s. m. || ação de atacar, investir ou principiar o combate: Deu-se o ataque ao romper da manhã. || Assalto de uma praça. || Carga; investida. || Acometimento; acesso súbito de um mal periódico, ou não periódico: Um ataque de asma. || Ataque nervoso 1. ou de nervos, espasmo nervoso, quase sempre seguido de convulsões. || Carga que se mete num projétil oco ou em mina. || (Fig.) Agressão, ofensa, injúria, invectiva, acusação: Os traiçoeiros ataques de seus inimigos. ( Garrett. ) || Pendência, altercação, disputa. || Ataque falso 1. ou simulado, o que se faz unicamente com o fim de distrair as forças do inimigo. || (Bras.) Enchimento que serve de bucha nas minas das pedreiras.
F. Atacar1 e Atacar2.
estar (doente e adj.);adoecer,andar muito abanado,estar um podão,ir mal,estar de remolho,andar em mão do cirurgião,não estar bem de saúde,estar afetado,andar por arames,queixar-se de,ter cara de defunto,ser a morte em pé,ter a morte à cabeceira,estar doente de cuidado,estar com um pé na cova,estar em perigo de vida,estar atacado de,ser atacado de,estar condenado;estar de molho,estar de resguardo;ficar de borco;andar em tratamento,em mãos de médico;sentir-se (incomodado e adj.);ficar de cama,acamar,guardar o leito,encamar,achacar,adoentar,encarangar,enfermar,ter uns rebates de febre,sentir a saúde fugir pelos pulmões,tossir,contrair enfermidade,amorrinhar-se,emplasmar-se,sofrer,padecer,alanguidar-se,languescer,marasmar,perder as forças;ganhar uma enfermidade;apanhar uma enfermidade;contrair uma enfermidade;gafar-se,contagiar-se,contaminar-se,encatarroar-se,endefluxar-se;atacar,acometer,saltear,molestar,combalir,afetar os pulmões;afistular,apostemar,aporismar,de,inficionar,contaminar,transmitir,infetar,levar alguém à cama,arruinar.
estar em desacordo,discordar,desconcordar,dissidir,desconvir,chocar,embater,antepor(-se),antagonizar,peguinhar,implicar,contrariar,contradizer,contraditar,entrar em conflito,jogar as cristas,não se compreenderem,ter piques com alguém = estar de pique com,terem pontos de vista diversos,não se darem as mãos,viver como cão com gato,andar desavindo,divergir,dissentir;lançar em rosto = refertar,dissidiar,ilidir,colidir,ter um malentendido com,retesiar,estar político com,ter dares e tomares com,andar de pontinha com,não fazerem boa farinha,viver mal com,andar atravessado com,disputar,chiscar (entre rapazes),atacar-se com,arengar;altercar = triscar,renhir,litigar,rezingar,respingar,porfiar,contender,dearrezoar ou dearrazoar,estar num dize tu direi eu,debater tumultuariamente,andar às quebras com alguém,andar às ochas com alguém,ter espinha com alguém,questionar por,chocar-se com,pegar-se de palavras,pugnar,atabular,trocar palavras,pendenciar,invectivar,travar-se de razões,debater-se em lutas acesas,desavir-se,indispor-se,malquistar-se,estar a contas,estar em alteração,estar aos itens,peguilhar,testilhar,perturbar;descompor,jogar as mitras;arreliar,mantear,andar de rixa,desirmanar-se,pegar-se com alguém,rixar,provocar,brigar;romper as hostilidades,armar pega com,declarar guerra,fazer cruz à porta de alguém,incompatibilizar-se com,não gostar de alguém,romper lanças,estar sempre com a espada desembainhada,estar a fogo e a sangue com alguém,bulhar;desunir,separar,dividir;semear dissensões,avivar dissensões,recordar dissensões,cavar um abismo,bellicum canere = atear o facho da discórdia,atrair animosidade,desconcertar;lançar cizânia,sementar cizânia cizânia,semear cizânia;atear a desarmonia,desacordar,descompadrar,turvar os claros horizontes,lançar o pomo da discórdia,pescar em águas turvas,procurar sarna para se coçar,meter-se em água fervente;atrair para si a antipatia.
Advérbio
às mãos,a braços,de espada desembainhada,em desarmonia,em litígio,em desordem,em desavença,em guerra aberta,em guerra acesa,peito a peito,braço a braço,corpo a corpo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Quot capita, tot sententiæ;Palavra puxa palavra;Non nostrum tantas componere lites;Meu coração pouco a pouco se afastou do dele.
ser (malévolo e adj.);ser um monstro de maldades,ser um monstro de má raça;ser o cão chupando manga (pop.),ser o diabo em forma de gente (pop.);ter o coração na sola do pé (pop.);ser um espírito de porco,ser um desalmado;ter maus bofes,ter cabelos no coração,ter coração de víbora,ter má índole,ser mau natural;ser da pele de Judas;ser homem dos diabos,ser levado do diabo;suprimir o remorso,calejar-se no crime;cauterizar a consciência,amortalhar a consciência;nutrir más intenções,perpetrar barbaridades,não poupar sexo nem idade,não dar quartel,cair numa sede de fera sobre,tratar com todo o rigor das leis da guerra (severidade);fazer o mal e a caramunha,ser fértil em intrigas e subst.;exsudar ódio,respirar vingança,apostar-se para fazer mal;fazer obra limpa e asseada (irôn. fam.),fazer trinta por uma linha,fazer o diabo a quatro,fazer bandorias do diabo,fazer coisas do arco-da-velha;dar gosto ao diabo;pintar o taneco,pintar a manta,pintar o sete;desencadear ódios,semear ódios;fazer coisas do diabo contra,dar uma estocada,descarregar a ira sobre,regozijar-se com o mal alheio,fazer inferno a alguém,levantar as mãos contra alguém,satisfazer os seus instintos,ser a sementeira de discórdias,mexericar,embelenar = intrigar,coscuvilhar,onzenar,semear cizânia,fazer guerra a,atirar a pedra e esconder a mão;fazer mal a alguém = deitar agraço no olho a alguém,maleficiar,malfazer,alanhar alguém (pop.),ter sede a alguém,não dar uma sede de água a alguém = não ter piedade para com ele,descarregar sua cólera em alguém,pôr o pé no pescoço a alguém,pôr alguém em embaraço,não dar trégua;soltar-se em doestos,acariciar maldade,despir a natureza,fazer diabruras,afrontar,improperar,perseguir com baldões,trazer alguém em roda-viva,fradejar,implicar com,baldoar (ant.),machucar (ferir);torturar;encalacrar,ultrajar,enxecar,molestar,picar,vexar,oprimir (capacidade para produzir o mal);apedrejar,lapidar;derrear,atormentar,maltratar,desancar,malferir;perturbar,lesar,acaçapar = abater,apertar,acossar,desvaler,escatimar = doestar,causticar,aspar = mortificar,seviciar,martirizar,algozar,sacrificar,infernar;estuprar,violentar,violar,currar;passar o rodo (bras. gír.);pôr no micro-ondas = pôr dentro de pneus de borracha e atear fogo (bras. gír. de criminosos) desfeitear,amesquinhar,achincalhar,abater a roda a alguém = envergonhar,atormentar,desolar,devastar,destruir;precipitar,torturar,atagantar,flagelar,arrombar,pisar,humilhar,desentonar,escandalizar,menoscabar,gravar,guerrear,escorraçar,atentar contra,tirar a camisa a alguém,encravar,comprometer,espezinhar,picuinhar,cuspir,cuspinhar,caluniar;enlamear,mergulhar a mão em sangue;dar a alguém uma roda de tolo,dar a alguém uma roda de ladrão;desanichar,maleficiar,desvairar-se,malignar,desafiuzar,desvaler = faltar com a proteção a,desamparar,desarrimar,tornar-se (mau e adj.);endemoninhar-se,ficar com o diabo no corpo;endurecer-se,empedernir-se,endurentar-se,desnaturar-se,desalmar-se,esviscerar-se;.
Advérbio
malevolamente e em guerra aberta,por arte do diabo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não sabemos o que mais nos reserva este homem;Nele transborda a maldade.