia = o furor dos guerreiros;armamento,exército,infantaria,artilharia,cavalaria,infantaria motorizada,blindado,engenharia militar,aviação,marinha de guerra;radar,míssil,foguete,armas nucleares,míssil antitanque,míssil balístico;submarino,torpedo,antitorpedeiro,destróier,cruzador,couraçado,porta-aviões;helicóptero,caça,bombadeiro,stealth,tanque,lança-foguetes,jipe,satélite;guerra nuclear,bomba atômica,armas de destruição em massa,armas biológicas,armas bacteriológicas,convenção de Genebra.

Adjetivo

guerreiro,márcio (poét.),mavórcio,de ânimo aguerrido,aguerrido,bélico,belífero,belicoso,disciplinado,valoroso,poderoso,quente,ardoroso,inclinado a,curtido na guerra,de fibra guerreira,belipotente,belacíssimo,guerreador,combativo,combatente,belígero,beligerante,inimigo,militar,militante,miliciano,batalhador,militarizado,assoldadado,mercenário,coletício,tático,estratégico,embestado,armado até os dentes,armífero,armígero,castrense;indomável,indômito,invencível,inconquistável,sangrento,mortífero;invasor,conquistador,opressor,usurpador,genocida.

Verbo

guerrear,armar,incitar à guerra,provocar a guerra;agredir,invadir,ocupar,subjugar,bombardear;levantar forças,mobilizar forças;decretar a mobilização geral,recrutar,angariar,aliciar,engajar,arregimentar,militarizar,pôr em pé de guerra;recorrer às armas,chamar às armas,alistarem-se os exércitos,pegar em armas,jurar bandeira,ser soldado = tarimbar,engrifar-se;estalar a guerra,arder a guerra,desencadear guerra,irromper a guerra,começar a guerra;tocar a avançar = bellicum canere,afogar em sangue,ir-se a guerra acesamente pelo país,conflagrar,desembainhar a espada;asir espada,arrancar espada,travar espada;ferir-se a guerra,romper as hostilidades,fazer decidida e porfiada guerra a,batalhar,atacar,investir,pelejar,combater,empenhar-se no bom combate,travar combate,renhir,lidar com heroico esforço pela vitória,fazer decidida e porfiada guerra,pugnar,refregar,vender caro a vida (resistência);canhonear,acanhonear,acanhoar (atacar);levar ao combate e à morte,apontar ao exército o caminho do sacrifício supremo,alistar-se,assoldadar-se,aguerrilhar-se,militarizar-se;seguir a profissão,a carreira das armas;estar em armas,empunhar o fuzil,manejar a espada,assentar praça,abraçar a vida da caserna,arder a guerra,arderem em guerra os campos,cruentar o solo pátrio;afogar um país em sangue,banhar um país em sangue,nadar um país em sangue.

Advérbio

guerreiramente e adj.;flagrante bello,in bello = na guerra,no mais aceso da refrega,através de uma atmosfera de ferro e de fumo,sob uma abóbada de aço,por entre o fogo dos combates,a fogo e ferro,em linha de batalha,em guerra com;ao sibilar das balas troar dos canhões;sob uma saraivada de balas,à ponta de espada,com mão armada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Bella matribus detestata;Væ victis!,ai dos vencidos!.

Conjunção