v. tra || traiçoar; enganar por traição: Estou certo que me não há de trair. (Garrett.) || Faltar ao cumprimento de; deixar voluntariamente de cumprir: Eu não trairei a minha missão ocultando-vos o peso de tão ilustre encargo. (Montalverne.) || Ser infiel a; ofender com a traição, abandonar traiçoeiramente: O Deus que desleal traíste vem aplacar com dura penitência. (Garrett.) || Revelar, descobrir, denunciar, delatar: E se o rosto... traia repentinas comoções. (R. da Silva.) Trair um segredo. || Traduzir mal; dar, sem querer, a entender por meio das palavras uma ideia diferente daquela que queria exprimir: A palavra trai às vezes o pensamento. || Falsear: Trair a verdade. || Ser contrário a; fazer falhar, contrariar: A realidade traiu as minhas esperanças. || -, v. pr. descobrir por acaso ou por imprudência o que queria ou devia ocultar, comprometer-se: Nem difícil seria esse empenho se o espírito de partido tão loucamente se não traíra pelos próprios esforços. (Garrett.) || (Flex.) V. cair. [E mais usado nas pessoas em que se usa o verbo abolir, suprindo-se nos outros com o v. atraiçoar.]
F. lat. Tradree.
manifestar,tornar (manifesto e adj.);produzir,apresentar,aduzir,trazer;pôr em cena,pôr em evidência;aclarar,evidenciar,expor,revelar,abrir;expor à vista,expor à contemplação;abrir os olhos a alguém,pôr ante os olhos de;proclamar;pôr em foco,pôr em acentuado relevo;focalizar,trazer à luz,mostrar à evidência,transverberar,transparentar,deixar transparente,testemunhar,não fazer mistério,trair,deixar transparecer,deixar a descoberto,dar em espetáculo,provar,demonstrar em circunstâncias muito concludentes,atestar,patentear,ressaltar,ostentar,exibir,meter à cara de alguém,tirar do bucho,desembuchar,falar bem alto,botar à luz,correr a cortina a alguma coisa oculta,manifestar-se,dar sinal,falar,fazer ver,mostrar,dar provada demonstração de,falar rasgado,desnudar,desenrolar,desfraldar uma bandeira,descerrar;ser manifesto,brotar à luz,mostrar-se,antolhar-se,prefigurar-se,afigurar-se;revelar-se de modo brilhante,revelar-se com ostentação;dar nos olhos,resplandecer,irromper,assomar,manifestar-se com esplendor (ser visível);desenhar-se,parecer,transparecer;levantar a cabeça;dar sinal de,dar indicação de,dar indícios de;aflorar,ressumbrar,contar a sua própria história;indicar (chamar a atenção);revelar;desencadear-se;ressaltar a todos os espíritos,dar provada demonstração de.
Advérbio
manifestamente e adj.;abertamente,à luz do dia,escancaradamente,de praça,à barba de,face a face;cara a cara,à vista,à mostra,cartas na mesa,jogo franco,à luz do dia,em pleno dia,às claras,meridianamente,à vista de todos,diante de Deus e de todo o mundo,a peito descoberto,de coração aberto,à boca cheia,com desassombro,redondamente,pelo claro;sem disfarce,sem eufemismo,sem rodeios,na lata,sem circunlóquios,sem rebuço,sem refolhos,sem reserva,à fiveleta,em toda a luz,clara voce = em voz alta,sem mais cá nem mais lá,em circunstâncias mui concludentes,rasgadamente,desassombradamente,às escâncaras,coram populo,paladinamente,a olhos vistos,em português claro,em bom romance,à letra,ao pé da letra,de portas abertas e janelas escancaradas.
Provérbio
Interjeição
Frase
Isto entra pelos olhos;Está na cara.,É o óbvio ululante.;Só não vê quem é cego.;Não é preciso o Espírito Santo para mostrar.,A significação está à tona.,Cela va sans dire,Ça va sans dire.,Sem comentários.,Res ipsa loquitur,Apparet id etiam ceco = um cego veria isso.
tergiversar,ser (versátil e adj.);mudar de ideia,mudar de intenção,cambiar,dobrar de resolução = tergiversar,ladear,obliquar,ter fases como a Lua,borboletar,flautear,trastejar,retratar,cantar a palinódia,abjurar,desdizer-se,perjurar,apostatar,arrenegar,renegar,recantar,quebrar a fé,arrepiar caminho,arrepiar carreira,desertar,apartar-se de,transfugir;ceder,pactuar,transigir,recuar,capitular,voltar atrás,espreitar as ocasiões = insidiari temporibus,estar por tudo,meter-se na encóspias,mudar-se com as circunstâncias,navegar com todos os ventos;ficar em cima do muro;acomodar-se ao tempo,acomodar-se aos ares;evoluir,evolver,evolucionar,modificar-se,arrepender-se;reformar o seu juízo;retirar a expressão,retirar a sua palavra;ceder,pactuar com,capitular,voltar com a palavra atrás,trair,vender a consciência (improbidade);aderir;mudar de partido,mudar de casaca,mudar de religião;virar casaca,desdizer-se de sua opinião,acender uma vela a Deus e outra ao diabo,retrair a promessa,virar de bordo,ir para onde sopram as conveniências,ter o dom de adaptação e de mutação,inclinar-se ao favor contrário,defender o pró e o contra,renunciar à vida monacal,desligar-se de,bater em retirada,despir a pele,descer-se da burra,desamarrar-se de sua opinião,desmaiar de sua resolução,despersuadir-se,descapacitar-se,dar o dito por não dito,assentar praça nas fileiras adversas,filiar-se no partido adverso,passar com armas e bagagens para,jogar com pau de dois bicos,reconsiderar,equilibrar-se,voltear na maroma,sopesar-se (neutralidade);não ter direito nem avesso,fazer pirueta,fazer diferentes caras e figuras;ser como uma folha de álamo,ser como grimpa;não ser nem peixe nem carne.
ser (desonesto e adj.);ter a consciência larga,ter a consciência elástica;não ter consciência;ser boa peça,ser boa bisca,não ter por onde se lhe pegue,estar mal visto,praticar falsidades revoltantes;ser perjuro,ser de uma falsidade revoltante,faltar à promessa,mentir à fé jurada,quebrantar um juramento,dar quebra à palavra,roer a corda,deslealdar,atraiçoar = cachar,renegar a fé e a pátria,mentir;entregar,trair,usar de traição,usar de má-fé,chocar traição;chorar por um olho azeite e por outro vinagre,soprar quente e frio,praticar ações vis,ser grande a torpeza de suas palavras e ações;abusar da boa-fé de;voltar com a palavra atrás,falsear,usar de perfídias,refalsear,manejar torpes armas;prevaricar,sujar as mãos,levar-se do interesse,vender-se,fazer almoeda da honra,ganhar pela porta traseira,aceitar peitas,aceitar bola,aceitar propina,aceitar suborno,corromper-se,pôr a consciência em leilão,faltar aos seus compromissos,iliçar,baratar a honra por dinheiro,vender a alma ao diabo;quebrar a promessa,quebrar a palavra;não ter consciência,vender a consciência;iludir,ludibriar,embromar,empulhar,engrupir,engambelar,engodar,empulhar;fazer intrigas;negociar a pena,negociar o talento;empregar os meios mais vis para conseguir os seus fins,malversar,dilapidar,receptar,fazer negócios fraudulentos,calotear,lesar,mercadejar,trampear,traficar,meter mãos criminosas nas arcas do Tesouro (ant.),desgraçar-se,manchar-se,inquinar-se;degenerar,perverter-se,avilanar-se,degradar-se,rebaixar-se,infamar-se,rastejar-se,aviltar-se,envilecer-se,dar-se ao desprezo,desavergonhar-se,desbriar-se,rebaixar-se,velhaquear,velhacar,bargantear,mariolar,pandilhar,abandalhar-se,atavernar-se,enlamear-se,enxovalhar-se,achincalhar-se,rastejar-se,sevandijar-se,desautorar-se,desautorizar-se,obliquar = obrar com malícia,traficar = veniagar = tranquibernar,maganear;corromper,subornar,peitar,insidiar,calabrear,adulterar (documento),untar as mãos a alguém,furtar uma assinatura,falhar ao que se comprometeu,perjurar,ficar abaixo do andar dos brutos,bandear-se para o inimigo,prejudicar,lesar,dar prejuízo,dar-se o pé a alguém e tomar ele a mão,sonegar = ocultar fraudulentamente,sair um grande velhaco;ser a ovelha negra;desonrar ou desvirtuar (alguém);sacanear (pleb.),ferrar com alguém (pleb.).