s. f. || falta de advertência; descuido, negligência: Errar por inadvertência. || Improvldência. || Irreflexão. || Distração, abstração.
F. In... +advertência.
desatentar,não atentar,estar (inatento,desatento e adj.);não prestar atenção,estar pensativo,pensar na morte da bezerra,estar distraído;andar no mundo da lua,andar nas nuvens,andar com a cabeça no ar,andar com a cabeça de levante,andar com a cabeça à razão de juros,andar com a cabeça ao léu;estar a cem léguas de,estar de levante;passar por alto,desconsiderar,negligenciar;inobservar,fazer pouco em,desatender;fechar os olhos,cerrar os olhos,tapar os olhos;não prestar advertência,desperceber;expelir do pensamento,varrer do pensamento,dissipar do pensamento,descarregar do pensamento;não pensar mais em;pôr de parte,pôr de lado;desviar a atenção,fazer-se de surdo,ensurdecer-se,voltar as costas,negar os ouvidos a alguém,fazer ouvidos de mercador,olhar para outro lado,fazer-se Inês d'horta,fazer-se de novas,ter os olhos abotoados,estar na aldeia e não ver as casas;abstrair-se,distrair-s,desalhear-se,alhear-se,desconcentrar-se,desligar(-se),desaplicar-se,arroubar-se,enlevar-se,sonhar,devanear,absorver-se em vagas meditações,borboletear,não merecer menção,escapar a qualquer reparo,passar despercebido,cair em saco roto,perpassar de vista,entrar por um ouvido e sair pelo outro,escapar à memória (esquecimento);(falta de importância);afugentar a atenção,desviar a atenção,distrair a atenção,desencaminhar a atenção,alhear a atenção,roubar a atenção,perturbar a atenção;afugentar o pensamento,desviar o pensamento,distrair o pensamento,desencaminhar o pensamento,alhear o pensamento,roubar o pensamento,perturbar o pensamento,preocupar,absorver,confundir,desorientar,aturdir,atarantar,bestificar,bestializar,burrificar,estontear,fazer perder a presença de espírito,enlerdar;apatetar.
estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.
Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.
estar (desapercebido despreparado e adj.);carecer de preparo,precisar de preparo;ficar em pousio,s’embarquer sans biscuits,ser apanhado de surpresa,improvisar,arranjar à pressa;desafiar o esforço humano;desmantelar (tornar inútil);deixar em pousio,despir;achamboar,desaperceber,maninhar,extemporizar,abortar,ter móvito.
ser impetuoso e adj.;não medir consequências,dasafiar a morte,meter-se em altas cavalarias,ter sangue nas veias,ter cabelo no coração,brincar com o fogo,não olhar a nada,ter o sangue quente,ter o sangue na guelra,abalançar-se ao maior perigo,despropositar-se,descomedir-se,lançar a cascavel ao gato,mexer em casa de maribondos,bulir em casa de maribondos,levar o gato à água,disparatar,ousar,aventurar-se,expor-se,arriscar-se,atrever-se,afoitar-se,arrojar-se a,abalançar-se a,chegar ao extremo de,desacautelar-se,desguardar-se,desprecatar-se,descuidar-se,desprevenir-se,acordar o leão que dorme,amarrar o guizo no pescoço do gato,desmesurar-se,apoiar-se em um caniço,caminhar para a destruição.
Advérbio
impetuosamente e adj.;à corps perdu,aosadas (ant.),com atrevimento,com ímpeto,arrancadamente,tolamente = sem prudência.
Provérbio
Interjeição
Frase
Aconteça o que acontecer;Audaces fortuna juvat;Seja o que Deus quiser;Alea jacta est.