s. m. || ação ou efeito de abandonar. || (Jur.) Renúncia criminosa; desamparo total; Abandono de emprego. || Exposição e abandono dos infantes. || Cessão (de um direito): Abandono da herança. || Naturalidade, desafetação elegante: Mas que adorável defeito! (refere-se a uma senhora que não apurava com o ferro o ondado natural dos cabelos). Que deliciosas imagens que excita de abandono, - passe o galicismo - de confiança etc. (Garrett, Viag., tomo I, cap. 12) || Ao abandono 1. (loc. adv.) sem auxílio, nem proteção; sem tratamento.
F. Abandonar.
retirar-se de,afastar-se,apartar-se,arredar-se,largar,separar-se,deixar,evitar,mudar-se,levantar voo,voltar as costas a,dar para trás,cair fora,deslocar-se,desamparar,fazer-se à vela,ir-se embora,dizer adeus,despedir-se,debandar,levantar o acampamento,fugir de,distanciar-se,pôr-se ao largo,abandonar,desferir voo,desterrar-se,escabrear-se,ausentar-se,desviar-se de.
partir,deixar,ir(-se) embora,ausentar-se,dizer adeus a,despedir-se,separar-se de,deixar os entes queridos,abalar-se,sair,marchar,meter pernas ao caminho,pôr o pé no estribo,afastar-se,iniciar a viagem,seguir viagem,arremessar o cavalo,retirar-se de,abandonar,desocupar,evacuar,quitar,desacampar;cair fora,dar o fora,escafeder-se,dar o pira;levantar o acampamento,levantar o arraial;fazer uma viagem,fazer uma jornada;sair em viagem;embarcar,tomar o trem,pisar as pranchas da barca,desferrar as velas,fazer-se ao mar,sair do porto,tocar à leva;levantar ferro,levantar âncora;ir para bordo,subir a bordo,desancorar,zarpar,sarpar,desatracar,largar o porto,sair do porto,apartar-se de terra,emarar-se,amarar-se,singrar,fazer-se de ou à vela,desgarrar do porto,desaferrar,abalar-se para,arrancar,largar a toda a força de vela,velejar (navegar),lançar-se a nado;voar,voejar,ir ao ar;desprender,desferir voo,soltar voo,levantar voo,alçar voo;decolar,despedir-se,fazer suas despedidas,soluçar um adeus,dizer adeus,trocarem-se as últimas despedidas,despedir-se de amigos.
Advérbio
de pé no estribo,de malas feitas,de foz em fora,pela barra fora,pelo mar afora,mar em fora.
Provérbio
Interjeição
adeus!,au revoir!,boa viagem!,passe bem,passe muito bem!,saúde!,até sempre!,até mais ver!,até à vista! Bye!,Ciao!.
ser negligente,tornar-se negligente;não tomar cuidado de,deszelar,negligenciar,desleixar-se,tratar com negligência,deixar correr,deixar correr à revelia,deixar correr o marfim,desvigiar,descurar de,não tratar de,transcurar,esquecer-se de,desmazelar-se,desprecatar-se,desacautelar-se,descuidar-se de,descumprir,tornar-se negligente,não ter cuidado em;apatizar-se,adormecer na ociosidade,fazer as coisas pela metade,deixar escapar,dormir no ponto,omitir-se,pôr de parte,perder de vista,desdenhar,suprimir,omitir,preterir,pular,desatender,postergar,sotopor,subpor,esquivar-se,eximir-se,evitar,roncear,desatentar;não tomar em consideração,não tomar no devido apreço;fazer às cegas,fazer às tontas;encolher os ombros,não prestar a devida atenção,dar por paus e por pedras;vacilar,tratar com desprezo;brincar,zombar de,passar ligeiramente sobre,tocar de leve a superfície,olhar de relance;cair em falta,passar em claro,passar em silêncio,pretermitir,saltar por cima de,falhar,fechar os olhos,fazer ouvidos de mercador,ter os ouvidos abetumados,ler a saltar,saltar,não se incomodar com,deixar aos cuidados de alguém,esquecer;ter seus cochilões,dormir,ficar de braços cruzados,atabalhoar,atamancar,atacoar,fazer mal e com precipitação.
Advérbio
negligentemente e adj.;nas coxas,de qualquer maneira,sem cuidado,sem reflexão;de caminho,abstração feita,por alto,de fugida,de leve,ao de leve,com (desleixo e subst.);pro derelicto,ao desbarato,desbaratadamente,à bambalhona = toscamente.
tergiversar,ser (versátil e adj.);mudar de ideia,mudar de intenção,cambiar,dobrar de resolução = tergiversar,ladear,obliquar,ter fases como a Lua,borboletar,flautear,trastejar,retratar,cantar a palinódia,abjurar,desdizer-se,perjurar,apostatar,arrenegar,renegar,recantar,quebrar a fé,arrepiar caminho,arrepiar carreira,desertar,apartar-se de,transfugir;ceder,pactuar,transigir,recuar,capitular,voltar atrás,espreitar as ocasiões = insidiari temporibus,estar por tudo,meter-se na encóspias,mudar-se com as circunstâncias,navegar com todos os ventos;ficar em cima do muro;acomodar-se ao tempo,acomodar-se aos ares;evoluir,evolver,evolucionar,modificar-se,arrepender-se;reformar o seu juízo;retirar a expressão,retirar a sua palavra;ceder,pactuar com,capitular,voltar com a palavra atrás,trair,vender a consciência (improbidade);aderir;mudar de partido,mudar de casaca,mudar de religião;virar casaca,desdizer-se de sua opinião,acender uma vela a Deus e outra ao diabo,retrair a promessa,virar de bordo,ir para onde sopram as conveniências,ter o dom de adaptação e de mutação,inclinar-se ao favor contrário,defender o pró e o contra,renunciar à vida monacal,desligar-se de,bater em retirada,despir a pele,descer-se da burra,desamarrar-se de sua opinião,desmaiar de sua resolução,despersuadir-se,descapacitar-se,dar o dito por não dito,assentar praça nas fileiras adversas,filiar-se no partido adverso,passar com armas e bagagens para,jogar com pau de dois bicos,reconsiderar,equilibrar-se,voltear na maroma,sopesar-se (neutralidade);não ter direito nem avesso,fazer pirueta,fazer diferentes caras e figuras;ser como uma folha de álamo,ser como grimpa;não ser nem peixe nem carne.
resignar,renunciar,abrir mão de,desistir de,não fazer questão de,abandonar,abdicar,abrenunciar;resignar-se,acomodar-se,não reagir,aceitar,submeter-se,oferecer sua renúncia,apresentar sua renúncia;despir a régia púrpura;encostar o bastão,encostar a vara;exonerar-se,demitir-se,pedir as contas,riscar-se,excluir-se,depor sua renúncia nas mãos de,abjurar,perjurar,retratar,lançar o hábito às urtigas,desfradar-se,desabatinar-se,despadrar-se,quebrar a fé,lançar sua exoneração aos pés de,desligar-se de seu compromisso,dar baixa,renegar (negar);ab-rogar;desertar,;ver-se livre de.
estar (isento e adj.);ser (isento e adj.),eximir,isentar,dispensar,relevar,aliviar,deixar passar,relaxar,desliar,desligar,conceder isenção,resgatar,desencarregar,alijar da responsabilidade de,desresponsabilizar;passar a mão na cabeça de alguém (pop.);descarregar em outrem o panal,arrumar em outrem o panal;ressalvar,franquear,privilegiar,descoimar;eximir-se da responsabilidade,declinar a responsabilidade;fugir com o corpo,furtar o corpo a,livrar-se,descarregar-se,sonegar-se,furtar-se,esquivar-se,poupar-se,eximir-se,subtrair-se,lavar as mãos de,lavar sua testada,evitar comprometer-se,desobrigar-se,isentar-se da obrigação,desligar-se;tirar o seu da reta (pleb.);estar acima da lei.
desprezar,abasmar (ant.),abandonar,renegar,desdenhar,menoscabar,atropelar,mascabar;olhar com desprezo,tratar com desprezo;escorraçar,escornar,escornear,escornichar;fazer caso de alguma coisa como da lama da rua;não fazer caso se,transcurar,descurar,deszelar,esquecer-se de,não fazer caso nem cabedal de,espezinhar,conculcar,ter em pouca ou nenhuma conta,desadorar,não levar em conta,zingrar;tratar com indiferença,tratar com frieza;não dar importância,não ligar importância;olhar de lado,olhar de soslaio;pisar com indiferença,engolir,sopear,calcar aos pés,acalcanhar,apisoar,depreciar,atropelar,mofar,renegar,sobpor,pospor,sotopor,perpassar = postergar,preterir,pretermitir,desatender;pôr de banda,pôr de lado,pôr de parte;pôr para escanteio;deixar cair no chão,deixar cair no esquecimento;votar ao desprezo,votar ao abandono;relegar ao plano das coisas inúteis,deixar rolar no resvaladouro da indiferença,tripudiar sobre,vilipendiar,passar por alguma coisa como sem importância,atirar ao limbo;levar ao ostracismo,deixar no ostracismo;tratar sem respeito nem consideração,repulsar,torcer o rosto,torcer o nariz;virar a cara para alguém,voltar as costas,virar as costas;cortar pela honra,deprimir,passar por cima de (negligenciar);dar de rosto a alguém,deitar para um canto,refugar,depreciar;descontar,prescindir de,sacrificar;tratar com desprezo,olhar alguém por cima dos ombros;estimar em nada,ter em nada;sacudir o pó do sapato ao pé de alguém,sacudir os ombros,rasgar,atirar aos ventos;mandar à fava,mandar à tábua;mandar bugiar,mandar catar coquinho,não dar importância,fazer gato sapato de,meter na roda,enjeitar;ser (desprezado e adj.);ficar para um canto,pregar no deserto,baixar de importância,perder o valimento;cair no ostracismo (fig.).
Advérbio
desdenhosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
vá à fava!,vá bugiar!,vá à tabua!,uxte!,chiça!,fu!,cebolório!,irra!,passa fora! xô! vá catar coquinho! vá à merda (chulo!)! vá se ferrar! dane-se!.