adj. || diz-se do sítio ou local por onde transita muita gente. || Transitório, que passa depressa, que dura pouco: Uma dor passageira. Os espectros povoando-lhe as noites de neurose, acabaram para todo o sempre a passageira paz da vida. (Afr. Peixoto, Maias e Estevas, p. 153, ed. 1940.) || Leve, pequeno, de pouca importância: Uma culpa passageira. || -, s. m. o que vai de passagem a pé, de carro, embarcado, etc.; viajante: O ônibus leva muitos passageiros. || Pessoa que vai de passagem em um navio ou avião (por oposição a tripulante). || (Bras.) Homem encarregado de dar passagem em canoas às pessoas que têm de passar um rio ou arroio.
F. Passagem.
circunstancialmente,circunstancialmente & adj.,sob o império das circunstâncias,como vão as coisas,conforme der o dado,conforme soprar o vento,segundo as circunstâncias,por essa razão,segundo,conforme;em circunstâncias,em circunsâncias & subst.,assim,desse modo;por esse modo,dessa maneira,consoante,sendo esse o caso,assim sendo;assim considerando,tendo em vista essa circunstância;no rumo em que as coisas vão,nesse estado de coisas,condicionalmente,contanto que,no caso de,na hipótese se,se tal suceder,se isto se verificar,se isto se der,nessa conjuntura,em tal caso;a menos que,sem que,conforme as circunstâncias,a ocasião,o momento;como Deus for servido,pro re nata.
ser (transitório & adj.);passar,voar,galopar,fugir,correr,correr a bom correr;evanescer,evaporar,murchar,desbotar,perecer;durar como um sonho,durar como as rosas de Malherbe;passar como sombra,passar como nuvem;não durar três padre-nossos,ser um almoço,medir poucos passos do berço à sepultura,morrer à nascença,ser obra de um instante,desfazer-se como o sal n’água;já ter nascido com a vulnus,com a insanabile,com a immedicabile;estar por um fio,já ter os dias contados,estar ferido de morte,encurtar,abreviar,apressar,adiantar,antecipar,acelerar,não perder tempo,temporalizar,efemerizar;afogar na nascença,temporalizar.
instantaneamente,imediatamente,repentinamente,momentaneamente,subitamente,rapidamente,fulminantemente,ab-ruptamente,bruscamente,em menos de um minuto,presto,subito,instanter,de um golpe,de um fato,de supetão,como um tiro;de uma cajadada,num abrir e fechar de olhos,num simples volver de olho;num relance de olhos,num rápido lance de vista,de um salto,uno saltu,de um rasgo,imediatamente,logo,de pronto,em um instante,da noite para o dia,a lume de palha,sem tirte nem guarte,num pronto;de pronto,sem aviso;sem dizer: água vai,sem perda de tempo,às duas por três,num ápice,num triz,num átimo,num santiâmen (vulg.),como por encanto,vai senão quando,eis senão quando,num momento,de improviso,numa volantina,de esfusiote,quebradamente,de repente,de chofre,de peso,de chapuz,num ai,sacudidamente,de afogadilho,de arrancada,de arrebate (ant.),num átimo de tempo,num vai não vai,no mesmo instante,de impensado,em uma volta de mão;de passagem,de uma assentada,de salto,ab abrupto,à queima-roupa,à mão tenente,ato contínuo,à queima bucha,na bucha;sem prestanejar.
ser negligente,tornar-se negligente;não tomar cuidado de,deszelar,negligenciar,desleixar-se,tratar com negligência,deixar correr,deixar correr à revelia,deixar correr o marfim,desvigiar,descurar de,não tratar de,transcurar,esquecer-se de,desmazelar-se,desprecatar-se,desacautelar-se,descuidar-se de,descumprir,tornar-se negligente,não ter cuidado em;apatizar-se,adormecer na ociosidade,fazer as coisas pela metade,deixar escapar,dormir no ponto,omitir-se,pôr de parte,perder de vista,desdenhar,suprimir,omitir,preterir,pular,desatender,postergar,sotopor,subpor,esquivar-se,eximir-se,evitar,roncear,desatentar;não tomar em consideração,não tomar no devido apreço;fazer às cegas,fazer às tontas;encolher os ombros,não prestar a devida atenção,dar por paus e por pedras;vacilar,tratar com desprezo;brincar,zombar de,passar ligeiramente sobre,tocar de leve a superfície,olhar de relance;cair em falta,passar em claro,passar em silêncio,pretermitir,saltar por cima de,falhar,fechar os olhos,fazer ouvidos de mercador,ter os ouvidos abetumados,ler a saltar,saltar,não se incomodar com,deixar aos cuidados de alguém,esquecer;ter seus cochilões,dormir,ficar de braços cruzados,atabalhoar,atamancar,atacoar,fazer mal e com precipitação.
Advérbio
negligentemente e adj.;nas coxas,de qualquer maneira,sem cuidado,sem reflexão;de caminho,abstração feita,por alto,de fugida,de leve,ao de leve,com (desleixo e subst.);pro derelicto,ao desbarato,desbaratadamente,à bambalhona = toscamente.