adv. || antes do tempo próprio, prematuramente: Alma minha gentil que te partiste tão cedo desta vida descontente. ( Camões. ) || Depois de um curto intervalo de tempo, em breve, depressa, prontamente: Cedo nos veremos. || Que tão cedo de cá me leve a ver-te. (Camões.) || Com cedo 1. (Ant.) em breve; com antecipação.
s. m. || na loc. adv. no cedo, antes da plena estação.
F. lat. Cito.
ser (transitório & adj.);passar,voar,galopar,fugir,correr,correr a bom correr;evanescer,evaporar,murchar,desbotar,perecer;durar como um sonho,durar como as rosas de Malherbe;passar como sombra,passar como nuvem;não durar três padre-nossos,ser um almoço,medir poucos passos do berço à sepultura,morrer à nascença,ser obra de um instante,desfazer-se como o sal n’água;já ter nascido com a vulnus,com a insanabile,com a immedicabile;estar por um fio,já ter os dias contados,estar ferido de morte,encurtar,abreviar,apressar,adiantar,antecipar,acelerar,não perder tempo,temporalizar,efemerizar;afogar na nascença,temporalizar.
tempestivamente,prestamente,agilmente,lepidamente,tempestivamente,prontamente.;cedo,em breve,às duas por três,a breve trecho,dentro de pouco tempo,logo,não tarde,sem tardança,a trouxe-mouxe,em breve tempo,pontualmente.;a tempo,no tempo preciso,de antemão,antecipadamente,prematuramente,antoras (p. us.),de supetão;precipitadamente,inesperadamente,de chofre,de uma cajadada,imprevistamente,sem mais tardar,sem mais tardança,quanto antes,mais depressa que a palavra,dicto citius,no mesmo instante,de pronto,de plano,de imediato,ato contínuo,sem demora,sem detença,sem hesitar,haud cunctanter,prestes,com presteza,à primeira enxadada,para logo,seguintemente,de uma só vez,de pancada,sumariamente,velozmente,na primeira oportunidade,ao primeiro relancear d’olhos,à vue d’œil,sem mais preâmbulo,de jato,de uma assentada,uno spiritu,de uma penada,sem pestanejar,sem desfalecimento.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje;Dito e feito.
ser (intempestivo & adj.);vir tarde,vir fora de tempo,ser um desastre,não ser o momento azado,não vir a pelo,descaber,não ter jeito,chegar na maré da tarde;perder,deixar passar,atirar fora,enxotar,deperdiçar uma boa ocasião,bobear,dormir no ponto;fazer uma coisa a contratempo,perder o tempo (inatividade);arrombar uma porta aberta,chover no molhado,malhar em ferro frio,passar à história,chegar quando Inês já era morta,pôr trancas à porta depois de roubado;tornar inoportuno,despropositar,impropriar,entardecer.
estar (desapercebido despreparado e adj.);carecer de preparo,precisar de preparo;ficar em pousio,s’embarquer sans biscuits,ser apanhado de surpresa,improvisar,arranjar à pressa;desafiar o esforço humano;desmantelar (tornar inútil);deixar em pousio,despir;achamboar,desaperceber,maninhar,extemporizar,abortar,ter móvito.