adj. || que diz respeito ao cidadão considerado no seu caráter, condição e relações particulares: Vida civil; sociedade civil; comportamento civil; direitos e obrigações civis. || Diz-se por oposição a militar e a eclesiástico ou religioso: Polícia civil; emprego civil; médico civil; casamento civil; registro civil. | ... em tempo de levantamentos populares... de invasões ou lutas civis. ( Antero de Fig. , Espanha , p. 79, ed. 1923.) || Diz-se por oposição a político: Negócios civis. || (Jurispr.) Diz-se por oposição a criminal: Processo civil; ação civil; Tribunal civil. || Ação civil 1. a que se funda em disposição de lei civil, e resulta de contrato ou quase-contrato, delito ou quase-delito. || Parte civil 1. a que representa interesses particulares, e não do Estado. [Opõe-se a Ministério Público.] || Social, civilizado [em oposição a selvático] . Estado civil, conjunto de elementos pelos quais se pode distinguir o indivíduo no seu meio social, tais como filiação, casamento, etc. || Polido, cortês, urbano: É um homem muito civil. || -, s. m. jurisdição dos tribunais civis.
F. lat. Civilis.
guerrear,armar,incitar à guerra,provocar a guerra;agredir,invadir,ocupar,subjugar,bombardear;levantar forças,mobilizar forças;decretar a mobilização geral,recrutar,angariar,aliciar,engajar,arregimentar,militarizar,pôr em pé de guerra;recorrer às armas,chamar às armas,alistarem-se os exércitos,pegar em armas,jurar bandeira,ser soldado = tarimbar,engrifar-se;estalar a guerra,arder a guerra,desencadear guerra,irromper a guerra,começar a guerra;tocar a avançar = bellicum canere,afogar em sangue,ir-se a guerra acesamente pelo país,conflagrar,desembainhar a espada;asir espada,arrancar espada,travar espada;ferir-se a guerra,romper as hostilidades,fazer decidida e porfiada guerra a,batalhar,atacar,investir,pelejar,combater,empenhar-se no bom combate,travar combate,renhir,lidar com heroico esforço pela vitória,fazer decidida e porfiada guerra,pugnar,refregar,vender caro a vida (resistência);canhonear,acanhonear,acanhoar (atacar);levar ao combate e à morte,apontar ao exército o caminho do sacrifício supremo,alistar-se,assoldadar-se,aguerrilhar-se,militarizar-se;seguir a profissão,a carreira das armas;estar em armas,empunhar o fuzil,manejar a espada,assentar praça,abraçar a vida da caserna,arder a guerra,arderem em guerra os campos,cruentar o solo pátrio;afogar um país em sangue,banhar um país em sangue,nadar um país em sangue.
Advérbio
guerreiramente e adj.;flagrante bello,in bello = na guerra,no mais aceso da refrega,através de uma atmosfera de ferro e de fumo,sob uma abóbada de aço,por entre o fogo dos combates,a fogo e ferro,em linha de batalha,em guerra com;ao sibilar das balas troar dos canhões;sob uma saraivada de balas,à ponta de espada,com mão armada.
Provérbio
Interjeição
Frase
Bella matribus detestata;Væ victis!,ai dos vencidos!.
interiormente e adj.;dentro,de dentro,em,ab intra,por dentro,do lado interior,no interior de,entreportas,intramuros,no lar,no remanso do lar,na intimidade do lar,no ambiente paterno,no ninho paterno,em família,camarariamente,de portas a dentro,januis clausis,no mais entranhado de,no meio de;no coração;no âmago,no recesso de;na paz do lar,no frouxel do lar.
ser cortês e adj.;ser de feição,ser de bom humor,ser a essência da cortesia;ter maneiras,fazer-se amável,usar para com todos de muita política,trazer alguém nas palmas da mão,trazer alguém nas palminhas da mão;tratar com alguém mão por mão = falar com alguém lhanamente,multiplicar-se em gentilezas,dar ar de sua graça,não esquecer um único item das regras da civilidade,ser perfeito cavalheiro,dignar-se,servir-se,não se dedignar,receber,fazer bom acolhimento,dar as boas vindas;receber de braços abertos,receber com obsequiosa solicitude;apertar a mão = dar uma tocarola a alguém,saudar,ressaudar,salvar,dizer finezas,cumprimentar,apresentar os cumprimentos,entoar um ave,abraçar;beijar,beber à saúde de,agradar,cercar de atenções,brindar,estender a mão a alguém,descobrir-se,desbarretar-se,tirar o chapéu,apresentar armas,abater a espada,levantar-se,erguer-se,abaixar a cabeça,abater a bandeira por guindamaina,fazer barretada,cortejar,desfazer-se em cumprimentos,mesurar,abordar,visitar,apresentar os seus respeitos,fazer visita (sociabilidade);prestar homenagem a;agasalhar,fazer a honra de,levar saudades a alguém,obsequiar,dar as prolfaças de,recomendar-se a alguém,prostrar-se;tornar-se (polido e adj.);polir-se,civilizar-se,desemproar-se,alhanar-se,humanar-se,humanizar-se,amaciar a ferocidade dos costumes.
Advérbio
cortesmente e adj.;de braços abertos,com a boca cheia de risos,em tom familiar,em termos amistosos,por um bem entendido dever de cortesia e boa educação social,por bem,com luvas de pelica,com boas maneiras = sem pau nem pedra.
Provérbio
Interjeição
salve!,bons olhos o vejam!,pax vobiscum!,seja bem aparecido!,nunca tua sombra seja menor!.
Frase
Dá muitas saudades a teu irmão;Muita festa para a festa;Deus guarde V. S., ou os preciosos anos de V. S;Dai-lhe meus recados;Muitos recados de minha parte;Seu atento venerador e amigo.