Adj. || supremo, muito excelente no seu gênero, que atinge o mais alto grau; que tem os característicos ou os sinais da soberania. || Que está revestido de autoridade suprema. || (P. ext.) Dominador; poderoso; influente; que governa com absoluto poderio: A plebe soberana anunciou-o aos legisladores. f..azendo estourar a golpes de machado as portas da imensa quadra. (Herc.) O soberano senhor. || Que se exerce sem coação alguma, sem restrição; que exerce um poder supremo sem restrição nem neutralização: Potência soberana. || (Fig.) Poderoso ou potente nos seus atos e efeitos: As soberanas leis da natureza. (Lat. Coelho.) || Diz-se de Deus e da sua autoridade: O soberano Criador. || (Fig.) Altivo, arrogante; caracterizado por soberbia ou por supremacia: O gesto soberbo e o tom soberano que dava animação à fistonomia, recordavam-lhe um homem, que vira passar perto do seu berço. (R. da Silva.) || Excelso; notável: Cuidam que fazem soberano beneficio aos pequenos quando se servem deles até o aniquilarem. ( Arte de Furtar. ) || O soberano arquiteto do universo 1. Deus. || -, s. m. o que tem autoridade como rei ou príncipe; monarca; imperante; o que exerce o poder supremo. || Potentado. || Pessoa ou ser moral que possui ou que exerce o poder supremo. || O que tem autoridade moral sobre alguém. || O que tem grande Influência ou poder. || Nome vulgar da libra esterlina: Tinha seis. m.il cruzados ao ganho. em bons soberanos. ( Camilo , Corja , c. 17 p. 317.)
F. b. lat Superanus (que 'está lá em cima).
abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.
Advérbio
tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).
ser (superior & adj.);superar,ser o príncipe de & subst.;exceder,deixar atrás,ser mais que,transcender,vencer,pujar,sobrepujar,transmontar,ultrapassar;disputar precedência,ganhar a todos,não temer concorrência,desafiar seus congêneres,dar codilho,codilhar,avantajar-se,aprimorar-se,ir além das medidas de,eclipsar,ofuscar,obumbrar,fazer sombra a,deixar na penumbra,deixar a perder de vista,levar primazia sobre,matar de inveja,preponderar,dar sota e ás,dar sota e basto,imperar,reinar,desbancar;levar as lampas,levar a palma;levar de vencida,levar decidida melhoria,valer por todos os mais,ser o campeão,prevalecer,exceler,sobre-exceler,sobre-exceder,suplantar,meter no chinelo,fazer raivar de inveja e ciúme,ganhar a palma,dominar;não ter par,primar,cobrir,figurar na primeira plana,pairar num nível elevado,liderar,sobressair,destacar-se,preluzir;(pop.),alçar o colo;ter precedência,primazia;sair além de,aumentar;expandir-se;lançar a barra mais longe que alguém,chaçar,levar vantagem,requintar,culminar,sobrelevar,prelevar,preterir,preferir,ter preferência,riscar por cima,levar a barra diante de alguém,lançar o malhão mais alto,abaixar a cabeça a alguém,andar adiante de alguém,dar arras a,bater o recorde,deter o campeonato de,não ter que invejar a,pedir meças,empanar,sobrepujar todas as normas da praxe;tornar superior & adj.;superiorizar,superlativar,fazer grande cabedal de,encarecer;privilegiar.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.
livrar,ser livre e estar em liberdade;gozar da liberdadepolítica e religiosa,estar no gozo de seus direitos civis e políticos,exercer seus direitos civis e políticos,sorver as doçuras da liberdade,ter o poder de querer ou de não querer,poder dispor de si,andar de coleira larga,não depender de ninguém,ser rei de si mesmo,ser senhor de suas ações,estar à larga,andar às soltas,nadar sem bexiga,gozar dos direitos de homem livre;odiar,não conhecer a tirania;viver à sombra da lei,tomar a liberdade de,usar da liberdade,ter o campo livre,não conhecer entraves a,ser senhor de seu nariz;não ter de dar satisfações a ninguém.