v. tr. || trilhar, calcar, pisar passando por cima e metendo debaixo dos pés ou (por ext.) das rodas de um veículo. || (Fig.) Não fazer caso de, desprezar. || Empurrar. acotovelar, calcar (passando com rapidez e precipitação): Vermelho de impaciência e cansaço, entrou sem ver ninguém atropelando tudo, e amarrotando colérico a túnica de lã branca. ( R. da Silva. ) || Atropelar o chão 1. ou a terra, atropelar léguas ou o caminho, correr com grande velocidade, a pé ou a cavalo. || Deprimir, menosprezar (as leis, a autoridade, o direito, etc.). || -, v. intr. (ant.) a mesma significação, usa-se com a prep. por: Atropelavam por todos os obstáculos. || -, v. pr. derrubar-se, passarem precipitadamente uns por cima dos outros: Torvos dragões, batendo as asas de negra cor com duro estrondo, se encontram, se atropelam. (Bocage.) || Os pensamentos são tantos que se atropelam, e não acham saída na voz. (Garrett.) || Reunir-se em tropel, encontrar-se confusamente: Escarcéus e escarcéus lá se atropelam ( Bocage ) .
F. Tropel.
ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.
Advérbio
velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.
abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.
Advérbio
tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).
ser (indevido e adj.);não ser devido;ser inestendível a,desmerecer,não parecer lícito nem de bom critério,fazer injustiça,não ser equitativo,favorecer,inclinar-se por,pender para,invadir,invadir a seara alheia,cometer ato de manifesta intrusão na esfera de poderes reservados a;não se prender com,despir um santo para vestir outro,exorbitar das atribuições,aborbitar,infringir,violar,postergar,passar por cima de,atropelar,extrapolar,alçar-se com alguma coisa,apossar-se de,locupletar-se,usurpar,esbulhar,violar,praticar desatinos,preterir = pretermitir;arrogar-se,arvorar-se,intitular-se,conquistar,desatinar,arrogar privilégios,sotopor,sobpor,desnaturalizar,desnacionalizar,despojar,interditar,usurpar,destituir,evencer,desapossar;não ter capacidade legal,ficar privado de certos direitos,despir-se das suas prerrogativas,ser preterido,ver seus direitos postergados,declarar-se incompetente = recusar-se,ser interditado,desaforar,invalidar,caducar,violar o direito de,lesar,privar alguém de reger sua pessoa e bens,interdizer,suspender as garantias constiucionais.
Advérbio
indevidamente e adj.;contra toda a razão,contra todo o direito e a justiça,à valentona,de malhão,mal,ilegalmente,de fato,de plano;inpunemente.
Provérbio
Interjeição
Frase
O que vale é a lei do mais forte;Quia nominor leo;porque me chamo leão,""Você sabe com quem está falando?"".
desprezar,abasmar (ant.),abandonar,renegar,desdenhar,menoscabar,atropelar,mascabar;olhar com desprezo,tratar com desprezo;escorraçar,escornar,escornear,escornichar;fazer caso de alguma coisa como da lama da rua;não fazer caso se,transcurar,descurar,deszelar,esquecer-se de,não fazer caso nem cabedal de,espezinhar,conculcar,ter em pouca ou nenhuma conta,desadorar,não levar em conta,zingrar;tratar com indiferença,tratar com frieza;não dar importância,não ligar importância;olhar de lado,olhar de soslaio;pisar com indiferença,engolir,sopear,calcar aos pés,acalcanhar,apisoar,depreciar,atropelar,mofar,renegar,sobpor,pospor,sotopor,perpassar = postergar,preterir,pretermitir,desatender;pôr de banda,pôr de lado,pôr de parte;pôr para escanteio;deixar cair no chão,deixar cair no esquecimento;votar ao desprezo,votar ao abandono;relegar ao plano das coisas inúteis,deixar rolar no resvaladouro da indiferença,tripudiar sobre,vilipendiar,passar por alguma coisa como sem importância,atirar ao limbo;levar ao ostracismo,deixar no ostracismo;tratar sem respeito nem consideração,repulsar,torcer o rosto,torcer o nariz;virar a cara para alguém,voltar as costas,virar as costas;cortar pela honra,deprimir,passar por cima de (negligenciar);dar de rosto a alguém,deitar para um canto,refugar,depreciar;descontar,prescindir de,sacrificar;tratar com desprezo,olhar alguém por cima dos ombros;estimar em nada,ter em nada;sacudir o pó do sapato ao pé de alguém,sacudir os ombros,rasgar,atirar aos ventos;mandar à fava,mandar à tábua;mandar bugiar,mandar catar coquinho,não dar importância,fazer gato sapato de,meter na roda,enjeitar;ser (desprezado e adj.);ficar para um canto,pregar no deserto,baixar de importância,perder o valimento;cair no ostracismo (fig.).
Advérbio
desdenhosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
vá à fava!,vá bugiar!,vá à tabua!,uxte!,chiça!,fu!,cebolório!,irra!,passa fora! xô! vá catar coquinho! vá à merda (chulo!)! vá se ferrar! dane-se!.