v. tr. || (ant.) espezinhar. || (Flg.) Apoquentar, contrafazer, contrariar, provocar. || - v. intr. (com a prep. com) implicar, debicar, meter-se, travar-se com alguém a miúdo e por motivos fúteis.
F. r. Pegar.
estar em desacordo,discordar,desconcordar,dissidir,desconvir,chocar,embater,antepor(-se),antagonizar,peguinhar,implicar,contrariar,contradizer,contraditar,entrar em conflito,jogar as cristas,não se compreenderem,ter piques com alguém = estar de pique com,terem pontos de vista diversos,não se darem as mãos,viver como cão com gato,andar desavindo,divergir,dissentir;lançar em rosto = refertar,dissidiar,ilidir,colidir,ter um malentendido com,retesiar,estar político com,ter dares e tomares com,andar de pontinha com,não fazerem boa farinha,viver mal com,andar atravessado com,disputar,chiscar (entre rapazes),atacar-se com,arengar;altercar = triscar,renhir,litigar,rezingar,respingar,porfiar,contender,dearrezoar ou dearrazoar,estar num dize tu direi eu,debater tumultuariamente,andar às quebras com alguém,andar às ochas com alguém,ter espinha com alguém,questionar por,chocar-se com,pegar-se de palavras,pugnar,atabular,trocar palavras,pendenciar,invectivar,travar-se de razões,debater-se em lutas acesas,desavir-se,indispor-se,malquistar-se,estar a contas,estar em alteração,estar aos itens,peguilhar,testilhar,perturbar;descompor,jogar as mitras;arreliar,mantear,andar de rixa,desirmanar-se,pegar-se com alguém,rixar,provocar,brigar;romper as hostilidades,armar pega com,declarar guerra,fazer cruz à porta de alguém,incompatibilizar-se com,não gostar de alguém,romper lanças,estar sempre com a espada desembainhada,estar a fogo e a sangue com alguém,bulhar;desunir,separar,dividir;semear dissensões,avivar dissensões,recordar dissensões,cavar um abismo,bellicum canere = atear o facho da discórdia,atrair animosidade,desconcertar;lançar cizânia,sementar cizânia cizânia,semear cizânia;atear a desarmonia,desacordar,descompadrar,turvar os claros horizontes,lançar o pomo da discórdia,pescar em águas turvas,procurar sarna para se coçar,meter-se em água fervente;atrair para si a antipatia.
Advérbio
às mãos,a braços,de espada desembainhada,em desarmonia,em litígio,em desordem,em desavença,em guerra aberta,em guerra acesa,peito a peito,braço a braço,corpo a corpo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Quot capita, tot sententiæ;Palavra puxa palavra;Non nostrum tantas componere lites;Meu coração pouco a pouco se afastou do dele.
abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.
Advérbio
tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).