Adj. e s. m. || que abjurou da sua fé (diz-se especialmente dos que deixaram a religião cristã e abraçaram outra): Como nestes hábitos com esse turbante, infame renegado? (Garrett.) || (Fig.) Que desertou de um partido político e se filiou noutro. || (P. ext.) Que se desdiz das suas antigas opiniões. || (Fam.) Mau, malvado.
F. Renegar.
tergiversar,ser (versátil e adj.);mudar de ideia,mudar de intenção,cambiar,dobrar de resolução = tergiversar,ladear,obliquar,ter fases como a Lua,borboletar,flautear,trastejar,retratar,cantar a palinódia,abjurar,desdizer-se,perjurar,apostatar,arrenegar,renegar,recantar,quebrar a fé,arrepiar caminho,arrepiar carreira,desertar,apartar-se de,transfugir;ceder,pactuar,transigir,recuar,capitular,voltar atrás,espreitar as ocasiões = insidiari temporibus,estar por tudo,meter-se na encóspias,mudar-se com as circunstâncias,navegar com todos os ventos;ficar em cima do muro;acomodar-se ao tempo,acomodar-se aos ares;evoluir,evolver,evolucionar,modificar-se,arrepender-se;reformar o seu juízo;retirar a expressão,retirar a sua palavra;ceder,pactuar com,capitular,voltar com a palavra atrás,trair,vender a consciência (improbidade);aderir;mudar de partido,mudar de casaca,mudar de religião;virar casaca,desdizer-se de sua opinião,acender uma vela a Deus e outra ao diabo,retrair a promessa,virar de bordo,ir para onde sopram as conveniências,ter o dom de adaptação e de mutação,inclinar-se ao favor contrário,defender o pró e o contra,renunciar à vida monacal,desligar-se de,bater em retirada,despir a pele,descer-se da burra,desamarrar-se de sua opinião,desmaiar de sua resolução,despersuadir-se,descapacitar-se,dar o dito por não dito,assentar praça nas fileiras adversas,filiar-se no partido adverso,passar com armas e bagagens para,jogar com pau de dois bicos,reconsiderar,equilibrar-se,voltear na maroma,sopesar-se (neutralidade);não ter direito nem avesso,fazer pirueta,fazer diferentes caras e figuras;ser como uma folha de álamo,ser como grimpa;não ser nem peixe nem carne.
ser (malévolo e adj.);ser um monstro de maldades,ser um monstro de má raça;ser o cão chupando manga (pop.),ser o diabo em forma de gente (pop.);ter o coração na sola do pé (pop.);ser um espírito de porco,ser um desalmado;ter maus bofes,ter cabelos no coração,ter coração de víbora,ter má índole,ser mau natural;ser da pele de Judas;ser homem dos diabos,ser levado do diabo;suprimir o remorso,calejar-se no crime;cauterizar a consciência,amortalhar a consciência;nutrir más intenções,perpetrar barbaridades,não poupar sexo nem idade,não dar quartel,cair numa sede de fera sobre,tratar com todo o rigor das leis da guerra (severidade);fazer o mal e a caramunha,ser fértil em intrigas e subst.;exsudar ódio,respirar vingança,apostar-se para fazer mal;fazer obra limpa e asseada (irôn. fam.),fazer trinta por uma linha,fazer o diabo a quatro,fazer bandorias do diabo,fazer coisas do arco-da-velha;dar gosto ao diabo;pintar o taneco,pintar a manta,pintar o sete;desencadear ódios,semear ódios;fazer coisas do diabo contra,dar uma estocada,descarregar a ira sobre,regozijar-se com o mal alheio,fazer inferno a alguém,levantar as mãos contra alguém,satisfazer os seus instintos,ser a sementeira de discórdias,mexericar,embelenar = intrigar,coscuvilhar,onzenar,semear cizânia,fazer guerra a,atirar a pedra e esconder a mão;fazer mal a alguém = deitar agraço no olho a alguém,maleficiar,malfazer,alanhar alguém (pop.),ter sede a alguém,não dar uma sede de água a alguém = não ter piedade para com ele,descarregar sua cólera em alguém,pôr o pé no pescoço a alguém,pôr alguém em embaraço,não dar trégua;soltar-se em doestos,acariciar maldade,despir a natureza,fazer diabruras,afrontar,improperar,perseguir com baldões,trazer alguém em roda-viva,fradejar,implicar com,baldoar (ant.),machucar (ferir);torturar;encalacrar,ultrajar,enxecar,molestar,picar,vexar,oprimir (capacidade para produzir o mal);apedrejar,lapidar;derrear,atormentar,maltratar,desancar,malferir;perturbar,lesar,acaçapar = abater,apertar,acossar,desvaler,escatimar = doestar,causticar,aspar = mortificar,seviciar,martirizar,algozar,sacrificar,infernar;estuprar,violentar,violar,currar;passar o rodo (bras. gír.);pôr no micro-ondas = pôr dentro de pneus de borracha e atear fogo (bras. gír. de criminosos) desfeitear,amesquinhar,achincalhar,abater a roda a alguém = envergonhar,atormentar,desolar,devastar,destruir;precipitar,torturar,atagantar,flagelar,arrombar,pisar,humilhar,desentonar,escandalizar,menoscabar,gravar,guerrear,escorraçar,atentar contra,tirar a camisa a alguém,encravar,comprometer,espezinhar,picuinhar,cuspir,cuspinhar,caluniar;enlamear,mergulhar a mão em sangue;dar a alguém uma roda de tolo,dar a alguém uma roda de ladrão;desanichar,maleficiar,desvairar-se,malignar,desafiuzar,desvaler = faltar com a proteção a,desamparar,desarrimar,tornar-se (mau e adj.);endemoninhar-se,ficar com o diabo no corpo;endurecer-se,empedernir-se,endurentar-se,desnaturar-se,desalmar-se,esviscerar-se;.
Advérbio
malevolamente e em guerra aberta,por arte do diabo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não sabemos o que mais nos reserva este homem;Nele transborda a maldade.