s. f. || míngua de calor; qualidade do que é moralmente frio; tibieza, insensibilidade, indiferença: Nenhuma força tem contra as do verdadeiro amor, nem os longes da distância têm as friezas da ausência. ( Vieira. ) || Acolhimento frio, falta de expansão, de intimidade: Se toma por frieza aquela resistência de afetos de mulher, tem muito fraca experiência. ( Castilho. ) || (Pint.) Falta de expressão e de colorido. || Frieza de ânimo. sangue-frio, intrepidez, rijeza de têmpera: E contava com o seu esforço e frieza de ânimo para os vencer. (Herc.)
F. Frio1.
insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.
ser calmo e adj.;ter poder em si,saber controlar-se,não perder o controle de si mesmo,não ser fácil em excitar-se,laisser-faire,laisser-aller,let it be,aceitar as coisas como elas vierem,contemporizar,entregar nas mãos do Senhor,ter sangue de barata,viver e deixar viver,ficar em cima do muro,saber conter seus ímpetos,não tugir nem mugir,œquam servare mentem,ter império sobre si mesmo;ser de mel,ser de boa índole;ter bom natural,boa boca = estar para tudo;compactuar com a sorte;fazer bom rosto à fortuna,segurar a barra;aguentar o temporal;suportar,arrostar,sofrer,aturar com paciência;ter paciência de um santo,munir-se de paciência;conter a indignação,refrear a revolta;ranger os dentes;não perder a serenidade;morrer às paixões,compor-se com sua mágoa;suportar o pairo,suportar o choque,suportar o embate,suportar a mecha (fam.);œquo animo,ter lombo para;estivar,calejar,blindar a paciência;lançar o coração ao largo,fazer das tripas coração,não se ralar,moderar-se,comedir-se,subjugar-se,fugir de excessos e de exageros,coibir-se,conter-se,bridar-se,refrear-se,sofrear-se,dominar-se,reportar-se,suster-se,submeter-se,resignar-se,fazer da necessidade uma virtude,mergulhar-se no letargo,desimpressionar-se,conformar-se,reconciliar-se com,circunscrever-se,limitar-se,sopitar,adormentar,restringir-se,desencalmar,acalmar-se,tranquilizar-se,sopear,recalcar,socalcar,amainar,resfriar,restringir,retundir,conter,represar,reprimir,suster,moderar,reportar,segurar,serenar a irritação,tranquilizar,arrefecer,arrefentar (ant.),desenraivar,aquietar,desassustar,apaziguar;propiciar,restringir,insensibilizar-se;sufocar,debelar,aguentar,suportar,arcar com,fazer face a,afrontar,desprezar,vencer,sobrelevar,permitir,tolerar,sustentar,sossegar,desalterar-se,desfanatizar-se,aplacar-se,serenar,desapaixonar-se,desapoquentar-se,desagastar-se,desagoniar-se,desassanhar-se,despreocupar-se.
Advérbio
inexcitavelmente e adj.;a, ou de sangue frio;com serenidade = œquo animo,à chucha calada,sem sobressalto,medidamente,com moderação,à perna solta;desencalmadamente.
Provérbio
Interjeição
Fica frio! Segura as pontas! Devagar com o andor!.
Frase
Dominus dedit, Dominus abstulit sit nomem Domini benedictum.
ser indiferente e adj.;não dar a mínima,ficar neutro,guardar neutralidade,não querer ouvir falar de,não querer saber de,meter-se nas encolhas ou nas encóspias,deixar correr o marfim,encolher os ombros,não tomar interesse por,desinteressar-se de (insensibilidade);não dizer fun nem fun,não se importar com,estar nas tintas (fam.),não estar nem aí,cruzar os braços,lavar as mãos (fig.),enterrar a cabeça na areia (fig.),desacompanhar,aguardar os acontecimentos,não fazer frio nem calor a alguém,não se dar por entendido,não ligar importância;fazer ofício de corpo presente,fazer-se desentendido,fazer pouco em;desdenhar;não ter desejo de;despegar-se,desprender-se,enfastiar-se,enfarar-se,enojar-se,aborrecer-se de,rebotar-se,desligar-se de,separar-se,alhear-se,desalhear-se.
Advérbio
indiferentemente e adj.;à desgaira,sem preferência.
Provérbio
Interjeição
melhor!;dá no mesmo..,Que importa.
Frase
Que monta quê?;Que importa a?;Pouco importa que;Pouco se me dá que;Tanto faz assim como assado,Mas que hei de fazer!,Lá se avenham.
desprezar,abasmar (ant.),abandonar,renegar,desdenhar,menoscabar,atropelar,mascabar;olhar com desprezo,tratar com desprezo;escorraçar,escornar,escornear,escornichar;fazer caso de alguma coisa como da lama da rua;não fazer caso se,transcurar,descurar,deszelar,esquecer-se de,não fazer caso nem cabedal de,espezinhar,conculcar,ter em pouca ou nenhuma conta,desadorar,não levar em conta,zingrar;tratar com indiferença,tratar com frieza;não dar importância,não ligar importância;olhar de lado,olhar de soslaio;pisar com indiferença,engolir,sopear,calcar aos pés,acalcanhar,apisoar,depreciar,atropelar,mofar,renegar,sobpor,pospor,sotopor,perpassar = postergar,preterir,pretermitir,desatender;pôr de banda,pôr de lado,pôr de parte;pôr para escanteio;deixar cair no chão,deixar cair no esquecimento;votar ao desprezo,votar ao abandono;relegar ao plano das coisas inúteis,deixar rolar no resvaladouro da indiferença,tripudiar sobre,vilipendiar,passar por alguma coisa como sem importância,atirar ao limbo;levar ao ostracismo,deixar no ostracismo;tratar sem respeito nem consideração,repulsar,torcer o rosto,torcer o nariz;virar a cara para alguém,voltar as costas,virar as costas;cortar pela honra,deprimir,passar por cima de (negligenciar);dar de rosto a alguém,deitar para um canto,refugar,depreciar;descontar,prescindir de,sacrificar;tratar com desprezo,olhar alguém por cima dos ombros;estimar em nada,ter em nada;sacudir o pó do sapato ao pé de alguém,sacudir os ombros,rasgar,atirar aos ventos;mandar à fava,mandar à tábua;mandar bugiar,mandar catar coquinho,não dar importância,fazer gato sapato de,meter na roda,enjeitar;ser (desprezado e adj.);ficar para um canto,pregar no deserto,baixar de importância,perder o valimento;cair no ostracismo (fig.).
Advérbio
desdenhosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
vá à fava!,vá bugiar!,vá à tabua!,uxte!,chiça!,fu!,cebolório!,irra!,passa fora! xô! vá catar coquinho! vá à merda (chulo!)! vá se ferrar! dane-se!.