s. f. || rapidez, celeridade, ligeireza, velocidade: Ir com pressa; andar com pressa. Entre pressa e diligência há grande diferença porque a diligência nunca perde ocasião e a pressa nunca espera por ela. (Osório.) || Grande prontidão ou atividade, azáfama, urgência; afã: Mas que pressa! onde é a Ida? (Castilho.) Coisa com muita pressa. || Impaciência: Tenho pressa de que chegue esse dia. || Urgência, grande precisão, caso urgente: Estar prevenido para uma pressa. Havia um capitão inimigo com gente pronta a acudir onde houvesse pressa. (Fil. Elís.) || Conflito, lida, perigo, aperto, aflição, dificuldade, embaraço, trabalho: Ao tosquiar achas dono; nas pressas não te conhecem. (Sá de Mir.) || Que só Deus pode com um aceno seu destruir os inimigos. ele que nunca nas pressas desamparou os seus. (Fil. Elis.) || Coisa de pressa, caso muito urgente, aperto: Depois veremos; não é coisa de pressa. (Camilo.) || Dar-se pressa 1. apressar-se: Álvaro levantou-o e com ela se desse pressa em o receber. (Camilo.) Nuno Fernandes... se deu pressa a picar-lhes a retirada. (Fil. Elís.) || A pressa (loc. Adv.), rapidamente: O hábito à pressa enfio tomando-lhe a dianteira. ( Gonç. Dias. ) || (Bras.) As pressas, o mesmo que à pressa: Antônio Balduíno, que só fora, à cidade umas poucas de vezes, assim mesmo às pressas, sempre arrastado pela tia... ( Jorge Amado , Jubiabá , p. 17, ed. 1937.) || A toda a pressa 1. com a maior rapidez, sem demora alguma: Saiamos daqui à toda a pressa. (Castilho.)
F. lat. Pressus. Cf. Antenor Nascentes, Dic. Etim.
tempestivamente,prestamente,agilmente,lepidamente,tempestivamente,prontamente.;cedo,em breve,às duas por três,a breve trecho,dentro de pouco tempo,logo,não tarde,sem tardança,a trouxe-mouxe,em breve tempo,pontualmente.;a tempo,no tempo preciso,de antemão,antecipadamente,prematuramente,antoras (p. us.),de supetão;precipitadamente,inesperadamente,de chofre,de uma cajadada,imprevistamente,sem mais tardar,sem mais tardança,quanto antes,mais depressa que a palavra,dicto citius,no mesmo instante,de pronto,de plano,de imediato,ato contínuo,sem demora,sem detença,sem hesitar,haud cunctanter,prestes,com presteza,à primeira enxadada,para logo,seguintemente,de uma só vez,de pancada,sumariamente,velozmente,na primeira oportunidade,ao primeiro relancear d’olhos,à vue d’œil,sem mais preâmbulo,de jato,de uma assentada,uno spiritu,de uma penada,sem pestanejar,sem desfalecimento.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje;Dito e feito.
ser (ativo e adj.),estar (ativo e adj.);ter (atividade e subst.);ferrejar,ocupar-se,agitar-se,mover-se,manobrar,apressar-se,furar paredes,alargar o seu voo,desentorpecer-se,levantar poeira,fazer progressos;trabalhar;consagrar o melhor da sua atividade,esgarabulhar,revolver,persistir,perseverar;exacerbar,desdobrar ao infinito a sua atividade;agitar-se febrilmente,afobar-se,sair do letargo,mover-se,desembotar,desamodorrar,dar razão de si,arregalar os olhos,agir com energias novas,não dormir,ficar vigilante;matar dois coelhos de uma cajadada,fazer de um caminho dois mandados = de eadem fidelia duas pariete dealbare = andar depressa;fazer o possível,fazer prodígios,multiplicar-se,ter o dom da ubiquidade,estar atarefado,ter muito que fazer = não ter mãos a medir,estar sobrecarregado,andar na maromba,fazer diligências,não perder tempo,não ter uma hora de seu,não dispor de tempo,ter todas as horas tomadas,medir o tempo,entregar-se desenfreadamente a,não perder a oportunidade;não sobrar tempo a alguém,lidar,afanar-se,afadigar-se,barafustar,correr,labutar,suar,levar má vida,repartir-se,mal ter tempo de comer,não ter momento de descanso,não criar limo,deitar os bofes pela boca,fervilhar,ver uma bruxa;andar num corrupio,andar num sarilho,andar numa roda-viva,andar numa fona,andar numa lufa-lufa,estar em palpos de aranha;garavotear = mostrar azáfama,estar sempre com o dedo no gatilho,não ter paz nem trégua,não ter trégua nem folga;invocar meios divinos e humanos;fazer do trabalho um prazer,fazer do trabalho uma religião;ser workalchoolic;azougar-se,traquinar = trasguear,abelhar-se (desus.),dedicar-se afanosamente,fazer diligências;não medir sacrifícios,não regatear sacrifícios;vencer incômodos;acordar,despertar,espertar,espertinar,sacudir o sono,desadormecer,desadormentar,desamodorrar,matinar,amanhecer,madrugar,fazer serão,fazer da noite dia,fazer noitadas,tresnoitar,passar a noite em branco,não pregar o olho toda a noite,velar;levar a noite de vela,levar a noite de espertina;atarefar-se,azafamar-se,sobrecarregar-se de trabalho,lutar,insistir,recavar;intrometer-se,zarelhar,entremeter-se,imiscuir-se,bedelhar = meter o bedelho,intervir,meter sua colherada ou as mãos na massa,meter o nariz em tudo,meter o focinho em,meter a foice em seara alheia,meter o bedelho,meter-se em debuxos,meter-se a taralhão,fossar,ir aonde não foi chamado,ativar,desentorpecer,desengrunhir,desentolher,aguçar.
Advérbio
ativamente e adj.;in medio rebus.
Provérbio
Interjeição
olho vivo!,age quod agis!.
Frase
Carpe diem (oportunidade);Uma atividade febril devora a todos;Nulla dies sine linea;Nec mora nec requies;Dito e feito;Veni, vidi, vici;Fervet opus;Melhor é fazer debalde que estar debalde;A atividade elétrica de X. exacerba-se e chega ao auge.
estar mal,ser (desgraçado e adj.);encontrar dias sombrios,lutar contra as fatalidades do destino,andar aos baldões,viver dias calamitosos,não prosperar;nadar em seco,remar contra a maré,ir pela ladeira abaixo,dar uma queda,decair;estar em decadência,entrar em decadência;passar da opulência à desgraça,vergar-se ao peso da desgraça,declinar,baquear,encaiporar-se,ter conhecido dias melhores,andar com pouca sorte,ser de pouca sorte,correr mal a sorte a alguém,dizer mal a dita a alguém,não soprarem bons ventos a alguém,por um modo favorável,comer terra,desempoleirar-se,nascer em má hora,perder o valimento e a influência,ter caveira de burro,dar mau grado à fortuna = maldizer a sorte;ter nascido com mau fado,ter nascido sob estrela funesta;não passar da cepa torta,desmaiar a estrela a alguém,ser um dia de juízo;começar uma série de infelicidades,trocar-se o claro dia em noite escura,cair a maldição em casa de alguém,desandar,bater a adversidade à porta,mostrar-se adversa a fortuna,infortunar,desventurar,desgraçar,coitar,malfadar,vaticinar mau fado,mau destino,destinar para a desgraça,escapar da mosca e ser comido da aranha,dizer mal à sua vida,encaiporar,encalistar.
Advérbio
adversamente % adj,às más horas,de mal a pior,num amargo furor contra a sorte;na hora amarga do ostracismo.
Provérbio
Nos trabalhos se veem os amigos;No aperto e no perigo se conhece o amigo;Nem preso nem cativo têm amigo;Amicus certus in re incerta cernitur;Tempora si fuerint nubila solus eris;De grande subida, grande caída;Quanto maior a altura, maior a queda;Não quero estar na sua pele;Quem em mais alto nada, mais presto se afoga.
Interjeição
Frase
Sua estrela começa a empalidecer;Sua sorte está lavrada;Seus dias estão avaramente contados;Sic transit gloria mundi;Tantas vezes vai o cântaro à fonte que lá fica;Tant va la cruche à l’eau qui à la fin elle se casse;(Lei de Murphy) Se algo pode dar errado, certamente dará;O pão sempre cai com a manteiga para baixo;Nuvem caliginosa empana o brilho de sua estrela.
apressadamente e adj.;à pressa,depressa,logo logo,num pulo,a toda a pressa,sem perda de tempo;sem mais tardar;com grande urgência,ou com toda a urgência;num abrir e fechar de olhos;de afogadilho,em marcha forçada,de entuviada,apressadamente,afogadamente,velozmente,imediatamente,aguçadamente,prestamente,em bolandas,nas horas de estalar,à última hora,com precipitação,de foguete;com duas palhetadas,em duas palhetadas;pelo telégrafo,em roda viva,a unhas de cavalo,a bom correr de gangão,de enfiada,sem parar,de corrida,de escantilhão,de passagem,de caminho,de batida,aldravadamente,depressa,de pé para a mão,asinha,sem demora,com brevidade,quanto antes.
Provérbio
Interjeição
Frase
Dito e feito;Mexa-se, homem!;Tempo é dinheiro;Admisso equo,...à toda a brida.