v. tr. || rejeitar; desprezar; não aceitar (o que se oferece): Os de Fáeton queimados nada enjeitam. ( Camões , Lus. , I, p. 49.) || Abandonar, repelir, repudiar, recusar: Enjeitar um laço atroz e a vileza de calar o seu amor. ( Castilho. ) || (Ant.) Redibir, encampar. || Expor na roda (a criança ou o filho): Havia de ensinar os pais pobres a enjeitar os filhos. ( Camilo. ) || (Pop.) Abandonar (o ninho, falando-se da ave, que não chegou a pôr ovos ou a criar filhos). || Reprovar: A razão enjeita o seu procedimento. Enquanto não tinha liberdade para enjeitar, nem escolha para tomar outro exercício... ( J. Fr. de Andrade. )
F. lat. Ejectare (deitar fora).
recusar,vetar,ariscar,regatear,refusar,desconsentir,rejeitar = renuir,repelir,não aceitar,desaceitar;não querer,dar de mão,denegar,negar,refutar,apartar de si;fechar a mão,fechar a bolsa;ser moroso em,mostrar má vontade,mostrar cara feia,torcer o nariz;menear a cabeça,abanar a cabeça;cabecear,gesticular uma recusa,desacolher,desatender,abanar as orelhas,perpassar um peditório;escusar um requerimento,indeferir um requerimento;sacudir a cabeça em sinal negativo,não admitir,refugar,repugnar,repulsar,repelir,desacolher,desconcordar com,desconvir,devolver,enjeitar,recambiar,reenviar,fazer voltar,fugir com o rabo à seringa,escusar-se a um pedido,fazer ouvidos moucos,fazer ouvidos de mercador,ensurdecer-se,bancar o surdo;ser surdo,ficar surdo;não atender a,negar ouvidos a;desentender,fazer-se desentendido,desconversar,desperceber,desenvencilhar-se de (repudiar);opor-se,não se prestar a,objetar,fazer objeções,pôr dúvida,questionar,não ceder uma linha;resistir,obviar,rescindir (revogar);protestar,preterir,dissentir;indeferir,não aprovar;descomprazer,não condescender,não satisfazer o desejo de;levar uma recusa,ver indeferida sua petição,levar com a porta na cara,encontrar a porta fechada (insucesso);ficar decepcionado.
desgostar,não gostar de,desquerer,não se importar com;ter aversão,conceber aversão,alimentar aversão,votar aversão,nutrir aversão;relutar;rejeitar,repelir;preterir,recusar,refugar,repudiar,enjeitar,desprezar;sentir repugnância,sentir fastio;não ter ralé para,não haver paladar para,não poder tolerar,não suportar,embirrar com,antipatizar com,acolher com repugnância,desenamorar-se de,odiar,abominar,detestar,malquerer,arrevessar do coração,execrar,aborrecer-se de,desacolher;voltar a cara,voltar a face,voltar as costas;torcer o nariz,torcer a cara;não ter estômago para,estar farto de;rebotar-se = enfastiar-se,desengraçar com,indignar-se com,franzir o sobrolho,olhar de esguelha,fazer caretas,caretear;causar desgostos,provocar desgostos;afugentar,escorraçar,não fazer bom estômago a alguém,não fazer bom cabelo (desagradar);aborrecer,fazer mau estômago,demorar-se no estômago,fazer vir o estômago à boca,feder,enojar,agoniar = causar náuseas,embrulhar o estômago;causar tédio,causar nojo,inspirar pouca simpatia,chocar,causar repulsão,causar engulhos,repulsar,repugnar,entediar,enjoar,nausear,ansiar,enojar,engulhar.
desprezar,abasmar (ant.),abandonar,renegar,desdenhar,menoscabar,atropelar,mascabar;olhar com desprezo,tratar com desprezo;escorraçar,escornar,escornear,escornichar;fazer caso de alguma coisa como da lama da rua;não fazer caso se,transcurar,descurar,deszelar,esquecer-se de,não fazer caso nem cabedal de,espezinhar,conculcar,ter em pouca ou nenhuma conta,desadorar,não levar em conta,zingrar;tratar com indiferença,tratar com frieza;não dar importância,não ligar importância;olhar de lado,olhar de soslaio;pisar com indiferença,engolir,sopear,calcar aos pés,acalcanhar,apisoar,depreciar,atropelar,mofar,renegar,sobpor,pospor,sotopor,perpassar = postergar,preterir,pretermitir,desatender;pôr de banda,pôr de lado,pôr de parte;pôr para escanteio;deixar cair no chão,deixar cair no esquecimento;votar ao desprezo,votar ao abandono;relegar ao plano das coisas inúteis,deixar rolar no resvaladouro da indiferença,tripudiar sobre,vilipendiar,passar por alguma coisa como sem importância,atirar ao limbo;levar ao ostracismo,deixar no ostracismo;tratar sem respeito nem consideração,repulsar,torcer o rosto,torcer o nariz;virar a cara para alguém,voltar as costas,virar as costas;cortar pela honra,deprimir,passar por cima de (negligenciar);dar de rosto a alguém,deitar para um canto,refugar,depreciar;descontar,prescindir de,sacrificar;tratar com desprezo,olhar alguém por cima dos ombros;estimar em nada,ter em nada;sacudir o pó do sapato ao pé de alguém,sacudir os ombros,rasgar,atirar aos ventos;mandar à fava,mandar à tábua;mandar bugiar,mandar catar coquinho,não dar importância,fazer gato sapato de,meter na roda,enjeitar;ser (desprezado e adj.);ficar para um canto,pregar no deserto,baixar de importância,perder o valimento;cair no ostracismo (fig.).
Advérbio
desdenhosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
vá à fava!,vá bugiar!,vá à tabua!,uxte!,chiça!,fu!,cebolório!,irra!,passa fora! xô! vá catar coquinho! vá à merda (chulo!)! vá se ferrar! dane-se!.