s. m. || o que advém fortuitamente sem ser previsto: Qualquer acidente muda num instante a face das coisas. || Em geral, acontecimento infeliz; desastre: Pois os acidentes deste mundo vos põem em tamanhos apertos. ( Paiv. ) || Mudanças gramaticais que as palavras admitem: Os acidentes de gênero, número e pessoa. || O que em filosofia é oposto à substância: A brancura de uma parede é um acidente, porque em nada modifica a sua substância. I Atributos de deidade, e acidentes de mortal. ( Vieira , Sermões, XV, p. 2, ed. 1748.) || (Teol.) Cor, cheiro, sabor e resistência do pão e do vinho eucarísticos. O mesmo que espécies sacramentais ou sagradas. || Em lógica, espécie de sofisma que consiste em dar por verdade absolutamente o que o não é senão acidentalmente. || Fenômeno patológico inesperado que sobrevém numa doença e a agrava: Sobreveio-lhe um acidente que o pôs bem perto da sepultura. || Vulgarmente, dá-se este nome aos ataques de epilepsia: Caiu no meio da rua com um acidente. || Diz-se dos sustenidos ou bequadros que, sem estarem marcados na clave, aparecem pela música adiante: Há trechos musicais que os acidentes tornam de uma execução quase impossível. || Disposição variada de terreno: Os acidentes de terreno tornam aquele país quase intransitável. || Disposição variada de luz: Dentro da catedral os acidentes de luz multiplicam-se, pela influência dos vidros coloridos das janelas góticas na difusão da luz solar pelo interior das naves. || Acidente de trabalho 1. desastre ocorrido no exercício de uma atividade profissional.
F. lat Accidens.
ser diverso,diversificar,mudar de aspecto,desconfigurar-se,cambiar;quebrar a harmonia,não manter a mesma jurisprudência,variar,enrugar,encrespar,acidentar-se,apresentar-se sob aspectos vários,desassimilar-se.
ser (intempestivo & adj.);vir tarde,vir fora de tempo,ser um desastre,não ser o momento azado,não vir a pelo,descaber,não ter jeito,chegar na maré da tarde;perder,deixar passar,atirar fora,enxotar,deperdiçar uma boa ocasião,bobear,dormir no ponto;fazer uma coisa a contratempo,perder o tempo (inatividade);arrombar uma porta aberta,chover no molhado,malhar em ferro frio,passar à história,chegar quando Inês já era morta,pôr trancas à porta depois de roubado;tornar inoportuno,despropositar,impropriar,entardecer.
acidentalmente,incidentemente,incidentalmente,casualmente,circunstancialmente,contingentemente,fortuitamente,adventiciamdente,aleatoriamente,randomicamente.;em questão,em tela,sobre o tapete,subjudice,dado o caso,no caso em que,no caso de,caso,a não (seguido de um verbo no infinito);na hipótese de,na eventualidade de;no curso natural das coisas,no curso ordinário das coisas,no curso forçado das coisas,como as coisas vão indo,nesse andar,quando for caso que.
acontecer;ocorrer casualmente,adergar ou adregar,dar-se a alguém a sorte,caber a alguém a sorte,ser o destino de;estar destinado a alguém,acertar casualmente,propiciar a sorte a alguém,aventurar,arriscar,encontrar,deparar-se a alguém,topar,dar de rosto,sair a alguém o prêmio;tocar a alguém,cair a alguém,caber a alguém;vir a talho de foice,ser surpreendido,cair para trás,ser uma surpresa.
Advérbio
casualmente & adj.;por acaso,por encontro,por acontecimento,ao acaso,à sorte,a esmo,a monte,ao montão,ao léu,à toa,à aventura,à faca,às cegas,às tontas,ao Deus dará,a Deus e à ventura,por milagre,Deum virtute,com a ajuda dos deuses.
falir,malograr,mangrar,não vingar,não ter sorte,gorar,abortar,não passar de cepa torta,encalhar,rodar pela água abaixo,desconcertar;ficar em nada,dar em nada;morrer à nascença,ficar em água de bacalhau,faltar ao fim colimado,pecar,não passar de projeto,reduzir-se a pó,esbarrondar-se,baquear,cair,desmoronar,tombar,ruir por terra,serem improfícuos todos os esforços,ficar a chupar dedo,fracassar,atolar,desmanchar-se;já ter nascido com a vulnus insanabile;com a ferida mortal;ficar a distância formidávele acessível somente daqui a cem anos,tornar-se em fumo,virar fumaça,evaporar-se,ir por água abaixo,dar com tudo em vaza-barris,descair da causa,falhar,mentir a,não corresponder a,estar acabado,explodir,sair uma coisa burlada;morrer à casca,morrer à nascença;ficar no papel,frustrar,soçobrar,ser malsucedido e adj.;ser infeliz,ter mau êxito,dar ao demo a cardada,ir abaixo;ficar a ver navios,ficar em seco,fazer esforços inutilmente;trabalhar em vão,ad gloriam;perder o trabalho,perder a cartada,perder o preço e o feitio,perder o tempo e o feitio,perder o seu latim;errar o lanço,não tirar proveito de,querer fazer do quadrado redondo (impossibilidade);sair torto,sair em vão,surtir mal,rolar a pedra de Sísifo (inutilidade);fazer as coisas pela metade (incompleto);perder terreno (recuar);deslograr,malhar em ferro frio = verbare lapidem,errar o alvo,escorregar,tropeçar,cometer erros;ter entrada de leão e saída de sendeiro,levar na cuia,coxear,mancar,hesitar,titubear,perder o equilíbrio,destribar-se,errar o salto,perder as passadas,ensaboar o queixo do burro,fazer esforços para se erguer,fazer fiasco,encalhar;forçar o tempo,remar contra a maré,meter-se em alhadas,conhecer dias difíceis (adversidade);ser derrotado;perder a batalha,sofrer sério revés,abandonar o campo,cair presa de,afocinhar,sucumbir;ficar barrado,ficar de pior partido,dar com o navio nos cachopos,ver por um óculo,ver os seus planos desfeitos,roer os ossos,ir buscar lã e sair tosquiado,saltar da sartã e cair nas brasas,passar de porqueiro a porco (piorar);descambar no ridículo,perder a partida,bater a outra porta,encravar-se,semear ventos e colher tempestades (imprevisão);ficar sucumbido,patear,dar-se por vencido,arrear bandeira,espantar a caça;andar para trás os negócios a alguém,mudarem-se as setas em grelhas,entornar-se o caldo,entortar-se o negócio,rebentar na mão,não pegar a lábia,voltar-se o feitiço contra o feiticeiro,sair o tiro pela culatra,sair a emenda pior do que o soneto;perder boa ocasião para ficar inativo,perder boa ocasião para ficar calado;frustrar,baldar,inutilizar,empregar com mau resultado,fraudar,iludir,desarmar,desaviar,arruinar,desarranjar,tresandar = transtornar,furar,embaraçar,burlar,crestar as esperanças;falsar,contrariar,desfavorecer,desfazer,destruir;derrocar;desconcertar os planos de alguém;ser reprovado,levar bomba,ficar chumbado,apanhar chumbo no exame,ser mal sucedido no exame;abortar,malparir.
Tudo está perdido;Salve-se quem puder;Parturient montes (decepção);Lá foi, ou lá vai tudo quanto Marta fiou;Isto tem mandinga;Isto tem caveira de burro;Os seus estratagemas voltam-se contra ele um a um;Só trouxe no bojo o cabedal de suas boas intenções;Não tugiu nem mugiu;Os seus esforços resolveram-se em pó;De boas intenções está ladrilhado o inferno.
estar mal,ser (desgraçado e adj.);encontrar dias sombrios,lutar contra as fatalidades do destino,andar aos baldões,viver dias calamitosos,não prosperar;nadar em seco,remar contra a maré,ir pela ladeira abaixo,dar uma queda,decair;estar em decadência,entrar em decadência;passar da opulência à desgraça,vergar-se ao peso da desgraça,declinar,baquear,encaiporar-se,ter conhecido dias melhores,andar com pouca sorte,ser de pouca sorte,correr mal a sorte a alguém,dizer mal a dita a alguém,não soprarem bons ventos a alguém,por um modo favorável,comer terra,desempoleirar-se,nascer em má hora,perder o valimento e a influência,ter caveira de burro,dar mau grado à fortuna = maldizer a sorte;ter nascido com mau fado,ter nascido sob estrela funesta;não passar da cepa torta,desmaiar a estrela a alguém,ser um dia de juízo;começar uma série de infelicidades,trocar-se o claro dia em noite escura,cair a maldição em casa de alguém,desandar,bater a adversidade à porta,mostrar-se adversa a fortuna,infortunar,desventurar,desgraçar,coitar,malfadar,vaticinar mau fado,mau destino,destinar para a desgraça,escapar da mosca e ser comido da aranha,dizer mal à sua vida,encaiporar,encalistar.
Advérbio
adversamente % adj,às más horas,de mal a pior,num amargo furor contra a sorte;na hora amarga do ostracismo.
Provérbio
Nos trabalhos se veem os amigos;No aperto e no perigo se conhece o amigo;Nem preso nem cativo têm amigo;Amicus certus in re incerta cernitur;Tempora si fuerint nubila solus eris;De grande subida, grande caída;Quanto maior a altura, maior a queda;Não quero estar na sua pele;Quem em mais alto nada, mais presto se afoga.
Interjeição
Frase
Sua estrela começa a empalidecer;Sua sorte está lavrada;Seus dias estão avaramente contados;Sic transit gloria mundi;Tantas vezes vai o cântaro à fonte que lá fica;Tant va la cruche à l’eau qui à la fin elle se casse;(Lei de Murphy) Se algo pode dar errado, certamente dará;O pão sempre cai com a manteiga para baixo;Nuvem caliginosa empana o brilho de sua estrela.